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Projeto de Pesquisa _ Som, racialidade e território: perspectivas afrodiaspóricas (ARD – FAPERGS)

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Som, racialidade e território: perspectivas afrodiaspóricas (ARD – FAPERGS)

Coordenador(a): Felipe Merker Castellani
Grupo de Pesquisa vinculado: Corpo-imagem-som: pesquisa artística e práticas experimentais
Ano de criação do projeto: 2021

Sobre
O presente projeto de pesquisa parte de perspectivas afrodiaspóricas para investigar os campos problemáticos da arte sonora, da música e dos estudos do som. Tem como centro as relações raciais e seus desdobramentos políticos, artísticos e sociais. Para tanto, partiremos do estudo do som enquanto um elemento constituinte das relações raciais, por meio do entendimento da escuta como um processo perceptivo diretamente conectado a noções socialmente compartilhadas: informações sobre fontes sonoras, reconhecimento de timbres específicos, sistemas linguísticos e musicais, dentre outras. Ao se conectar diretamente às estruturas sociais, o som pode atuar como substituto dos marcadores raciais, reforçando binarismos conceituais e criando hierarquizações epistemológicas. Se, por um lado, o som pode atuar em sistemas ideológicos discriminatórios, por outro lado, este tem importância fundamental em espaços de reorganização política e cultural de grupos historicamente silenciados. Neste sentido, também nos dedicaremos a uma análise das relações entre a produção de conhecimentos musicais e a formação de tais territórios, especificamente aqueles formados na diáspora africana no Brasil, durante o século XX e até os dias atuais. O vetor de ligação entre os diferentes eixos temáticos apresentados neste trabalho é a busca das populações negras em diáspora pela constituição de territórios de reorganização social, que tomam múltiplas formas (terreiros, quilombos, escolas de samba, coletivos artísticos etc.). Territórios que não são apenas espaços mensuráveis e delimitados geograficamente, mas lugares de relações ambientais e intersubjetivas, as quais constituem os grupos sociais e suas produções culturais. Veremos que o som e a música atuam como catalisadores nesses territórios, tencionando as relações raciais e estabelecendo formas de oposição ao racismo vigente.

E-mail: felipe.castellani@ufpel.edu.br