Início do conteúdo
    Notícias
  • Comunicado

    Aos interessados,
    Informamos que na segunda-feira, dia 26/08, será publicado um Edital de vagas remanescentes para o nível Doutorado, com ingresso regular. As inscrições ficarão abertas de 26 a 29 de agosto de 2019.

  • RESULTADOS – Aluno Regular Mestrado e Doutorado 2019/2

    O PPG em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas torna pública a lista com os nomes dos aprovados no Processo de Seleção para Aluno Regular de Mestrado e Doutorado  – sem. 2019/2 do PPGCEM. A lista está organizada em ordem alfabética.

    APROVADOS PARA O MESTRADO

    Alexandre de Mattos Machado
    Cecília de Oliveira Voloski
    Gabriel Cholant
    Mario Antonio Pinto da Silva Junior
    Naiane Garcia Motta
    Pedro Henrique Santaliestra e Silva
    Rochelle Fonseca Duarte

    APROVADOS PARA O DOUTORADO

    Bruno Vasconcellos Lopes
    Jean Richardson Barros da Penha
    Lucas Hlenka
    Vitor Goetzke

  • Ofertas e Matrículas – 2019/2 – ATUALIZADA

    O PPGCEM divulga os horários das disciplinas e informa os procedimentos para matrícula/rematrícula no segundo semestre do ano de 2019. Atenção aos procedimentos e datas estabelecidas para cada categoria discente (!):

    – Os alunos regulares do PPGCEM devem preencher e assinar o Formulário de Matrícula e submetê-lo em formato PDF para o e-mail ppgcem.ufpel@gmail.com com o assunto “REMATRÍCULA 2019/2”, até as 23:59h do dia 16 de agosto de 2019. O orientador deve demonstrar ciência no formulário de matrícula, seja assinando o formulário ou dando ciência por e-mail.

    – Os alunos INGRESSANTES no Processo Seletivo 2019/2  devem preencher o Formulário de Matrícula, assinar e recolher a assinatura do orientador e submetê-lo para o e-mail ppgcem.ufpel@gmail.com com o assunto “MATRÍCULA INGRESSANTE 2019/2”, até as 23:59h do dia 22 de agosto de 2019. OBSERVAÇÃO: Aqueles que apresentaram apenas o documento de “data provável de colação/defesa” para inscrição no Mestrado/Doutorado devem substituí-lo apresentando o atestado de colação de grau/atestado de homologação de defesa/diploma.

    – Os alunos regulares de outros programas de Pós-Graduação da UFPEL devem comparecer à Secretaria do PPGCEM nos dias 20 e 21 de agosto de 2019 (das 14h – 20h), junto com uma carta do professor orientador ou do coordenador do PPG solicitando a matrícula na disciplina desejada. É necessário que nesta carta conste o código do curso para o qual a disciplina deverá ser disponibilizada.

    – Os alunos especiais selecionados deverão matricular-se em data a ser ainda estabelecida pelo colegiado do PPGCEM.

    As aulas terão início no dia 28 de agosto de 2019.

    Grade de disciplinas ofertadas em 2019/2 COM HORÁRIOS ATUALIZADOS (clique para ampliar a imagem):

  • Homologação das inscrições para o Processo Seletivo Aluno Regular 2019/2

    Inscrições homologadas para o processo seletivo para aluno regular de MESTRADO do PPGCEM, por ordem alfabética:

    Alexandre de Mattos Machado
    Cecília de Oliveira Voloski
    Gabriel Cholant
    Mario Antonio Pinto da Silva Junior
    Naiane Garcia Motta
    Pedro Henrique Santaliestra e Silva
    Rochelle Fonseca Duarte

    Inscrições homologadas para o processo seletivo para aluno regular de DOUTORADO do PPGCEM, por ordem alfabética:

    Bruno Vasconcellos Lopes
    Jean Richardson Barros da Penha
    Laíse Guerreiro
    Lucas Hlenka
    Vitor Goetzke

     

    Informações gerais

    • Os artigos para a prova escrita da seleção de  Mestrado já estão publicados: https://wp.ufpel.edu.br/ppgcem/pt/editais/processo-seletivo-2019-2/
    • Os candidatos de Mestrado deverão comparecer para a Prova Escrita na data e horário estabelecido no edital para o qual se inscreveram, a ser realizada no seguinte local: Laboratório de Graduação (SALA B128 – curso de Eng. de Materiais, andar térreo do Campus Anglo)
    • Os candidatos de Doutorado deverão comparecer para o Sorteio da Ordem de Defesa do Anteprojeto na data e horário estabelecido no edital para o qual se inscreveram, a ser realizado no seguinte local: Laboratório de Graduação (SALA B128 – curso de Eng. de Materiais, andar térreo do Campus Anglo)
  • Divulgamos, a pedido do Dr. Anderson Thesing:

    VAGA DE MESTRADO
    Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

    O grupo de pesquisa NOVONano localizado no laboratório B134 do Campus Anglo da UFPel oferece oportunidade de pesquisa para 01 aluno de mestrado com área de atuação na Físico-Química Inorgânica. O projeto baseia-se no “Desenvolvimento de materiais e eletrodos nanoestruturados a base de grafeno para conversão de energia”, sob supervisão do pesquisador Anderson Thesing.

    Os interessados deverão realizar a inscrição para a seleção no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais até 08/08/2019, através do edital 92/2019, e enviar por e-mail o CV Lattes completo para o email adnthesing@gmail.com .

    EDITAL: https://wp.ufpel.edu.br/ppgcem/pt/editais/processo-seletivo-2019-2/

  • Publicados os editais para seleção de aluno regular 2019/2 do PPGCEM

    As inscrições ao Exame de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – Mestrado e Doutorado – da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com ingresso no semestre 2019/2, estarão abertas no período de 01 de agosto a 08 de agosto de 2019.

    Link para os editais e demais documentos: https://wp.ufpel.edu.br/ppgcem/pt/editais/processo-seletivo-2019-2/

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3284-3880 ou pelo e-mail: ppgcem.ufpel@gmail.com

     

  • Relatório Semestral 2019/1

    Prezados alunos,

    Está disponível o link para o preenchimento do Relatório Discente referente ao semestre 2019/1: https://forms.gle/bwzVKRJCLD94EREf8

    O relatório online deve ser enviado pelos alunos até no máximo o dia 31 de julho de 2019 às 23.59h.

    Atenção!!! Após o envio do formulário, o Google Forms irá enviar uma cópia das suas respostas para o seu e-mail. Você deverá gerar um arquivo .PDF desse e-mail, agregar a toda a comprovação dos dados informados e enviar para o e-mail do seu orientador (Recomendamos a utilização de compactador .RAR ou .ZIP). Relatórios que não passarem pela aprovação do orientador não serão aceitos.

    Reenvio as respostas às dúvidas do semestre anterior:

    – Sim, é obrigatório o envio do relatório por todos os alunos, sejam bolsistas ou não. O relatório é uma exigência regimental para que seja aprovada a matrícula no próximo semestre.

    – Ficam desobrigados do envio do relatório apenas os alunos que já estiverem com sua defesa de dissertação/tese devidamente agendada até o dia 31/07.
    – As notas de 2019/1 que ainda não foram publicadas pelos professores devem ser deixadas em branco (desconsideradas, não-informadas) no relatório. Isso porque o Colegiado terá acesso direto às planilhas de notas das disciplinas de 2019/1 caso necessitem.

    – De acordo com a Comissão de Bolsas, o relatório se refere a toda a produção científica do aluno desde o ingresso até o semestre 2019/1. Por isso, devem ser informadas todas as atividades como pós-graduando até o momento, e não apenas aquelas realizadas durante o semestre 2019/1. Fica a critério do aluno quais dados serão informados, desde que todos possuam comprovação.

    – A comprovação de artigos publicados é através do envio da folha de rosto constando nome dos autores e data de publicação. A comprovação de artigos aceitos é através de um print ou um arquivo pdf do e-mail com o aceite.
    Peço que, havendo qualquer dúvida, entrem em contato até no máximo o dia 18/07, pois após este período estarei em férias e não poderei ajudá-los.
    Att.,
    Sandra
  • Cronograma – Próximas atividades previstas para Seminários

    Prezados alunos,
    Algumas atividades previstas para Seminários tiveram alteração de local. Confiram:

    CRONOGRAMA DE DEFESAS DE DOUTORADO – 2019/1

     

    Nome do Aluno Título Local Data e Horário
    Daniel Duarte AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTOS DE INCONEL 625 DEPOSITADOS PELO PROCESSO DE SOLDAGEM MIG/MAG Sala 304 – Antigo Prédio da Justiça (ISF) 12/07/2019 às 14.00h
    Matheus Krolow Obtenção e estudo das propriedades capacitivas de nanotubos de carbono decorados com óxido de índio-estanho Aud. Acadêmico (Anglo)   26/07/2019   às 14.00h
    Marcio Ulguim Estudo Morfológico, Estrutural e de Corrosão frente à Recuperação/Recristalização Dinâmica de Ligas de Alumínio 6063 Laminadas à Frio Aud. Acadêmico (Anglo)

     

    31/07/2019, 08.30h

           

     

    CRONOGRAMA DE QUALIFICAÇÕES DE DOUTORADO 2019/1

     

    Nome do Aluno Título Local Data e Horário
    Cátia Leite Aplicação de Grafeno Funcionalizado com Diferentes Metais para Sensor no Monitoramento de Biomarcadores Biológicos Aud. Reitoria (Anglo) 05/08/2019, às 14.00h

     

    CRONOGRAMA DE QUALIFICAÇÕES DE MESTRADO – 2019/2

     

    Nome do Aluno Título Local Data e Horário
    Luana Uszacki Kruger Caracterizações Opto-Eletroquímicas de Filmes Finos de MoO3 Aud. da Reitoria 22/08/2019, às 14.00h

     

    CRONOGRAMA DE PALESTRAS

     

    Ministrante Título Local Data e Horário
    Dr. Matheus Ferrer Em breve divulgaremos Aud. Acadêmico 17/07, às 10.00h

     

    Att.,