Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBDiv) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), criado em 2022 por meio da fusão dos programas de Biologia Animal e Entomologia, tem como objetivo formar profissionais capazes de pesquisar e ensinar sobre biodiversidade animal. Isso contribui para a compreensão e conservação da fauna, principalmente do Bioma Pampa, e para a promoção do desenvolvimento regional sustentável. Com nota 4 na avaliação Quadrienal CAPES 2021, o programa oferece disciplinas obrigatórias como Seminários I, Seminários II, Diversidade de Metazoa e Fundamentos de Ecologia Aplicada, além de 27 disciplinas optativas.

Seus objetivos incluem um estudo mais aprofundado da biodiversidade animal no Brasil, com foco em grupos sub-representados, como os insetos, para auxiliar na conservação e no manejo de espécies prejudiciais à agricultura. Além disso, visa difundir o conhecimento científico por meio de projetos de extensão e fomentar o intercâmbio internacional para estudos de biodiversidade, especialmente em países vizinhos ao Brasil.

O programa está dividido em duas linhas de pesquisa: “Diversidade e Evolução”, abrangendo estudos sobre diversidade, evolução e interações animais; e “Manejo e Conservação”, focada na conservação dos recursos naturais e no controle de pragas, especialmente artrópodes. Isto inclui o Manejo Integrado de Pragas e aspectos tecnológicos de resistência de insetos a inseticidas.

A linha de pesquisa Diversidade e Evolução conta com 11 orientadores disponíveis, enquanto a linha de pesquisa Gestão e Conservação conta com 7 orientadores.

 

INFORMAÇÕES DO PROGRAMA

Nome do Programa: BIODIVERSIDADE ANIMAL (42003016053P8)

Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)

Curso vinculado: MESTRADO ACADÊMICO

Área de Avaliação: BIODIVERSIDADE

Nota na avaliação CAPES – Quadrienal 2017-2020: 4