Proficiência em Língua Estrangeira

O domínio da língua inglesa é uma habilidade fundamental para o sucesso acadêmico e profissional na maioria das áreas, incluindo a pesquisa científica. Por isso, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Pelotas exige que os alunos demonstrem competência em leitura em língua inglesa até o 12º mês após o ingresso no curso.

Caso o aluno não cumpra essa exigência dentro do prazo estabelecido na estrutura curricular do programa, ele não poderá efetuar matrícula em disciplinas. No entanto, o prazo pode ser prorrogado em 6 meses mediante solicitação com justificativa encaminhada pelo orientador.

Para comprovar sua competência em leitura de textos em língua inglesa, o programa aceita certificados de teste de proficiência em inglês com notas iguais ou superiores a sete (7,0) realizados na UFPel ou em outras instituições de ensino superior. Além disso, pontuações iguais ou superiores a 310 no TOEFL (Test of English as a Foreign Language) – ITP, pontuações iguais ou superiores a 60 no TOEFL – IBT, e bandas iguais ou superiores a cinco (5,0) no IELTS (International English Language Testing System) também são aceitas.

É importante ressaltar que os testes devem ser realizados em instituições capacitadas a emitir certificados de proficiência em línguas e devem ser analisados e aprovados pelo Colegiado do Programa. Dessa forma, o programa garante que os alunos possuem o nível de competência em leitura em língua inglesa necessário para compreender e produzir conhecimento científico na área da biodiversidade animal.

Aqui, você encontra a Resolução 01/2022 do PPGBDiv, que regula o Art. 41 do Regimento do Programa referente ao teste de proficiência em língua inglesa.