/ Projeto de Pesquisa
As artistas do sul: experiências lúdicas e educativas
Coordenador(a): Nádia da Cruz Senna
Grupo de Pesquisa vinculado: Caixa de Pandora: Estudos em Arte, Gênero e Memória
Ano de criação do projeto: 2017
Sobre
Este projeto de pesquisa dá seguimento a questões e ações educativas iniciadas em outras instâncias e junto aos grupos de pesquisa em torno das mulheres artistas para resgatar protagonismos e processos. Nesse momento, busca-se o reconhecimento de artistas pouco contempladas no âmbito acadêmico brasileiro − as artistas do sul do Brasil. Sobretudo, as artistas visuais cujas obras priorizam o universo feminino.
O foco do estudo recai sobre os embates em torno de identidades e subjetividades assumidas pela mulher, temas recorrentes nas representações e autorrepresentações do feminino protagonizado pelas artistas contemporâneas. Assim, nos deteremos primeiramente sobre o conjunto da obra de um pequeno grupo de mulheres artistas pelotenses, buscando as biografias, os processos poéticos e os discursos; com intuito de desenvolver ações e materiais paradidáticos voltados para o ensino da arte em nível fundamental.
O trabalho recupera informações já coletadas, experimentações, materiais e métodos empregados nos projetos: Gênero e Arte: atuação de mulheres artistas em Pelotas coordenado pela Prof. Carmen Diniz e O desenho do corpo o corpo que desenha, coordenado por mim. No primeiro atuei como colaboradora e procedemos a investigação sobre algumas trajetórias que despontaram na arte a partir dos anos 1950. No segundo iniciamos o desenvolvimento de ações e materiais educativos sobre artistas pelotenses, contemplamos a obra de Fernando Duval, Leopoldo Gotuzzo, Maria Lídia Magliani e Seli Maurício. O encantamento do grupo com essas duas últimas artistas, e a constatação do quanto carecem de reconhecimento e visibilidade em âmbito educacional, nos motivou a trazer outras protagonistas, igualmente relevantes para a fruição, produção e ensino da arte em Pelotas, alcançando projeção nacional e internacional.
É nossa intenção dar a ver nomes e produção, recuperar o legado e o protagonismo feminino. Inah Costa, Arlinda Nunes, Judith Bacci, Lenir de Miranda, Helena Pinto Ferreira são algumas das artistas selecionadas. Vamos contar as histórias, desvendar processos criativos, perceber obras e discursos conforme entabulados por essas mulheres artistas.
E-mail: alecrins@hotmail.com