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Roberta Pires Rangel

 

 

 

Roberta Pires Rangel Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Possui graduação em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Pós Graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior (2016). Experiência na área de Teatro e Dança. Professora há nove anos da Instituição Senac RS Pelotas. Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2020) Integra o grupo de pesquisa OMEGA – Observatório de memória, educação, gesto e arte. (UFPEL- CNPQ) Professora de dança contemporânea, dança moderna e Ballet, técnicas de alongamento avançado e preparação corporal e Yoga. Experiência em cinema como atriz e narradora de documentários. Experiência com eventos, seminários, feiras, narrativas poéticas, textos, leitura em público, recepção, divulgação, captação de mercado e comunicação visual. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Sobre elas… Sobre mim: percursos etnográfico-performativos sobre/com o feminino na Colônia Z3

Orientador(a): Profa. Dra. Thiago Silva De Amorim Jesus (PPGAV/UFPel)

RESUMO
A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de PósGraduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O estudo aborda experiências e experimentos etnográficoperformativos no que se relaciona ao estudo com, entre, através, por meio de corpo, de gênero e de território, baseando-se fundamentalmente na vida e no trabalho de
mulheres redeiras e artesãs da Colônia Z3, região litorânea e pesqueira localizada na cidade de Pelotas, mais especificamente, região sul do Estado do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai. O processo de investigação aconteceu durante o período compreendido entre agosto de 2018 e maio de 2020, resultando nesta produção textual dissertativa e na produção de uma obra artística de perfomance art, registrada em meio audiovisual. O trabalho foi desenvolvido mediante uma abordagem qualitativa de pesquisa em artes, tomando como referências as contribuições teórico-metodológicas da etnografia, da performance e da pesquisa artística; utilizou-se como principais instrumentos de coleta os registros através de fotos e o diário de processo. São adotados como principais referências teóricas autores como Butler (2010), Barba (2009), LeBreton (2003; 2012), Cohen (2004) e Beauvoir (1970), dentre outros. Estive, neste processo, em contato com teóricos e artistas que me acompanharam e me instigaram a pensar e realizar uma pesquisa acadêmica de forma poética. Vejo-me envolta em uma comunidade que já não me é mais alheia. Cada teoria deixou de ser apenas do campo cognitivo, cada experiência foi mágica. Deixo de minha parte, um tributo às trajetórias, ao simples que é complexo, ao grotesco que é sublime. E todo este fluxo segue como a água, nas caminhadas e mergulhos mais assustadores e (im)possíveis que eu possa (ou não) imaginar. Dentro da prática artística relacionada ao feminino e todas as possibilidades minhas em diálogo com as mulheres com as quais eu convivi, procurei nesta produção artística organizar-me
enquanto um corpo feminino não caricato e tampouco exuberante, pois, o que mais almejava era revestir-me de um corpo aberto, plural, um corpo das mulheres, em uma concepção mais coletiva e que pudesse ser o menos preconceituosa possível. Enfim, eu, que sempre almejei uma pesquisa que me proporcionasse um encontro entre o corpo, as artes, o fazer-em-processo, as artistas, os teóricos, os métodos de pesquisa, a fim de que eu conseguisse me assumir e protagonizar uma investigação que dialogasse plenamente com o que penso e sinto, valorizo cada conquista e cada tropeço desta pesquisa. Exalto a união da teoria com a prática, das experiências imaginadas com as realidades vividas, do acolhimento ao diverso em forma de comportamentos, de lugares e de pessoas. Assumo desta forma, tudo o que me constituiu e me constitui neste trabalho, reconhecendo que ele, sim, é sobre elas, mas, sem nenhuma dúvida, é sobre mim!

Palavras-chave: processo criativo; performance art; corpos femininos; cotidiano; colônia de pescadores Z3

Banca:
Profa. Dra. Carmen Anita Hoffmann
Profa. Dra. Denise Marcos Bussoletti
Profa. Dra. Rosangela Fachel de Medeiros
Profa. Dra. Nádia Régia Maffi Neckel

Data: 10/julho/2020

 

 

Acompanhamento: