Início do conteúdo
Ursula Rosa da Silva

Ursula Rosa da Silva Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
E-mail: ursularsilva@gmail.com

Formação acadêmica
Possui Doutorado em Educação (2009) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Doutorado em História (2002) e Mestrado em Filosofia (1992) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); e Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia (1988) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 


PROJETOS DE PESQUISAS

📂 Arte, Ensino de arte e estéticas do Sul
Grupo de Pesquisa: Caixa de Pandora: estudos em arte, gênero e memória

📂 [ENCERRADO] A Caixa de Pandora: mulheres artistas e mulheres filósofas no século XX
Grupo de Pesquisa: Caixa de Pandora: estudos em arte, gênero e memória

📂 [ENCERRADO] Revisitando o Instituto de Letras e Artes (1969-1989)
Grupo de Pesquisa: Caixa de Pandora: estudos em arte, gênero e memória

 


GRUPOS DE PESQUISAS

🗂️ Caixa de Pandora: Estudos em Arte, gênero e Memória
Líder(es) do grupo: Ursula Rosa da Silva, Nádia da Cruz Senna
Docentes participantes: Caroline Leal Bonilha, Larissa Patron Chaves, Rosângela Fachel de Medeiros e Thays Tonin (UFSM)

 


PESQUISAS ORIENTADAS

Doutorado

📙 Materiais Educativos e Práticas Pedagógicas em Arte
Orientando: Renan Silva do Espirito Santo – Em andamento (Início em 2024)

 

Mestrado

📙 Processos Criativos no Teatro Escolar: Explorando Poéticas e Vivências Cotidianas
Orientando: Thairone Dorneles – Em andamento (Início em 2024)

📙 Ensino da arte e experiencia estética em sala da aula
Orientando: Sabrina Souza de Souza – Em andamento (Início em 2023)

📙 Mediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente
Orientando: Renan Silva do Espirito Santo (2020)

📙 A imagem da mãe dolorosa e as artes visuais: interseccionalidades de uma docência em dobras
Orientanda: Priscilla Mont-Serrat Pimentel Fernandes (2020)

📙 Um jardim, alguns textos, um ou mais corpos: práticas docentes nas artes…
Orientanda: Marta Lizane Bottini dos Santos (2019)

📙 O contador de histórias contemporâneo: a formação de si, os elementos teatrais e a docência
Orientando: Carlos Eduardo de Oliveira Prado (2019)

📙 Paradas, respiração, encontros: territórios de intervenção, arte contemporânea e prática docente
Orientanda: Jéssica Hencke (2018)

📙 Reflexus: o pensamento reflexivo e a experiência estética na formação docente em artes visuais da UFPEL/RS
Orientanda: Raquel Casanova dos Santos Wrege (2018)

📙 Escolinha Municipal de Arte de Pelotas: memória, história e ensino de arte (1963/1998)
Orientanda: Marge Faria do Amaral Peixoto (2017)

📙 Cultura visual e identidade: autorretratos, afetos e memorias no ensino das artes visuais
Orientanda: Fabiana Lopes de Souza (2016)

📙 Arte Contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula 
Orientanda: Ana Beatriz Campos Vaz (2015)

📙 Criando sentidos com os Toys Art
Orientanda: Paula Pereira Pinto (2015)

📙 Arte têxtil e estesia: entrelaçamento, fios, pontos com a educação estética em oficinas de criação coletiva
Orientanda: Ana Manuela Farias Regis (2014)

📙 Experiências em busca do desenho infantil dentro de uma perspectiva interdisciplinar de ensino
Orientanda: Jacqueline Neves Silva (2014)