Comitê de Acompanhamento

A criação dos Comitês de Acompanhamento para os discentes tem como objetivo apoiar, monitorar e auxiliar em suas trajetórias acadêmicas no PPG Biodiversidade Animal. Cada estudante possui um Comitê constituído para ele. Este é formado por dois pesquisadores, que podem ser membros do corpo docente permanente, colaboradores ou externos ao Programa. A definição desta composição é realizada junto com o orientador e, posteriormente, encaminhada ao colegiado do Programa junto com o Plano de Estudos. É importante ressaltar que, apesar de sua participação fundamental na condução das reuniões de acompanhamento, o orientador ou coorientador do discente não fazem parte do Comitê de Acompanhamento.

Dentre as atribuições deste Comitê, destaca-se a avaliação do Plano de Estudos e do Projeto de Dissertação. Com base nessa avaliação, o Comitê pode sugerir modificações, caso julgue necessário. Outra responsabilidade essencial é o monitoramento contínuo do progresso acadêmico do discente. Esse acompanhamento abrange desde o desempenho nas disciplinas até o desenvolvimento de seu projeto, e a principal ferramenta de avaliação é a Reunião  Avaliativa Anual, que ocorre 12 meses após o ingresso do estudante no programa.

A Reunião  Avaliativa Anual é constituída por uma apresentação feita pelo estudante, na qual ele evidencia o progresso em seu projeto e analisa o cumprimento do cronograma inicialmente estabelecido. Nesta avaliação, são considerados também os créditos cursados, a proficiência em língua estrangeira e a realização do Estágio de Docência Orientada (quando pertinente). Ao término da arguição do Comitê de Acompanhamento, o mesmo emite um parecer, podendo ser de aprovação ou reprovação. Se o resultado for uma reprovação, o estudante tem uma nova oportunidade de apresentação, que deve ocorrer em um prazo de 30 dias.

Aqui você encontra a Resolução nº 05/2022 do PPG Biodiversidade Animal, que dispõe sobre a composição e atuação dos Comitês de Acompanhamento no PPG Biodiversidade Animal.

Aqui você encontra a ficha de avaliação que deve ser preenchida pelos membros do Comitê de Acompanhamento, referente à reunião anual.