Raquel Casanova dos Santos Wrege / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:
Texto introdutório: Mestre (2018) em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (linha de pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética). Durante o mestrado foi bolsista CAPES e integrou o Grupo de pesquisa ?Caixa de Pandora: mulheres artistas e filósofas do século XX? liderado pela Drª Úrsula Rosa da Silva. Especialista (2018) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Graduada (2020) no Curso de Pedagogia, pela UNINTER. Graduada (2015) no Curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente professora na Rede Municipal de Ensino em Pelotas/RS. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Reflexus: o pensamento reflexivo e a experiência estética na formação docente em artes visuais da UFPEL/RS
Orientador(a): Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
RESUMO
Esta dissertação propõe um pensar sobre o processo de formação inicial docente em Artes Visuais, a partir do conceito de ação-reflexiva embasado no ato perceptivo do sujeito para o mundo ao seu redor. Compreende-se que durante a graduação, no Curso de Artes Visuais Licenciatura, é necessário que o futuro educador de Artes Visuais possa experienciar esteticamente os aspectos formativos. Desse modo, trata-se a experiência estética como meio de despertar uma postura mais ativa do discente para sua formação inicial. O estudo parte de abordagem qualitativa e se dá através de pesquisa-ação tendo como público-alvo discentes do Curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura da UFPel. Fundamenta-se teoricamente no pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty (1990, 1992, 1999), na concepção de profissional reflexivo de Schön (2000) e de prática reflexiva de Perrenoud (2002).
Palavras-chave: artes visuais; experiência estética; professor reflexivo; formação docente
Banca:
Profa. Dra. Larissa Patron Chaves Spieker (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS)
Profa. Dra. Profa. Dra. Helene Gomes Sacco (PPGAV/UFPel)
Data: 20/fevereiro/2018
Acompanhamento Egresso: