Estágio de Docência Orientada

O Estágio de Docência Orientada (EDO) é uma atividade oferecida pela Universidade Federal de Pelotas para alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu com o objetivo de prepará-los para a docência em nível superior e qualificar o ensino de graduação. Ela é uma atividade compulsória para os estudantes bolsistas e altamente recomendada a todos os estudantes.

Para realizar o estágio, é necessário que o discente entre em contato com o professor regente da disciplina de graduação que lhe receberá. Este professor será responsável por supervisionar e avaliar suas atividades. O discente preparará, em conjunto com o supervisor e com o orientador, o Plano de Atividades do EDO, que será submetido ao Colegiado do Programa no prazo de até seis meses da implementação da bolsa (artigo 5º, Resolução nº 02/2022 do PPG Biodiversidade Animal).

Antes do discente executar o plano de atividades na disciplina da graduação, ele deverá realizar sua matrícula na disciplina de Docência Orientada (Código D000565), que será ofertada todos os semestres letivos. O supervisor incorporará o Plano de EDO ao Plano de Ensino da disciplina da qual é regente, informará à Coordenação do Curso de Graduação que receberá estagiário de docência orientada e estará presente, acompanhando o estagiário, em, pelo menos, setenta por cento das atividades de aula. Além disso, deverá realizar a avaliação dos conteúdos ministrados pelo estagiário. Nos até trinta por cento das atividades de aula restantes, é obrigatório que o supervisor esteja disponível para a turma, na instituição, durante as atividades de estágio de docência.

Ao final da realização do EDO, o discente deverá elaborar um Relatório de Atividades do EDO que será encaminhado à coordenação do PPG Biodiversidade Animal.

A Comissão de Bolsas do PPG Biodiversidade Animal será responsável por avaliar o Plano de Atividades e o Relatório de Atividades em um prazo de até 30 dias após a entrega dos mesmos. Os documentos poderão ser aprovados, aprovados com revisões necessárias ou reprovados. Se o relatório for reprovado ou aprovado com revisões, o discente receberá um prazo para reenviá-lo. Se a nova versão do relatório for considerada insatisfatória, o discente perderá a bolsa. O parecer da comissão será comunicado ao discente e ao orientador formalmente. A comissão também pode convocar o discente para esclarecimentos adicionais durante a avaliação, desde que o faça formalmente e com antecedência.

Ficará dispensado da realização do Estágio de Docência Orientada os pós-graduandos que, mediante comprovação documental, já são docentes em nível superior.

A duração do Estágio de Docência Orientada para o mestrado será de no mínimo um semestre letivo e no máximo de dois semestres letivos, sendo uma atividade obrigatória para os bolsistas e optativa para os demais discentes. A carga horária máxima de EDO será de quatro horas-aula semanais.

Aqui você encontra um modelo para elaborar seu Plano de Atividades para o Estágio de Docência Orientada.

Aqui você encontra um modelo para elaborar seu Relatório de Atividades para o Estágio de Docência Orientada.

Aqui você encontra a Resolução nº 02/2022 do PPG Biodiversidade Animal, que dispõe sobre as normas para a implementação e gerenciamento de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal.

Aqui você encontra a Resolução n° 47/2017 do COCEPE, que regulamenta o Estágio Docência Orientada nos Programas de Pós-Graduação da UFPel.