Início do conteúdo
Docentes integrantes

COORDENAÇÃO

  • Prof. Dr. Neftalí Lênin Villarreal Carreño (Coordenador)

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos, Engenharia de Materiais (Bolsista da FAPESP). Professor associado da Universidade Federal de Pelotas, Pós-Doutoramento no Exterior, University of Surrey, Advanced Technology Institute, Reino Unido, sob supervisão do Professor S. Ravi Silva (Agosto 2012 a Julho 2013). Tem experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, envolvendo os temas de catalise, superfícies nanoestruturadas de carbono (Derivados de Grafeno), desenvolvimento e aplicação de nanomateriais, compósitos poliméricos, e biomateriais. Orientador de alunos de Pós-graduação mestrado e doutorado. Atuo como coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Materiais criado na UFPEL (2009-2012). Atua como coordenador ajunto do Programa de Pos-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel. Membro do comitê Assessor de Engenharia da FAPERGS. Membro do MRS.

  • Prof. Dr. Sergio da Silva Cava (Coordenador Adjunto)

sergioPossui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1995), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo – USP/SC (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2003). Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM e do curso de Graduação em Engenharia de Materiais do Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTec da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Foi coordenador do PPGCEM/UFPel durante dois mandatos, sendo o responsável pela implantação do Mestrado e proposta do Doutorado. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento cerâmico, materiais cerâmicos, síntese química, revestimentos cerâmicos e pigmentos inorgânicos. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados a síntese de novos materiais para aplicações diversas, como células fotovoltaicas, células combustíveis, materiais magnéticos, aplicações em odontologia e filmes anticorrosão e modificação de superfícies. Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos na UFPel por meio do grupo de pesquisa Crescimento de Cristais Avançados Fotônica – CCAF. O grupo envolve professores e estudantes de todos os níveis em vários cursos e programas de pós-graduação na UFPel e em outras universidade na Brasil e outros países.

 

DOCENTES PERMANENTES

  • Prof. Dr. César Antônio Oropesa Avellaneda

cesarPossui graduação em Física pela Universidad Mayor de San Marcos (1987), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou um estágio Sanduíche; durante o doutorado e também Pós doutorado no Leibniz Institut Für Neue Materialien Saarbrücken/Alemanha.Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica atuando principalmente nos seguintes temas: Dispositivos eletrocrômicos, filmes finos, eletrólitos sólidos a base de polímeros naturales. Também tem experiência na aplicação da Nanotecnologia em Conversão de Energia Solar, atuando principalmente nos seguintes temas: novos eletrólitos poliméricos, nanopartículas inorgânicas, células solares em especial as células de TiO2/corante.

  • Prof. Dr. Claudio Martin Pereira de Pereira

Claudio Pereira de Pereira é docente da Universidade Federal de Pelotas, tem 92 artigos publicados; 18 depósitos de patentes, 4 Capítulos de livro (Editora Internacional) e 4 livros. Nos últimos 10 anos formou 12 mestres e 2 doutores. Dentre outras áreas de interesse, pode-se destacar: Bioorgânica e Química Forense. O pesquisador é Bolsista de produtividade 2-CNPq. Coordena projeto em rede de Cooperação Internacional com o Chile na linha de pesquisa de Lipidômica de Macroalgas Sub-Antárticas através do Programa Geral de Cooperação Internacional PGCI – CAPES. Também participa do Projeto Pro-Antar com participação de pesquisas em parceria com a USP no continente Antártico. É membro do INCT em Ciências Forenses. Atua efetivamente nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia-UFPel (CAPES 7) e pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica-Bioprospecção-UFPel. Deste último foi o um dos proponentes e o primeiro coordenador. O Professor é um multiplicador das Ciências Químicas na Graduação e Pós-Graduação. Além de coordenar projetos de pesquisa em sua Universidade, também é atuante na Extensão Universitária promovendo as ciências para crianças e jovens em Escolas Públicas, do ensino fundamental ao médio. O professor Pereira é atuante no Bacharelado Farmácia onde foi facilitador da criação da proposta de criação do curso junto ao MEC. Em 2012 liderou a proposta de criação do Bacharelado em Química Forense, na qual é coordenador. Hoje os dois cursos são consolidados com nota 4 no MEC (onde a nota maior é 5) na Universidade Federal de Pelotas, e contam com mais de 300 alunos. Em particular a Química Forense é um dos cursos com grande procura pelos estudantes, com candidatos de todo o Brasil. A área de ciências forenses é um dos grandes gargalos da carência de pesquisa no Brasil, onde a área de segurança pública e de pesquisa contra o crime é muito carente, o professor vem trabalhando arduamente para incentivar essa área. Claudio é avaliador Avaliador ad hoc, CAPES, CNPq e FAPESP. Coordena o Grupo de Pesquisa BIOFORENSE e também é Representante da Pós-Graduação na Comissão do Comitê Gestor do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da UFPel. O professor completa 10 anos de pesquisa, ensino e extensão na Universidade pública.

 

  • Prof. Dr. Darci Alberto Gatto

darciPossui graduação (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor associado do Curso de Eng. Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas, Coordenador da Câmara de Pesquisa do CEng-UFPel, Professor de Programa de Pós-graduação; Ciência e Engenharia de Materiais (UFPel); Engenharia Florestal (UFSM) e Professor Convidado no Máster Universitario en Ingeniería de Materiales Renovables (UPV – Espanha). Editor-Chefe da Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science). Tem experiência na área de Tecnologia de Produtos Florestais, com ênfase em Qualidade da Madeira, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, propriedades fisícas e mecanicas, vergamento, anatomia e tratamento da madeira.

  • Prof. Dr. Evandro Piva

evandroProfessor Associado II do Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas – RS. Atualmente é Coordenador de Desenvolvimento, Cooperação e Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC-UFPel), é membro representante da UFPel no comitê gestor do APL Polo Naval de Rio Grande, APL Saúde de Pelotas e integra o comitê gestor da Incubadora de Base Tecnológica da UFPel – CONECTAR. É o representante da UFPel junto ao Projeto Rondon do Ministério da Defesa. Lidera o Diretório grupo de pesquisa CNPq, ENGENHARIA BIOMÉDICA, CARACTERIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE BIOMATERIAIS da UFPel desde 2004 e Coordenador do Centro de Desenvolvimento e Controle de Biomateriais, FO/UFPel. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia de (2005-2008) e Diretor Executivo de NIT (Agência de Gestão Tecnológica da UFPel 2010-2012). Ministra aulas de graduação em Materiais odontológicos e é professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FO-UFPel (Conceito 6 da CAPES). Também é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais/CDTec UFPel (Conceito 4 CAPES). É membro do Editorial Board: Biomaterials do periódico BioMed Research International. Atua nas áreas de Engenharia Biomedica desenvolvimento de novos biomateriais, Adesão a substratos mineralizados e Engenharia Tecidual

 

  • Prof. Dr. Fernando Machado Machado

fernandoPossui graduação em Física Bacharelado, ênfase Física Médica pelo Centro Universitário Franciscano (2005), graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Também possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente, é Professor Adjunto A da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais Nanoestruturados, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, caracterização e aplicação de materiais nanoestruturados, nanotubos de carbono, adsorção e remoção de poluentes orgânicos.

  • Profa. Dra. Henara Lillian Costa Murray 

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1995),doutorado em Engenharia – University of Cambridge (2005) e pós-doutorado no Imperial College London (2013). Foi professor do Laboratório de Tribologia e Materiais, Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia de 1993 a 2016. Atualmente é professor associado da FURG – Universidade Federal do Rio Grande. onde é coordenador adjunto do Curso de Mestrado em Engenharia Mecãnica, faz parte do Comitê Gestor do Centro de Microscopia do Extremo Sul (CEME-SUL) e é o representante da Escola de Engenharia no Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários da FURG ? ProCEM. Além disso, faz parte do quadro permanente do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFU. É membro do Comitê Técnico em Tribologia da International Federation for the Promotion of Mechanisms and Machines Science (IFToMM) e do IEA/AMT (International Energy Agency / Agreement on Advanced Materials for Transportation. É membro do comitê editorial das revistas Industrial Lubrication and Tribology e Surface Topography: Metrology and Properties, além de atuar como revisor para mais de 20 revistas internacionais nas áreas de Materiais e Tribologia, organizadora e revisora de congressos e avaliadora junto a órgãos de fomento. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Tribologia, atuando principalmente nos seguintes temas: topografia de superfícies, tribologia, desgaste, lubrificação sólida, modificações superficiais, revestimentos soldados, com ênfase em texturização superficial, lubrificação e tribologia automotiva.

  • Prof. Dr. Mário Lúcio Moreira

marioÉ Professor do Instituto de Física e Matematica (IFM) da Universidade Federal de Pelotas/RS. Membro permanente e coordenador adjunto do programa de pós-graduação em Física da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq Nivel 2. Tem doutorado em Ciências (fisíco-química) pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Tem experiência na área de Físcia da Matéria Condensada na área de Ciência de Materiais, com ênfase em propriedades físicas dos materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Varistores, Fotoluminescência e Radioluminescencia, Crescimento de cristais, Simulação computacional aplicada a nanomateriais, Filmes finos, Células fotovoltaicas e Sínteses hidrotérmicas assistidas por micro-ondas.

 

  • Prof. Dr. Rafael Beltrame

rafaelEngenheiro Florestal (UFSM / 2008), Mestre em Engenharia Florestal (UFSM / 2010), Doutor em Engenharia Florestal (UFSM / 2012). Graduação de Formação de Professores para Educação (UFSM / 2011). Atualmente é professor Adjunto do Curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (UFPel). Atua nas áreas de Recursos e Tecnologia de Produtos Florestais, com ênfase em Propriedades Físico-Mecânica da Madeira, Qualidade da Madeira e Uso Energético da Madeira

 

  • Prof. Dr. Robson Andreazza

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Doutorado Sanduiche em Auburn (USA) (2009). Pós Doutor Universidade Federal de Santa Maria (2010). Pós Doutor ESALq USP (2010). Pós Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia (2010-2012). Atualmente Professor Adjunto III da Universidade Federal de Pelotas pelo Centro de Engenharias do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Professor Permanente do PPG em Ciências Ambientais, do PPG em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (UFPel) e do PPG em Ciências e Engenharia de Materiais (UFPel). Atual Coordenador do PPGCAmb. Possui linhas de pesquisa na área de Agronomia e Engenharia Ambiental, com ênfase em Microbiologia do Solo e Microbiologia Aplicada, Análise ambiental e Biorremediação de ambientes contaminados com metais. Também possui experiência nas seguintes áreas: solos em processo de degradação, micorrizas, ectomicorrizas, e ecologia do solo. Também trabalha com desenvolvimento de técnicas e processos para gestão ambiental e tratamento de resíduos.

 

DOCENTES COLABORADORES

  • Profa. Dra. Alice Gonçalves Osório 

aliceDoutora em Engenharia de Materiais pela UFRGS, Mestre em Materials Science exploiting Large Scale Facilities (Mamaself – França e Itália) pelo programa europeu Erasmus Mundus. Mestre em Ciência e Tecnologia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Engenheira de materiais graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui seis meses de experiência no instituto Paul Scherrer (PSI), na Suiça, e um ano de experiência no instituto Scion, Nova Zelândia, onde trabalhou no desenvolvimento e processamento de compósitos poliméricos. Possui experiência na área metalúrgica, ceramista e de compósitos poliméricos e, também, em consultoria de materiais. Atualmente atua como docente na Universidade Federal de Pelotas – UFPel, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), é professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFPel) e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec/FURG).

  • Profa. Dra. Amanda Dantas de Oliveira

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (CAPES 7) pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (CAPES 7) pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: blendas e nanocompósitos poliméricos, materiais compósitos, biocompósitos, síntese de polímeros, processamento de materiais poliméricos, sistemas compatibilizantes.

 

  • Profa. Dra. Cristiane Wienke Raubach Ratmann

Professora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – RS, membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências e Engenharia de Materiais na UFPel. Tem doutorado em Ciência (área de concentração química) pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2013), mestrado em química pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Tem experiência na área de Química com ênfase em Ciência de Materiais, dedicando-se ao estudo de propriedades físico-químicas dos materiais cerâmicos multifuncionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas core-Shell, Crescimento de cristais, Sistemas Fotocatalíticos, Células fotovoltaicas, Analises Térmicas e Sínteses solvotérmicas assistidas por micro-ondas, bem como uma grande experiências em microscopia e análises estruturais dos materiais.

 

  • Profa. Dra. Fabiula Danielli Bastos de Sousa

 

Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas na área de materiais poliméricos, atuando no curso de graduação de Engenharia de Materiais, e nos Programas de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFPel) e em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). Doutora em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC e em Génie des Procédés et des Produits (Engenharia de Processos e Produtos) pela Université de Lorraine (França), ambos na área de blendas poliméricas e reciclagem de elastômeros; mestre em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC na área de nanocompósitos poliméricos; e Engenheira Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – EEL USP. Possui experiência na área de reciclagem de materiais poliméricos em geral e na troca de aditivos de fontes tradicionais por outras opções provenientes de fontes renováveis, atuando em projetos na área de revalorização de resíduos sólidos e da biomassa, buscando a produção de materiais poliméricos finais ecologicamente corretos e sustentáveis.

 

  • Profa. Dra. Margarete Regina Freitas Gonçalves

margaretePossui graduação em Engenharia Civil (1978) pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Engenharia (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais – área de concentração Ciência dos Materiais (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado na área de Ciência e Engenharia de Materiais (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atua como docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde 1980. Atua como docente na UFPel desde 1980 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é professora Titular e atua como docente no PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural (2009) e no PPG em Ciência e Engenharia de Materiais (2011). Tem experiência na área de engenharia civil e engenharia de materiais atuando principalmente em pesquisas que envolvem os seguintes temas: cerâmicos, compósitos, materiais nanoestruturados, reciclagem, patrimônio, restauração e conservação.

 

  • Prof. Dr. Rafael de Ávila Delucis
  • Graduado em Engenharia Industrial Madeireira (2012) e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais (2014), ambos pela Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência acadêmica na área de Engenharia, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Recursos Florestais, Materiais Compósitos, Mecânica dos Materiais e Métodos Estatísticos. Atualmente, é professor Adjunto A no curso de Engenharia Civil e membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), ambos na Universidade Federal de Pelotas.
  • Email para contato: r.delucis@hotmail.com
  •   Currículo Lattes