Candidatos aprovados à Linha de Pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética:
Ana Claudia Safons Soares Berenice Knuth Bailfus Bianca Mörschbächer Carolina Martins Portela Cátia Maria da Silva Vieira Dhara Fernanda Nunes Carrara Maicon Fernando Oliveira Barbosa Mairin Jordane Rutz Marcos Aurélio Do Carmo Alvarenga Renan Silva Do Espirito Santo Tais Dias Galindo
Candidatos aprovados à Linha de Pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano:
André Martins Ziegler Beliza Gonzales Rocha Camila Porto Burguêz Cássia Camila Cavalheiro Fernandes Cesar Augusto Couto Bittencourt Junior Hamilton Oliveira Bittencourt Junior Jéssica Oliveira De Carvalho Joana Schneider Pâmela Fogaça Lopes Pedro Elias Parente Da Silveira Thiago Ligabue Pinto
Candidatos reprovados:
Andressa Natália de Frutos Ramirez Quevedo Gerson Siqueira Fonseca Sarah Leão Lopes Thaynara Garcia De Oliveira
A Universidade Federal de Pelotas, em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Mestrado tornam público, para conhecimento, abertura do processo seletivo de candidatos interessados em cursar disciplina optativa como aluno especial do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.
As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplina optativa, como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (Mestrado) da UFPel, estarão abertas nos dias 29 DE JULHO A 2 DE AGOSTO de 2019. As inscrições serão realizadas exclusivamente por email: ufpel.ppgav@gmail.com
Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Ana Claudia Safons Soares
Berenice Knuth Bailfus
Bianca Mörschbächer
Carolina Martins Portela
Cátia Maria da Silva Vieira
Dhara Fernanda Nunes Carrara
Maicon Fernando Oliveira Barbosa
Mairin Jordane Rutz
Marcos Aurélio Do Carmo Alvarenga
Renan Silva Do Espirito Santo
Tais Dias Galindo
Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
André Martins Ziegler
Andressa Natália de Frutos Ramirez Quevedo
Beliza Gonzales Rocha
Camila Porto Burguêz
Cássia Camila Cavalheiro Fernandes
Cesar Augusto Couto Bittencourt Junior
Gerson Siqueira Fonseca
Hamilton Oliveira Bittencourt Junior
Jéssica Oliveira De Carvalho
Joana Schneider
Pâmela Fogaça Lopes
Pedro Elias Parente Da Silveira
Sarah Leão Lopes
Thaynara Garcia De Oliveira
Thiago Ligabue Pinto
Não aprovados
Larissa de Andrade Carvalho
Letícia Beck Fonseca
Willian Borba Barreto
É com grande alegria que o Grupo de Pesquisa “Caixa de Pandora: estudos em Arte, Gênero e Memória” convida a todxs para o Circuito de Leituras: Lendo Juntas.
Este será realizado no durante de 6 encontros semanais, sendo cinco destes na terça-feiras as 15:30 às 17:30 na sala 313, e um encontro em especial na segunda-feira dia 24 de junho no auditório I (19:00), como nossa convidada especial Geza Guedes.
Com isto convidamos a todxs para ler juntas, para problematizar e estudamos sobre as questões de gênero abordando desde fatores histórico a criação da subjetividade contemporânea.
Os textos a serem estudados estão disponíveis em PDF
Basta apenas nos encaminharem um e-mail solicitando
No dia 24 de junho de 2019,segunda-feira, às 19:00 no auditório I do Centro de Artes ocorrerá uma palestra sobre a: “Criminalidade Feminina: mulheres negras e os homicídios em Pelotas no século XIX”. Para tal, convidamos a Professora Mestra Geza Guedes para dialogar sobre sua pesquisa de seu dissertação que carrega tal temática. Esta iniciativa é do grupo de pesquisa, Caixa de Pandora que atua no próprio Centro de Artes a mais de 10 anos.
Material de Leitura:
Link de acesso a disertação:
GUEDES, Geza Lisiane Carús. Criminalidade feminina: mulheres negras e os homicídios em Pelotas (1880-1890). 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3385
Pesquisador venezuelano atualmente radicado no Canadá, que aborda o papel mutável e complexo dos museus como eixos integradores da esfera coletiva. Doutor em arquitetura, Edward Perez propõe em sua tese um novo modelo de museu que se desdobra no espaço público, um museu que é visto como uma caixa aberta, como um espaço distendido e onipresente, como local de ruptura e dissolução, espontâneo, dialógico, alterável, contaminável e aberto para trocas.