Comunicado – Credenciamento de Novos Professores
Informamos que a divulgação dos resultados será publicada até 24 de maio do corrente.
Informamos que a divulgação dos resultados será publicada até 24 de maio do corrente.
O Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK torna público o edital de bolsas de extensão para candidatos a bolsistas em duas vagas nas modalidades AC – ampla concorrência e AF – ações afirmativas.
Todas as informações podem ser obtidas no edital que está disponível aqui
A Documentação a ser entregue para o processo seletivo é a seguinte:
Unidade Gestora (UG): 154047
Gestão: 15264
Código de Recolhimento: 28911-6
OBS: O boleto gerado deve ser pago exclusivamente nos caixas do Banco do Brasil.
Não serão aceitos boletos com “agendamento de pagamento”.
Data | Discente | Título | Orientador | Hora | Local |
15/04/19 | Ronaldo Luis Goulart Campello | Um relicário de palavras: uma tessitura que irrompe de um palimpsesto, de um cuidado, de um devir-docente… | Ursula Rosa da Silva | 14:00 | sala 313 |
07/06/19 | Jaciara Jorge | Percursos formativos e docência em Dança: o ensino da arte na escola sob a luz da Lei. 13.278/16 | Carmen Anita Hoffmann | 18:00 | sala 313 |
O Edital de Aluno Regular 2019/2 será lançado em breve com previsão de inscrição no período de 27 de maio a 06 de junho de 2019.
Área de Concentração: Arte Contemporânea
Bibliografias comum as duas linhas: Educação em Artes e Processos de Formação Estética e Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARBOSA, Ana Mae. Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CALQUELIN, Anne. A invenção da Paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/82649/mod_resource/content/1/COHEN%20Renato%20-%20Performance%20como%20linguagem.pdf
CARERI, Francesco. Walkscapes: O Caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Tomo 1, Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2012.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIDI-HUBERMAN, G. O que Vemos, o que nos Olha. São Paulo: Ed.34, 1998.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de Artistas; anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2006.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
PARENTE, André. Cinema de exposição: o dispositivo em contra/campo. Revista Poiesis. Edição 12, ano 10 – novembro, 2008. Disponível em:http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis12/Poiesis_12_cinemaexposicao.pdf
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC Editora, 2009.
SALLES, Cecília. Gesto inacabado: processos de criação artística. 5. ed. São Paulo: Intermeios, 2011.
Ministrante: Prof. Dr. Alejandro José de Oto – Universidad de San Juan, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina.
Data: de 13 a 15 de maio.
Horário: das 14h às 17h30min.
Local: Mini-auditório 1 do CEHUS (R. Cel. Alberto Rosa, 117), dias 13 e 14/05; e Auditório da Faculdade de Arquitetura – FAUrb (R. Benjamin Constant, 1359), dia 15/05.
Certificação: mediante confirmação da presença nos três dias.
Coordenação da Atividade: Profa. Dra. Rosângela Fachel – PPGAVI,
Inscrições: enviar cópia do documento de identidade e CPF para o e-mail ufpel.ppgav@gmail.com até o dia 08 de maio de 2019.
Organização:
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
Estúdio de Produção e Pesquisa em Artes – EPPA.
Programa de Pós-graduação em Antropologia.
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS.
ESCLARECIMENTO
O CREDENCIAMENTO DE NOVOS PROFESSORES NO PPGAVI É FLUXO CONTINUO, conforme regimento em vigor; a partir de abril quando o novo regimento entrar em vigor será publicado edital de CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO E DESCREDENCIAMENTO com critérios específicos ao final de cada avaliação quadrienal.
Os documentos necessários para a solicitação de credenciamento estão listados abaixo e serão avaliados por Comissão de Credenciamento homologada pelo colegiado para a ocupação de 01 (uma) vaga na condição de professor colaborador. Os professores pesquisadores devem enviar a proposta até 19 de abril de 2019.
1. Carta encaminhada à Coordenação solicitando seu credenciamento como professor colaborador, explicitando sua motivação, justificando sua contribuição para a linha de pesquisa à qual se candidata e manifestando sua disponibilidade para o exercício das atividades de ensino, orientação, pesquisa e funções administrativas junto ao Programa.
2. Currículo Lattes impresso, referente aos últimos 3 (três) anos de atividade com exemplares e comprovantes de produção científica e/ou artística e de atividades docentes.
3. Projeto de Pesquisa regularmente inscrito e aprovado pelas instâncias competentes da UFPel (Formulário em anexo), em consonância com a linha de pesquisa à qual tu te candidatas e para ser cadastrado na Plataforma Sucupira.
4. Proposta de disciplina (formulário PRPPGI, em anexo), sobre tema vinculado ao projeto de pesquisa apresentado, a ser ministrada inicialmente na forma de Tópico Especial, sem prejuízo de outras disciplinas obrigatórias que o candidato seja convidado a ministrar por ocasião de seu ingresso efetivo e ao longo de sua permanência no corpo docente.
Resultado da solicitação de credenciamento será divulgada no dia 10 de maio de 2019.
Na próxima semana, de 01 a 05 de abril de 2019, o Professor Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus, Docente do Curso de Dança – Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no Centro de Artes da UFPel, estará representando a instituição e o país na Sharjah International Scientific Conference 2019, evento científico que acontecerá na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
O pesquisador da UFPel foi selecionado como um dos conferencistas que irão participar do evento, sendo o único investigador acadêmico brasileiro a estar neste posto. O trabalho a ser socializado na conferência é intitulado “BRAZILIAN CARNIVAL: EXPRESSION OF POPULAR CULTURE ADAPTING TO THE EFFECTS OF CONTEMPORARY TECHNOLOGIES” e é um dos resultados do projeto de pesquisa coordenado pelo docente na instituição chamado “Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul” e que integra o Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq).
De acordo com o docente, “a pesquisa apresenta algumas questões e exemplos que trazem à tona uma reflexão sobre estratégias que o Carnaval Brasileiro tem utilizado como modo de sobrevivência e adaptação da cultura popular aos efeitos das tecnologias contemporâneas, seja no uso destas no ambiente específico dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca, seja na configuração de novos modos de existir carnavalesco, como as escolas de samba de maquete”.
Além de atuar como conferencista, o professor, que também é Coordenador Geral do NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel, irá participar da IOV World General Assembly, encontro mundial promovido pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV, vinculada à UNESCO como parceira oficial para Relações Consultivas, e que está presente em mais de 100 países. O professor também participará de algumas reuniões com representantes internacionais na área do folclore e das artes populares, visando o intercâmbio e estabelecimento de futuras parcerias entre estas instituições e a UFPel.
Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida
com a presença da professora
Dra. Giselle Guilhon Antunes Camargo
Universidade Federal do Pará – UFPA
Dia 20 de março às 17 horas
Local: Auditório do Bloco I – Centro de Artes