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Tarla Roveré

 

 

 

Tarla Roveré Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2020), na linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética, sob orientação da Profª Drª Larissa Patron Chaves, com bolsa PIB-MD. Possui graduação em Artes Visuais Licenciatura pela UFPEL (2017). Realizou mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, com bolsa financiada pelo Programa de Cooperação Internacional, nos cursos de Arte e Design e Animação e Produção Artística (2016/2017). Atualmente trabalha como Artista Visual e ocupa o cargo de Professora II – Artes Visuais na rede pública do ensino municipal de Pelotas. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Desterritorialidades do corpo na instituição de ensino: a fotoperformance como arte/educação

Orientador(a): Profa. Dra. Larissa Patron Chaves (PPGAV/UFPel)

RESUMO
A presente dissertação busca investigar a construção corporal do sujeito formado pela instituição de ensino, neste caso, o Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, bem como a potência da fotoperformance junto à arte propositiva, para o despertar de um pensamento reflexivo do (futuro) arte educador em relação ao corpo no espaço institucional de educação. A partir da conceitualização de corpo e sua história na sociedade, na arte, na política e na educação, sob referenciais teóricos de Foucault, Le Breton, Deleuze e Guattari, dentre outros, a pesquisa apresenta, sob uma metodologia qualitativa, que se aproxima da cartografia, uma fotoperformance desenvolvida no espaço do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, a qual, dialogada com obras de outras artistas, discursa sobre os afetos entre o corpo e a instituição de ensino, seja em seu espaço físico ou virtual, refletindo sobre o corpo confinado em tempos de pandemia. As imagens tornam-se uma proposta artística nas redes sociais e, a partir de comentários interventivos à obra, analiso de que forma os participadores são afetados pelas imagens, que afetam o si corpo e suas memórias. Esta investigação realiza uma análise reflexiva sobre as políticas educacionais do país e a formação de corpos pensantes, críticos e ativos social e politicamente, na passagem de uma formação individual para uma formação da partilha, trabalhando aqui, mais precisamente, com corpos em formação para uma futura atuação como arte educadores. A pesquisa evidencia uma dualidade de afetos que se estabelecem entre o corpo e a instituição, bem como a pensatividade da imagem no processo de leitura do corpo e do espaço.

Palavras-chave: corpo; instituição de ensino; fotoperformance; arte propositiva; formação

Banca:
Prof. Dr. Celso Vitteli
Profa. Dra. Carmen Anita Hoffmann
Profa. Dr. José Francisco Baroni Silveira

Data: 16/novembro/2020

 

 

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