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Autoavaliação

Autoavaliação no PPGCEM (2024)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) implementou, a partir de 2019, um processo estruturado e contínuo de autoavaliação, com o objetivo de monitorar e aprimorar a qualidade da formação discente e fortalecer a produção intelectual do Programa. Essa iniciativa visou identificar desafios e oportunidades, orientando ações estratégicas que contribuíram para a excelência acadêmica e a inserção do PPGCEM em contextos regionais, nacionais e internacionais.

A autoavaliação da quadrienal 2021-2024 foi realizada em meados de 2024, com base na coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de questionários aplicados ao corpo discente, docente e egressos, além da análise de indicadores institucionais e acadêmicos. Esse processo foi supervisionado por uma comissão independente, composta por docentes permanentes e representantes discentes, responsável por coletar, analisar e encaminhar propostas de melhoria ao colegiado do Programa. Os instrumentos de avaliação abordaram aspectos fundamentais da formação acadêmica, como a adequação das disciplinas, a infraestrutura disponível, o impacto da orientação e a inserção dos egressos no mercado de trabalho. Por fim, um relatório  foi enviado a um membro externo a instituição, a fim de avaliar o processo de Autoavaliação do nosso PPG, sendo aprovado todo o processo.

Relatório de Autoavaliação pode ser acessado aqui.

Perspectivas Futuras

Os resultados apontam que o PPGCEM/UFPel está em um caminho de crescimento contínuo, mas enfrenta desafios relacionados à infraestrutura, integração, internacionalização e inserção profissional dos discentes. Para atender às expectativas de sua comunidade acadêmica, recomenda-se:

  • Investir em infraestrutura e recursos financeiros, com foco em laboratórios e consumíveis.
  • Fortalecer parcerias internacionais e industriais, promovendo a mobilidade e a interação com

demandas reais do mercado.

  • Ampliar a oferta de disciplinas práticas e inovadoras, integrando teoria e aplicação.
  • Fomentar colaborações internas e externas, incentivando coorientações e projetos multidisciplinares.

Essa análise confirma o papel central do PPGCEM/UFPel na formação de profissionais altamente qualificados e na promoção de pesquisas inovadoras. Com a implementação das melhorias sugeridas, o programa tem o potencial de se consolidar como uma referência nacional e internacional em Ciência e Engenharia de Materiais.

Conclusão

O processo de autoavaliação do PPGCEM foi fundamental para mapear a evolução do Programa, identificar desafios e propor soluções estratégicas para seu aprimoramento. A análise dos dados demonstrou que o Programa manteve um alto nível de qualificação, refletido na satisfação dos discentes, na crescente produção científica e na inserção de egressos em posições de destaque no meio acadêmico e industrial.

As pesquisas conduzidas no PPGCEM estiveram em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 (Água Potável e Saneamento), 7 (Energia Acessível e Limpa), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), 15 (Vida Terrestre) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), demonstrando como a ciência dos materiais pode contribuir diretamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. Ao integrar essas áreas de pesquisa, o PPGCEM promoveu o avanço científico com forte compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a melhoria da qualidade de vida.

A continuidade desse processo de autoavaliação será fundamental para garantir que o PPGCEM se mantenha como uma referência nacional e internacional na área de Ciência e Engenharia de Materiais, consolidando-se como um ambiente de excelência para a formação de pesquisadores e profissionais altamente capacitados.

 

Autoavaliação no PPGCEM (2020)

A partir da atualização do Regimento do PPGCEM, as principais ações,  visam criar condições para superar os constantes desafios na área de Materiais, e nichos deficientes no PPGCEM, aprimorando a qualidade do Programa e sua competitividade, aproximação com a comunidade em geral, com ações multidisciplinares. Quanto aos aspectos marcantes do processo de autoavaliação implementado a partir de 2019 no PPGCEM, será utilizado como uma ferramenta que nortearam os  processo citados acima, como a I OFICINA PEDAGÓGICA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CDTEC em maio de 2019 (https://wp.ufpel.edu.br/cdtec/files/2019/05/Programa.pdf).

 

Processo de autoavaliação de 2020

Resultados Autoavaliação do PPGCEM