Disciplinas

OBRIGATÓRIAS

  • Seminários I

02 créditos, código 09050090

Ementa: A disciplina prevê a apresentação de palestras de pesquisadores convidados, cujas temáticas contemplarão (i) assuntos relativos à metodologia e redação científica, dando suporte teórico e prático para o aluno construir seu Projeto de Pesquisa da dissertação, ou (ii) assuntos de interesse para área de Biodiversidade Animal. Além disso, a disciplina prevê o acompanhamento dos/das discentes ingressantes no curso quanto a redação e elaboração do Projeto de Dissertação, através da exposição de conteúdos relacionados à redação de textos acadêmico-científicos, de modo a qualificar os projetos em elaboração. Ao final da disciplina, os/as discentes deverão apresentar um seminário sobre o seu projeto de dissertação.

Professor(es): Marco Antonio Tonus Marinho, Ana Maria Rui e Marco Silva Gottschalk

  • Seminários II

02 créditos, código 09050094

Ementa: A disciplina de Seminários II contempla aspectos da metodologia e redação científica, dando suporte teórico e prático para o aluno construir sua dissertação de mestrado e as publicações e apresentações derivadas da dissertação. Além disso, ao longo da disciplina, serão selecionados artigos para apresentação pelos/as alunos/as e discussão com a turma. As atividades relativas ao desenvolvimento dos projetos de dissertação deverão contar com a participação do/da professor/a orientador/a.

Professor(es): Marco Antonio Tonus Marinho, Ana Maria Rui e Marco Silva Gottschalk

  • Diversidade de Metazoa

Obrigatória da linha de pesquisa Diversidade e Evolução, 02 créditos, código D001198

Ementa: Esta disciplina aboradará elementos de Sistemática Filogenética; origem e evolução dos metazoários; padrões e planos corporais em Metazoa; a explosão do Cambriano como proposta para sintetizar ideias sobre a filogenia e diversidade dos Metazoa; morfologia, embriologia e biologia molecular aplicadas na reconstrução filogenética dos Metazoa.

Professor(es): Marco Silva Gottschalk

  • Fundamentos de Ecologia Aplicada

Obrigatória da linha de pesquisa Conservação e Manejo, 02 créditos, código 09050092

Ementa: A disciplina de Ecologia Aplicada aborda aspectos conceituais e teóricos da ecologia, relevantes para a construção do escopo da ecologia aplicada nas áreas de conservação, controle e manejo de fauna. A disciplina se propõe a dar suporte teórico às outras disciplinas mais específicas do curso que abordam aspectos de ecologia aplicada.

Professor(es): Ana Maria Rui

 

OPTATIVAS

  • Análise de dados biológicos: Modelos lineares, generalizados e mistos

04 créditos, código 09050096

Ementa: Esta disciplina pretende fazer uma introdução à aplicação de modelos lineares, generalizado e mistos para estudos de biologia animal. A disciplina tem um caráter teórico-prático com uma grande ênfase na parte instrumental necessária para construção destes tipos de modelos e a aplicação em estudos biológicos. A disciplina esta dividida em dois módulos. O primeiro é um modulo introdutório que tem como objetivo explorar as generalidades sobre desenho amostral em estudos de comunidades animais, as limitações e problemáticas nos testes de hipóteses biológicas e na construção de modelos estatísticos com dados biológicos. O segundo módulo tem caráter instrumental e pretende fornecer aos alunos as bases teóricas, as caraterísticas e aplicações dos principais modelos lineares, generalizados e mistos usados em estudos de biologia animal. Da mesma forma, neste módulo serão introduzidas as principais ferramentas estatísticas e computacionais para processamento e análises de dados, fazendo ênfase na aplicação a estudos reais ou dos próprios alunos.

Professor(es): Sebastian Felipe Sendoya Echeverry 

  • Análise de Diversidade Animal

03 créditos, código D001195

Ementa: Esta disciplina aborda diferentes temáticas relacionadas a análises faunísticas de diversidade voltadas a Ecologia de Comunidades animais, desde o delineamento amostral (incluindo replicação, pseudoreplicação, independência de unidades amostrais, determinação de unidades amostrais e amostragem no tempo e no espaço), até a tabulação, organização e análise de dados. Tais análises, relativas a alfa e beta diversidade, serão detalhadamente abordadas e testadas através da avaliação do esforço amostral, rarefação baseada em indivíduos, estimativas de riqueza de espécies, distribuição de abundância de espécies, similaridade (análises de agrupamento e de ordenação), ANOSIM e Permanova.

Professor(es): Cristiano Agra Iserhard

  • Biodiversidade de Insetos

04 créditos

Ementa: A disciplina de Biodiversidade de Insetos aborda assuntos relativos à diversidade de insetos, considerando sua biologia, ecologia e métodos de coletas. Tem como objetivos apresentar aspectos dos ciclos de vida, habitats que ocupam e interações bióticas e abióticas que realizam para o desenvolvimento de estratégias de conservação de espécies silvestres e controle de espécies consideradas pragas com baixa taxa de poluição, subsidiando os estudantes para o ingresso em equipes conservacionistas e de manejo ecológico de pragas.

Professor(es): Rodrigo Ferreira Krüger

  • Biologia dos Amphibia

02 créditos, código D001196

Ementa: A disciplina aborda os diferentes aspectos da biologia dos anfíbios, como história natural, ecologia e distribuição, com especial atenção à biologia comportamental de espécies brasileiras. São tratadas tanto a fase larval como a pós-metamórfica e ênfase especial é dada à questão reprodutiva. Os anuros, grupo preponderante dentre os Amphibia, são tratados com mais detalhes. Adicionalmente, são abordados aspectos dos estudos em bioacústica. Será também abordado aspectos relacionados à nova taxonomia e sistemática dos principais grupos.

Professor(es): Daniel Loebmann

  • Biologia de Grilos

04 créditos, código D001197

Ementa:  A disciplina abordará tópicos sobre a história natural dos Grylloidea, com ênfase na sistemática, mecanismos de produção de sinais acústicos e comportamento reprodutivo e citogenética.

Professor(es): Edison Zefa

  • Biomonitores e Bioindicadores Ambientais

02 créditos, código 09050073

Ementa: Esta disciplina abordará conceitos e pesquisas recentes sobre a área de monitoramento ambiental utilizando biomonitores e bioindicadores, com ênfase em organismos terrestres. Pretende-se contextualizar o ambiente terrestre como uma matriz ambiental complexa e como reservatório e fonte de contaminantes para os demais compartimentos ambientais; principais atividades impactantes; estratégias para avaliação dos efeitos toxicológicos nos organismos; principais bioensaios e organismos-teste utilizados; ênfase em trabalhos sobre o impacto da contaminação do solo na micro, meso e macrofauna edáfica.

Professor(es): Flávio Manoel Rodrigues da Silva Júnior

  • Comportamento dos Insetos

03 créditos, código 0058098

Ementa: A disciplina de Conservação e Manejo de Fauna aborda os principais fatores antrópicos que ameaçam populações e espécies de animais e os métodos e técnicas para a sua conservação e manejo.

Professor(es): Edison Zefa

  • Conservação e Manejo de Fauna

04 créditos, código 09050095

Ementa: A disciplina de Conservação e Manejo de Fauna aborda os principais fatores antrópicos que ameaçam populações e espécies de animais e os métodos e técnicas para a sua conservação e manejo.

Professor(es): Ana Maria Rui

  • Estrutura e Funcionamento da Ciência

02 créditos, código D001203

Ementa: Filosofia da ciência. Publicação científica. Cienciometria. Autoria e ética em Ciência.

Professor(es): Rafael Antunes Dias

  • Estruturação de Comunidades

02 créditos

Ementa: Conceitos. Organização e estrutura de comunidades. Padrões no tempo e no espaço.

Professor(es): Rafael Antunes Dias

  • Evolução

02 créditos, código D001195

Ementa: Histórico do pensamento evolutivo; processos de especiação; conceitos de espécie; mecanismos que compõem o processo evolutivo; coevolução; heterocronia; extinção e irradiação adaptativa; padrões macro e microevolutivos; niveis de atuação da seleção natural.

Professor(es): Fábio Ricardo Pablos de Souza e Héden Luiz Marques Moreira

  • Genética de Populações

04 créditos, código D001205

Ementa: Estudar os princípios básicos do comportamento de genes e alelos nas populações com objetivo de entender os processos evolutivos e problemas relacionados à conservação e manejo da Biodiversidade.

Professor(es): Héden Luiz Marques Moreira

  • Inseticidas Naturais

02 créditos

Ementa: Histórico de inseticidas naturais, sua utilização e importância na obtenção de moléculas inseticidas sintéticas; principais famílias botânicas com potencial inseticida/acaricida, distribuição e coleta de material vegetal; técnicas de obtenção de extratos aquosos e orgânicos; técnicas para isolamento de moléculas de plantas e potencial de uso no manejo integrado de artrópodes-praga.

Professor(es): Uemerson Silva da Cunha e Daniel Bernardi

  • Insetos de Plantas frutíferas

02 créditos

Ementa: A disciplina aborda a identificação, biologia, ecologia e manejo de insetos associados as plantas frutíferas de maior importância econômica. São abordados insetos associados ao abacateiro, abacaxizeiro, maracujazeiro, figueira, goiabeira, macieira, pereira, pessegueiro, ameixeira, bananeira, morangueiro, mirtileiro, amoreira e citros.

Professor(es): Flávio Roberto Mello Garcia

  • Interações Ecológicas

02 créditos, código D001206

Ementa: A disciplina irá enfocar as relações evolutivas e ecológicas dos mecanismos que determinam os principais tipos de interações inter e intraespecíficas entre organismos, enfatizando em suas adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais. A análise de redes de interações em comunidades, interações multitróficas, espaço livre de inimigos e a avaliação de trabalhos experimentais é abordada e sua importância na manutenção dos padrões comunitários de diversidade é discutida.

Professor(es): Cristiano Agra Iserhard

  • Interação Inseto-Planta

02 créditos

Ementa: Insetos Herbívoros. Planta-hospedeira. Fatores reguladores da interação inseto-planta. Estruturas vegetais anti-herbivoria. Relações mutualísticas entre insetos e plantas. Química da planta. Seleção da planta-hospedeira. Polinização. Evolução da interação inseto-planta.

Professor(es): Flávio Roberto Mello Garcia

  • Introdução ao Ambiente do R

03 créditos, código 09050071

Ementa: A disciplina “Introdução ao ambiente do R” abordaria os básicos do uso do software R para biologos. A disciplina seguiria um formato de uma aula teórica de uma hora, seguido por 3 a 6 horas práticas para aplicar a teoria (dependendo da complexidade da tema). As temas a serem abordadas incluem questões relacionadas ao uso básico de R, manipulação e exploração de dados, e produção de gráficos.

Professor(es): Sebastian Felipe Sendoya Echeverry

  • Introdução ao Estudo da Especiação

03 créditos, código 09050093

Ementa: A disciplina tem como objetivo principal aprofundar o estudo do processo evolutivo, com foco no processo de divergência de linhagens e na especiação. Considerando-se o conceito biológico de espécie, há uma ênfase nos mecanismos de geração de barreiras de isolamento reprodutivo, incluindo de suas bases genéticas, e os modelos espaciais/geográficos envolvendo a separação de linhagens evolutivas (cenários alopátrico, parapátrico, peripátrico e simpátrico). Dentre as atividades, prevê-se também a leitura e discussão de artigos e textos sobre o tema.

Professor(es): Marco Antonio Tonus Marinho

  • Manejo Integrado de Pragas

04 créditos, código 0058102

Ementa: Apresentação do histórico e conceitos básicos em manejo integrado de pragas (MIP); discussão sobre as principais táticas e estratégias de controle, dentro da perspectiva de integração, para desenvolver e adotar o MIP nos cultivos agrícolas, de modo a evitar os danos econômicos, os efeitos negativos da aplicação de agroquímicos e contaminação do aplicador, ambiente e alimento, respeitando o meio ambiente.

Professor(es): Ana Paula Schneid Afonso

  • Métodos em Filogenia Molecular

02 créditos, código 09050091

Ementa: Fundamentos de evolução molecular; Marcadores moleculares; Bases dos métodos de obtenção de dados de sequências nucleotídicas: extração de DNA e RNA, purificação de ácidos nucleicos, PCR (desenho de primers e otimização da reação), clonagem, sequenciamento (Sanger e nova geração); análise de cromatogramas; Bancos de dados de sequências (NCBI e BLAST); Alinhamento de sequências; Análises preliminares: conteúdo nucleotídico, taxas de substituição, testes de saturação, seleção de modelos de substituição; Métodos e critérios para inferência/reconstrução de árvores filogenéticas: métodos baseados em matrizes de distâncias (fenética), máxima-parcimônia, máximaverossimilhança, inferência Bayesiana; Estatística de suporte de clados; Árvores gênicas x árvores de espécies; Utilização de dados concatenados e estratégias de particionamento dos dados; Análises de estimativa de tempo de divergência; Filogenômica; Discussão sobre o uso de diferentes fontes de informação: conflitos e complementaridades.

Professor(es): Marco Antonio Tonus Marinho

  • Morfologia Funcional de Vertebrados

02 créditos, código D001207

Ementa: Reconhecimento de elementos básicos sobre morfologia externa e interna com enfoque adaptativo de cada grupo de vertebrados. A disciplina tem como objetivo ensinar a diversidade morfológica nestes grupos, enfatizando a evolução da função dos sistemas de locomoção, digestão, circulação, respiração, excreção, reprodução e nervosa.

Professor(es): Ana Luísa Schifino Valente

  • Prática em Redação Científica

02 créditos, código 09050070

Ementa: Esta disciplina aborda os princípios fundamentais da redação científica e capacita o aluno em como preparar um manuscrito científico, desde a etapa do planejamento até sua produção final.

Professor(es): Adriano Cavalleri

  • Resistência de artrópodes a táticas de controle

04 créditos

Ementa: A resistência de artrópodes a táticas de controle; detecção da resistência de artrópodes; fatores que afetam a evolução da resistência de artrópodes; manejo da resistência de artrópodes.

Professor(es): Daniel Bernardi

  • Sistemática Filogenética

02 créditos, código D001212

Ementa: A disciplina abordará o histórico e conceitos da nomenclatura zoológica e da Sistemática Filogenética; as metodologias de inferência filogenética; os sistemas de classificação e métodos de análises; quais as bases de dados utilizadas – morfologia, paleontologia, ecologia, etologia e molecular; e uma introdução aos métodos de reconstrução filogenética com dados moleculares.

Professor(es): Marco Silva Gottschalk

  • Técnicas de Criação de Insetos

02 créditos

Ementa: Serão apresentados conteúdos relacionados: i) importância de insetos para pesquisas em entomologia e para o desenvolvimento de métodos de controle; ii) formas de obtenção de insetos; iii) terminologia e histórico de dietas artificiais; iv) princípios gerais de nutrição; v) tipos de dietas artificiais; vi) exigências físicas, químicas e biológicas para alimentação; vii) exigências nutricionais para crescimento; viii) técnicas de criação e exemplo de dietas e seu preparo; xi) cuidados sanitários mínimos para criação de insetos em meios artificiais; x) tipos de criação de insetos; xi) avaliação de dietas artificiais e controle de qualidade; xii) razões do sucesso e do insucesso na elaboração das dietas artificiais; xiii) sistema digestório em insetos; xiv) equipamentos para preparo de dietas artificiais.

Professor(es): Dori Edson Nava e Daniel Bernardi

  • Teoria e Prática da Ilustração Científica

03 créditos, código D001214

Ementa: Proporcionar a compreensão dos princípios teóricos e práticos da ilustração científica, abrangendo o conhecimento histórico, técnico, material e prático da atividade que envolve as funções do ilustrador de materiais biológicos na pesquisa científica.

Professor(es): José Eduardo Figueiredo Dornelles

  • Tópicos de Genética Molecular Aplicada à Estudos da Biodiversidade

03 créditos, código D001215

Ementa: Serão abordados em nível molecular os princípios da tecnologia do DNA recombinante, sequenciamento e das principais técnicas utilizadas na análise do DNA enfocando sua utilização nos estudos de biodiversidade animal.

Professor(es): Fábio Ricardo Pablos de Souza