As inscrições para a terceira edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) foram prorrogadas. Os interessados terão até o dia 13 de outubro para submeterem sua participação. As inscrições têm o valor de R$ 50,00. Beneficiários de programas de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), inclusive estudantes de pós-graduação, têm isenção na taxa, para a modalidade de apresentadores de trabalho.
A SIIEPE reúne o 25º Congresso de Iniciação Científica, para o 19º Encontro de Pós-Graduação, para o 4º Congresso de Extensão e Cultura, para o 3º Congresso de Ensino de Graduação e para a primeira edição do Congresso de Inovação Tecnológica.A Semana Integrada ocorrerá de 20 a 24 de novembro, no Campus Anglo e no Campus 2 da UFPel, e terá como temática principal “Os desafios da universidade pública contemporânea”.
Prezados alunos,
Conforme anteriormente divulgado por e-mail,
Convidamos a todos os ingressantes nos semestres 2017/1 e 2017/2 para comparecer ao Seminário de divulgação do Regimento do PPGCEM, o qual pontuará como presença na disciplina de Seminários. Na ocasião, a Secretaria e a Coordenação apresentarão o regimento e a página do Programa e tirarão dúvidas que os alunos porventura tenham.
Data: 05/10/2017 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Anglo. Sala 306.
Importante: caso não estejam recebendo os e-mails, por favor informem para
A Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informam que, a partir 1º de novembro, a carteira de identificação será o documento exigido para acesso ao Restaurante Universitário (RU).
A confecção das carteiras será uma ação contínua, porém, devido à necessidade de identificarmos os usuários do RU, solicitamos que todos façam a carteira de identificação até o final do mês de outubro.
As carteiras de identificação estudantil estão sendo enviadas para os colegiados. Dessa forma, os alunos que já cadastraram a foto na biblioteca, após o prazo de 20 dias, devem procurar o colegiado do seu curso e verificar se a carteira já está disponível.
Cabe salientar que as bibliotecas não são responsáveis pela confecção e entrega das carteiras de identificação. Alunos e servidores devem dirigir-se a biblioteca apenas para cadastrar a fotografia, o que já automaticamente acionará a sua confecção, não sendo necessária nenhuma outra ação, apenas a de aguardar a entrega da carteira na sua unidade ou colegiado.
A seguir, as respostas para as perguntas mais comuns:
Ainda não tenho carteira de identificação estudantil. O que fazer?
Procura uma das bibliotecas da UFPel para cadastrar a foto da carteira. Tu podes fazer a foto em qualquer biblioteca da UFPel, exceto na biblioteca de Ciências Sociais, que estará apta a partir do final de outubro.
Preciso de algum documento para solicitar a carteira?
Sim. Deves apresentar um documento oficial com foto.
Já cadastrei a foto na biblioteca, e agora?
Aguarda o período de 20 dias e procura a tua carteira no colegiado do teu curso.
Tenho a carteira de identificação, mas está desgastada e com conteúdo um pouco ilegível. O que devo fazer?
Tu podes solicitar a segunda via da carteira sem custo algum. Nesse caso não é necessário fazer uma nova foto, basta solicitar a carteira. Entra em contato através do e-mail ninfi@ufpel.edu.br.
Troquei de curso e tenho a carteirinha antiga, preciso fazer outra?
Sim. Deves solicitar uma nova carteira, pois tua matrícula será verificada.
Notícia retirada da página da UFPEL, link: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/09/19/duvidas-sobre-a-confeccao-das-carteiras-de-identificacao-da-ufpel/
O PPG em Odontologia da UFPel está ofertando até 40 vagas para a disciplina “Redação Científica” (3 créditos), sob responsabilidade do Prof. Rafael Moraes, que será ministrada na forma modular no programa nos dias 27 a 30 de novembro de 2017, no período noturno (entre 18:30 e 21:00). Segue abaixo a ementa da disciplina.
Ementa: O objetivo da disciplina é propiciar ao aluno de pós-graduação noções básicas sobre a redação de artigos científicos, tendo como foco o delineamento do manuscrito, detalhamento dos capítulos envolvidos e a redaçãocientífica. São abordadas a necessidade de publicação científica, sistemas de indexação de periódicos, fator de impacto e classificação de periódicos, além de outros aspectos relacionados à redação, finalização e submissão à publicação de artigos.
Interessados em cursar a disciplina devem preencher o formulário no link abaixo. Havendo número de interessados maior do que o de vagas ofertadas, será realizado sorteio. Discentes que já haviam manifestado interesse na oferta da disciplina em 2016 terão prioridade de matrícula. Alunos que se matricularem e não cursarem a disciplina serão considerados reprovados; assim, devem manifestar interesse somente se puderem comparecer nas datas e horários indicados.
Iniciam nesta quinta-feira (14) as inscrições para os cinco eventos que compõem a 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas. A Semana Integrada ocorrerá de 20 a 24 de novembro, no Campus Anglo e no Campus 2 da UFPel, e terá como temática principal “Os desafios da universidade pública contemporânea”.
Candidatos poderão inscrever-se para o 25º Congresso de Iniciação Científica, para o 19º Encontro de Pós-Graduação, para o 4º Congresso de Extensão e Cultura, para o 3º Congresso de Ensino de Graduação e para a primeira edição do Congresso de Inovação Tecnológica.
Os interessados têm até o dia 27 de setembro para realizar a inscrição, com desconto, no valor de R$ 35,00; no dia 28, o valor passa para R$ 50,00. O prazo final para submissão é o dia 6 de outubro. Beneficiários de programas de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), inclusive estudantes de pós-graduação, têm isenção na taxa.
Informamos que foi prorrogado o prazo para matrícula dos aprovados na seleção de aluno especial para 2017/2. Estaremos recebendo até o dia 19/09, das 12h às 18h: o formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado (Formulário de matrícula disponível em: clique aqui). Na ocasião deverão trazer os DOCUMENTOS ORIGINAIS RG, CPF, DIPLOMA DE GRADUAÇÃO, HISTÓRICO ESCOLAR DA GRADUAÇÃO, TÍTULO DE ELEITOR, CERTIFICADO DE RESERVISTA, CERTIDÃO DE NASCIMENTO (OU CASAMENTO).
Outra informação: após o dia 21/09 as matrículas estarão disponíveis no Cobalto, para conferência.
Convidamos a todos para assistirem no dia 19/setembro, as 9h, no Auditório Acadêmico, a palestra:
Título: Nanostructured Composites Towards Multifunctional Lightweight Conformal Structures
Palestrante: Dra. Monica Jung de Andrade, pesquisadora do Alan G MacDiarmid NanoTech Institute e da University of Texas at Dallas, Richardson, TX, USA.
Resumo: In the era of the “Internet of Things” (IoT), flexible nanostructured systems have a significant impact towards multifunctional morphing and lightweight technologies. In this work, we discuss some of the main techniques to fabricate conformal nanostructured materials. For instance, core-shell structure of highly conductive, transparent and flexible woven partially aligned structure of indium-tin oxide over poly(acrylonitrile) nanofibers showed good potential for curved thermoacoustic sound generators. Moreover, both infiltration and conformal deposition routes demonstrated the versatility of nanostructured carbon nanotube based composites towards yarn-like sensors and actuators. Finally, we recently reported a conceptual work towards flexible woven-yarn thermoelectric that merged conformal-like deposition method for nanostructured materials with conventional textile technologies.
A palestra será proferida em português. A participação na palestra pontuará na disciplina Seminários do PPGCEM.
Exibindo registro(s) 261 a 270 de 554 encontrado(s).