Início do conteúdo
    Notícias
  • (ATUALIZADO!) Cronograma de qualificações e defesas 2018/2

    Prezados alunos,

    Como temos muitas qualificações e defesas previstas para as próximas semanas e para facilitar a visualização das datas, estamos publicando uma tabela com o cronograma das atividades agendadas até agora.

    CRONOGRAMA DE QUALIFICAÇÕES DE MESTRADO – 2018/2

     

    Nome do Aluno Local e Horário Data Tipo
    Gabriel Henryque Abib Anglo – Sala 224 – 14h 14/09/2018 Atividade obrigatória aos bolsistas
    Tanyse Sampaio Anglo – Sala B319 – 09h 18/09/2018 Atividade obrigatória aos bolsistas
    Gabriela Escobar Anglo – Aud. Acadêmico – 09h 24/09/2019 Atividade obrigatória aos bolsistas
    Leandro Lemos de Peres Anglo – Aud. da Reitoria – 10.30h 24/09/2018 Atividade obrigatória aos bolsistas
    Luiza Santana Anglo – Sala 309 – 08.30h 27/09/2018 Atividade obrigatória aos bolsistas
    Andressa Peglow Ludtke CEHUS – Mini-auditório – 10h 27/09/2018 A definir
    Carina Beleia Antunez Anglo – Aud. Acadêmico – 10h 28/09/2018 Atividade obrigatória aos bolsistas

     

     

    CRONOGRAMA DE DEFESAS DE MESTRADO – 2018/2

     

    Nome do Aluno Local e Horário Data Tipo
    Jonathan Aires Anglo – Sala 224 – 14.00h 28/08/2018 Atividade obrigatória aos bolsistas

     

  • Doutorando do PPGCEM é premiado no 30th International Conference on Materials Chemistry & Science


    O aluno do PPG em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal de Pelotas e integrante do grupo de pesquisa Novonano, Ricardo Marques e Silva, teve seu pôster “Niobium oxide-carbon nanotube electrodes for supercapacitors, prepared using microwave hydrothermal synthesis”, premiado como destaque na 30th International Conference on Materials Chemistry & Science , realizado entre os dias 27 e 28 de agosto de 2018, em Toronto, no Canadá.

    O resumo tem ainda a coautoria de Bruno S. Noremberg, Natália H. Marins e Neftalí L. V. Carreño, da UFPEL, e de Jordan Milne e  Igor Zithomirsky, da McMaster University (Canadá).

    A pesquisa tem como assunto o pentóxido de nióbio, que tem se destacado devido à sua estabilidade termodinâmica, alta capacitância relativa e excelentes características de pseudo-capacitância, apesar da baixa condutividade elétrica. Algumas estratégias têm sido utilizadas para superar essa barreira, por exemplo, a modificação da morfologia e das combinações com materiais à base de carbono, como nanotubos de carbono (CNTs), que apresentam alta condutividade e estabilidade química. Nesse contexto, a hidrotérmica assistida por micro-ondas a síntese (MHS) tem sido utilizada devido às suas vantagens como redução drástica do tempo de reação, não utilização de solventes orgânicos, nucleação homogênea, crescimento de nanopartículas uniformes e aumento da absorção de materiais do carbono.

    Assim, o trabalho relata a fabricação de eletrodos de nanocristais de Nb2O5 e CNTs por MHS (fase TT-Nb2O5) e após tratamento térmico (fase T-Nb2O5). Ambas as fases foram confirmadas por análises de XRD e Raman. Além disso, as nanopartículas de Nb2O5 cresceram de forma homogênea e bem dispersa na superfície do CNT, como observado pela técnica TEM. O material apresentou uma boa capacitância quando ciclado em várias taxas de varredura (2, 5, 10, 20, 50 e 100 mV/s) em eletrólito de Na2SO4 com uma potencial janela de 0 a 0,8 V.

    Biografia. Ricardo Silva é aluno de doutorado da Universidade Federal de Pelotas no PPGCEM no grupo de pesquisa NOVONANO, é egresso do curso de graduação de Engenharia de Materiais da primeira turma, estudou na Silesian University of Technology, na Polônia e, atualmente, é um estudante de intercâmbio na Universidade McMaster, no Canadá. Ele desenvolveu materiais e compósitos por síntese hidrotermal por microondas para obtenção de diferentes nanopartículas. Algumas das linhas de pesquisa e  aplicações são relacionadas supercapacitores, fotocatálise e sensores.

    Parabenizamos o doutorando pela premiação!

  • PROFESSOR DO PPGCEM PALESTRA EM EVENTO DA UFG

    O Prof. Dr. Neftalí Carreño, professor permanente do PPGCEM realizou a palestra “Nanoestruturas de Carbono como Supercapacitor” no I Simpósio Multidisciplinar em Materiais do Centro-Oeste (I SMMCO), evento promovido pelo PPG em Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Goiás, entre os dias 15 a 17 de agosto, na cidade de Caldas Novas-Go.

    O I SMMCO tem como objetivo divulgar as ações de pesquisa, pós-graduação e inovação na área de Materiais, no âmbito da região Centro-Oeste, apresentando as tendências da pesquisa nesta área, por meio de palestras, minicurso e apresentação de trabalhos.

    Na ocasião estiveram presentes diversos palestrantes em todo espectro da Ciência de Materiais, incluindo Físicos, Químicos, Matemáticos, Biólogos e Engenheiros.

  • Processo Seletivo para Aluno Regular 2018/2 – RESULTADOS

    O PPG em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas torna pública a lista com os nomes dos aprovados no Processo de Seleção para Aluno Regular de Mestrado e Doutorado – sem. 2018/2 do PPGCEM. As listas estão organizadas em ordem alfabética.

    APROVADOS PARA O DOUTORADO

    Bruno Nunes da Rosa
    Helio Humberto Holthausen Junior
    Leonardo Barili Brandi

    APROVADO PARA O MESTRADO

    Henrique Römer Schulz

     

    INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULA

    Os alunos que são INGRESSANTES em 2018/2  devem preencher o Formulário de Matrícula, assinar e recolher a assinatura do orientador e submetê-lo por e-mail junto aos scans do RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma de Graduação (frente e verso), Diploma de Mestrado (frente e verso), Histórico Escolar, todos em formato PDF, para o e-mail ppgcem.ufpel@gmail.com com o assunto “MATRÍCULA INGRESSANTE 2018/2”, até as 18:00h do dia 28 de agosto de 2018. Não serão aceitas matrículas enviadas após esta data e horário. Importante: É necessário que o formulário já esteja assinado pelo aluno e pelo orientador.

  • Processo Seletivo para Aluno Especial 2018/2 – RESULTADOS

    O Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFPEL torna público o resultado do Processo Seletivo para Aluno Especial – sem. 2018/2:

    Nome (Ordem Alfabética) DISCIPLINAS ACEITAS
    Albeneir Machado Ribeiro TACM I Patologia da Madeira
    Bruno Santana Sória TACM I Patologia da Madeira
    Cândila Beatriz Plamer TACM I
    Claudia de Oliveira Farias CM I Patologia da Madeira
    Cristina Lemos Goularte TACM I CM I
    Emerson Moraes Bohm TACM I CM I
    Ewerton Rodrigues Silveira TACM I CM I
    Gabriel Dalbem Pontes CM I Patologia da Madeira
    Gláucio Fernando Marins Gonçalves TACM I CM I
    Gustavo Bosel Wally CM I
    Leonardo de Castro Pereira CM I Patologia da Madeira
    Marcelo Gautério Fonseca TACM I CM I
    Marina Manso Dias Costa TACM I CM I
    Ricardo Luis Felix Carpe CM I Patologia da Madeira
    Vanessa Büttow Signorini TACM I CM I

     

    INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULA

    É importante observar que a matrícula funcionará em duas etapas.

    Na primeira, os selecionados deverão enviar até as 18:00h do dia 28 de agosto de 2018, exclusivamente para o e-mail: ppgcem.ufpel@gmail.com os seguintes documentos digitalizados (scans):

    a) FORMULÁRIO DE MATRÍCULA PREENCHIDO E ASSINADO. (Formulário de matrícula disponível em: clique aqui). Observação: Alunos especiais não possuem orientador e, por isso, esse campo deve ser deixado em branco.

    b) RG, CPF, DIPLOMA DE GRADUAÇÃO, HISTÓRICO ESCOLAR DA GRADUAÇÃO, TÍTULO DE ELEITOR, CERTIFICADO DE RESERVISTA, CERTIDÃO DE NASCIMENTO (OU CASAMENTO).

    O assunto do e-mail deverá seguir o modelo:  [MATRÍCULA ALUNO ESPECIAL – 2018/2 – NOMES DAS DISCIPLINAS EM QUE ESTÁ SE MATRICULANDO]

    Na segunda etapa, deverão comparecer  à secretaria do Programa entre os dias 29 e 31 de agosto, para entregar o formulário de matrícula em papel.

    Qualquer dúvida deverá ser encaminhada via e-mail para: ppgcem.ufpel@gmail.com

  • OFERTAS E MATRÍCULAS 2018/2 (ATUALIZADO!)

    O PPGCEM divulga os horários das disciplinas e informa os procedimentos para matrícula/rematrícula no segundo semestre do ano de 2018. Atenção aos procedimentos e datas estabelecidas para cada categoria discente (!):

    – Os alunos regulares do PPGCEM que são INGRESSANTES em 2018/2  devem preencher o Formulário de Matrícula, assinar e recolher a assinatura do orientador e submetê-lo por e-mail junto aos scans do RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma de Graduação (frente e verso), Diploma de Mestrado (frente e verso), Histórico Escolar, todos em formato PDF, para o e-mail ppgcem.ufpel@gmail.com com o assunto “MATRÍCULA INGRESSANTE 2018/2”, até as 18:00h do dia 28 de agosto de 2018. Importante: É necessário que o formulário já esteja assinado pelo aluno e pelo orientador.

    – Os alunos regulares do PPGCEM devem preencher o Formulário de Matrícula e submetê-lo em formato PDF para o e-mail ppgcem.ufpel@gmail.com com o assunto “REMATRÍCULA 2018/2”, nos dias 20 e 21 de agosto de 2018.

    – Os alunos regulares de outros programas de Pós-Graduação da UFPEL devem comparecer à Secretaria do PPGCEM nos dias 20 e 21 de agosto de 2018 (das 14h – 20h), junto com uma carta do professor orientador ou do coordenador do PPG solicitando a matrícula na disciplina desejada. É necessário que nesta carta conste o código do curso para o qual a disciplina deverá ser disponibilizada.

    – Os alunos especiais selecionados (a publicação dos resultados do edital ocorrerá no dia 22/08) devem preencher o Formulário de Matrícula e submetê-lo por e-mail junto aos scans do RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma de Graduação (frente e verso), Diploma de Mestrado (frente e verso), Histórico Escolar, todos em formato PDF, com o assunto “MATRÍCULA ESPECIAL 2018/02”, até as 18:00h do dia 28 de agosto de 2018. É necessário que o formulário esteja assinado apenas pelo aluno, pois alunos especiais não possuem orientador.

    As aulas terão início no dia 29 de agosto de 2018.

    Grade de disciplinas ofertadas em 2018/2 para ALUNOS REGULARES:

    Disciplina Dia da semana Horário Local
    CM I – Ciência dos Materiais I (4cr) Quartas-feiras 08h às 12h Sala 214 do Anglo
    RTCT – Redação de Textos Científicos e Tecnológicos (2cr) Terças-feiras 10h às 11.40h Sala 250 do Anglo
    DO – Docência orientada (M:2cr, D:4cr) Não há horário fixo para esta disciplina Não há horário fixo para esta disciplina
    SEM – Seminários (4cr) Segundas e sextas (preferencialmente) Das 13.30h às 16.50h (preferencialmente) Anglo
    TACM I – Técnicas Analíticas de Caracterização de Materiais I (2cr) Segundas-feiras 10h às 11.40h Sala 214 do Anglo

    Nanotecnologia (2cr)

    POSSUI PRÉ-REQUISITO! CIÊNCIA DOS MATERIAIS I

    Quintas-feiras 10h às 11.40h Sala 250 do Anglo
    Patologia da Madeira Quartas-feiras 14.20h às 16h Prédio da Eng. Madeireira

     

  • Inscrições homologadas – Processo Seletivo 2018/2

    Inscrições homologadas para o processo seletivo para aluno regular de MESTRADO do PPGCEM, por ordem alfabética:

    Augusto Henrique Gombar Oliveira
    Henrique Römer Schulz
    Ricardo Ripoll de Medeiros

    Inscrições homologadas para o processo seletivo para aluno regular de DOUTORADO do PPGCEM, por ordem alfabética:

    Bruno Nunes da Rosa
    Daniel Lucas Costa Rodrigues
    Helio Humberto Holthausen Junior
    Janaíse M. Bueno
    Leonardo Barili Brandi
    Marcelo Uarthe Grimmler

  • Edital para seleção de ALUNO ESPECIAL – 2018/2

    Aos interessados em cursar disciplinas como aluno especial do PPGCEM no semestre 2018/2, informamos que o edital está publicado no link: Edital de Aluno Especial PPGCEM 2018-2

    Requerimento de inscrição:1_formulario_inscricao_aluno_especial2

    INFORMAÇÕES

    • Não há modelo de carta. O candidato deve redigi-la seguindo o indicado no Edital.
    • Os candidatos só poderão se inscrever para as disciplinas ofertadas em 2018/2 listadas no Edital.
    • Havendo dúvidas, é possível enviar um e-mail para: ppgcem.ufpel@gmail.com
  • INSCRIÇÕES ABERTAS – ALUNO REGULAR 2018/2 (MESTRADO e DOUTORADO)

    O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFPel, níveis Mestrado e Doutorado, abre o processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2018. As inscrições estarão abertas no período de  16 de julho de 2018 a 03 de agosto de 2018.

    Para acessar os editais, bem como o formulário de inscrição e os modelos de Tabela de Pontuação, acesse: https://wp.ufpel.edu.br/ppgcem/pt/editais/processo-seletivo-2018-2/

    Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgcem.ufpel@gmail.com