Início do conteúdo
    Notícias
  • Bibliografia básica da prova escrita do Edital de Aluno Regular 2019/2

    O Edital de Aluno Regular 2019/2 será lançado em breve com previsão de inscrição no período de 27 de maio a 06 de junho de 2019.

     

    Área de Concentração: Arte Contemporânea

    Bibliografias comum as duas linhas: Educação em Artes e Processos de Formação Estética e Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano.

     

    ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

    BARBOSA, Ana Mae. Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.

    BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

    CALQUELIN, Anne. A invenção da Paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

    COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/82649/mod_resource/content/1/COHEN%20Renato%20-%20Performance%20como%20linguagem.pdf

    CARERI, Francesco. Walkscapes: O Caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

    CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Tomo 1, Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

    RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2012.

    DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

    DIDI-HUBERMAN, G. O que Vemos, o que nos Olha. São Paulo: Ed.34, 1998.

    FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de Artistas; anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2006.

    MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

    PARENTE, André. Cinema de exposição: o dispositivo em contra/campo. Revista Poiesis. Edição 12, ano 10 – novembro, 2008. Disponível em:http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis12/Poiesis_12_cinemaexposicao.pdf

    ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC Editora, 2009.

    SALLES, Cecília. Gesto inacabado: processos de criação artística. 5. ed. São Paulo: Intermeios, 2011.

  • Curso de curta duração GENEALOGÍAS POS Y DESCOLONIALES. NOTAS, PROBLEMAS, PERSPECTIVAS

    Ministrante: Prof. Dr. Alejandro José de Oto – Universidad de San Juan, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina.

    Data: de 13 a 15 de maio.

    Horário: das 14h às 17h30min.

    Local: Mini-auditório 1 do CEHUS (R. Cel. Alberto Rosa, 117), dias 13 e 14/05; e Auditório da Faculdade de Arquitetura – FAUrb (R. Benjamin Constant, 1359), dia 15/05.

    Certificação: mediante confirmação da presença nos três dias.

    Coordenação da Atividade: Profa. Dra. Rosângela Fachel – PPGAVI,

    Inscrições: enviar cópia do documento de identidade e CPF para o e-mail ufpel.ppgav@gmail.com até o dia 08 de maio de 2019.

    Organização:

    Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
    Estúdio de Produção e Pesquisa em Artes – EPPA.
    Programa de Pós-graduação em Antropologia.
    Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS.

     

     

     

  • CREDENCIAMENTO DE NOVOS PROFESSORES

    ESCLARECIMENTO

    O CREDENCIAMENTO DE NOVOS PROFESSORES NO PPGAVI É FLUXO CONTINUO, conforme regimento em vigor; a partir de abril quando o novo regimento entrar em vigor será publicado edital de CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO E DESCREDENCIAMENTO com critérios específicos ao final de cada avaliação quadrienal.

    Os documentos necessários para a solicitação de credenciamento estão listados abaixo e serão avaliados por Comissão de Credenciamento homologada pelo colegiado para a ocupação de 01 (uma) vaga na condição de professor colaborador. Os professores pesquisadores devem enviar a proposta até 19 de abril de 2019.

    1. Carta encaminhada à Coordenação solicitando seu credenciamento como professor colaborador, explicitando sua motivação, justificando sua contribuição para a linha de pesquisa à qual se candidata e manifestando sua disponibilidade para o exercício das atividades de ensino, orientação, pesquisa e funções administrativas junto ao Programa.

    2. Currículo Lattes impresso, referente aos últimos 3 (três) anos de atividade com exemplares e comprovantes de produção científica e/ou artística e de atividades docentes.

    3. Projeto de Pesquisa regularmente inscrito e aprovado pelas instâncias competentes da UFPel (Formulário em anexo), em consonância com a linha de pesquisa à qual tu te candidatas e para ser cadastrado na Plataforma Sucupira.

    4. Proposta de disciplina (formulário PRPPGI, em anexo), sobre tema vinculado ao projeto de pesquisa apresentado, a ser ministrada inicialmente na forma de Tópico Especial, sem prejuízo de outras disciplinas obrigatórias que o candidato seja convidado a ministrar por ocasião de seu ingresso efetivo e ao longo de sua permanência no corpo docente.

     

    Resultado da solicitação de credenciamento será divulgada no dia 10 de maio de 2019. 

     

  • PROFESSOR DO CENTRO DE ARTES APRESENTA PESQUISA NOS EMIRADOS ÁRABES

    Na próxima semana, de 01 a 05 de abril de 2019, o Professor Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus, Docente do Curso de Dança – Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no Centro de Artes da UFPel, estará representando a instituição e o país na Sharjah International Scientific Conference 2019, evento científico que acontecerá na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

    O pesquisador da UFPel foi selecionado como um dos conferencistas que irão participar do evento, sendo o único investigador acadêmico brasileiro a estar neste posto. O trabalho a ser socializado na conferência é intitulado “BRAZILIAN CARNIVAL: EXPRESSION OF POPULAR CULTURE ADAPTING TO THE EFFECTS OF CONTEMPORARY TECHNOLOGIES” e é um dos resultados do projeto de pesquisa coordenado pelo docente na instituição chamado “Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul” e que integra o Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq).

    De acordo com o docente, “a pesquisa apresenta algumas questões e exemplos que trazem à tona uma reflexão sobre estratégias que o Carnaval Brasileiro tem utilizado como modo de sobrevivência e adaptação da cultura popular aos efeitos das tecnologias contemporâneas, seja no uso destas no ambiente específico dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca, seja na configuração de novos modos de existir carnavalesco, como as escolas de samba de maquete”.

    Além de atuar como conferencista, o professor, que também é Coordenador Geral do NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel, irá participar da IOV World General Assembly, encontro mundial promovido pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV, vinculada à UNESCO como parceira oficial para Relações Consultivas, e que está presente em mais de 100 países. O professor também participará de algumas reuniões com representantes internacionais na área do folclore e das artes populares, visando o intercâmbio e estabelecimento de futuras parcerias entre estas instituições e a UFPel.

  • Aula Magna do mestrado em Artes Visuais

    Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida

    Aula magna

    com a presença da professora
    Dra. Giselle Guilhon Antunes Camargo
    Universidade Federal do Pará – UFPA

    Aprendiz de feiticeiro: o artista como etnógrafo

    Dia 20 de março às 17 horas
    Local: Auditório do Bloco I – Centro de Artes

    Cartaz Aula Magna 2

  • Cronograma das Defesas de Qualificações 2019

     

    Data Discente Título Orientador Hora Local
    15/04/19 Ronaldo Luis Goulart Campello Um relicário de palavras: uma tessitura que irrompe de um palimpsesto, de um cuidado, de um devir-docente… Ursula Rosa da Silva 14:00 sala 313

     

     

     

  • Resultado final Aluno Especial 2019/1

    Seleção de Aluno Especial – Ingresso em 1o sem. / 2019

    Mestrado em Artes Visuais – Aprovados no Edital de seleção 06/2019-PPG-Artes-Visuais – Aluno-Especial

     

    Início das aulas: 18/03/19

     

    Nome Disciplina
    Álvaro Bonadiman Aguiar Visualidades tecidas pelos corpos poéticos
    Andressa Natália de Frutos Ramirez Quevedo Narrativas e poéticas Queer
    BelizaGonzales Rocha Poéticas Populares na Contemporaneidade
    Berenice KnuthBailfus Contextos de Atuação e Interação Artística na Contemporaneidade
    Camila Porto Burguêz Narrativas e poéticas Queer
    Carolina Martins Portela Visualidades tecidas pelos corpos poéticos
    Cesar Augusto Couto Bittencourt Junior Narrativas e poéticas Queer
    Graziela Cecília da Silva CanezBroda Contextos de Atuação e Interação Artística na Contemporaneidade
    Jéssica Oliveira de Carvalho Poéticas Populares na Contemporaneidade
    Joana Schneider Poéticas Populares na Contemporaneidade
    Juliana De Ávila Ulguim Tópicos Especiais III: Prática artística
    Larissa Silva Pereira Contextos de Atuação e Interação Artística na Contemporaneidade
    Luíza Simões de Oliveira Narrativas e poéticas Queer
    Maicon Fernando Oliveira Barbosa Narrativas e poéticas Queer
    Manoel Francisco Tavares dos Santos Tópicos Especiais III: Prática artística, curadoria
    Marcelo Adriano Domingues Valente Poéticas Populares na Contemporaneidade
    Pâmela Fogaça Lopes Visualidades tecidas pelos corpos poéticos
    Rafael Teixeira Chaves Tópicos Especiais 2: Metodologia da escrita acadêmica.
    Renan Silva Do Espirito Santo Tópicos Especiais 2: Metodologia da escrita acadêmica.
    Rogério Vasconcelos Do Nascimento Contextos de Atuação e Interação Artística na Contemporaneidade
    Thiago Ligabue Pinto Contextos de Atuação e Interação Artística na Contemporaneidade
    Vladimir Beskow Vargas Contextos de Atuação e Interação Artística na Contemporaneidade

     

    Alunos outros PPGs
    Ana Cristina de Melo Seabra Narrativas e poéticas Queer
    André WinterNoble Tópicos Especiais III: Prática artística, curadoria
    José Francisco Duran Vieira Narrativas e poéticas Queer
    Liber Daniel Bermudez Medina Narrativas e poéticas Queer
    LislaineSirsiCansi Tópicos Especiais III: Prática artística, curadoria
    Marcos Aurélio do Carmo Alvarenga Visualidades tecidas pelos corpos poéticos
    Rodrigo da Silva Vital Narrativas e poéticas Queer
    TamiêPages Camargo Narrativas e poéticas Queer

     

     

    OBS: as matrículas dos candidatos aprovados neste edital serão realizadas no dia 18/03/19, das 9 às 14 horas, na secretaria do curso, sala 311.

    O aluno deverá trazer a seguinte documentação impressa para a matrícula:

    – Formulário de Inscrição assinado;

    – uma fotografia recente 3×4;

    – comprovante de pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo no valor de R$ 80,00 (oitenta reais). Devem ser trazidas a guia de recolhimento e o comprovante de pagamento;

    – comprovante de cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – Cad-Único, para os alunos que solicitaram  isenção do pagamento da taxa de inscrição;

    – para os alunos regulares de outros PPGs da UFPel é obrigatório além do Formulário de inscrição, o comprovante de matrícula do outro PPG.

     

    Para maiores informações: entrar em contato com a secretaria do curso pelo e-mail ufpel.ppgav@gmail.com

     

     

  • edital 01/2019 Seleção de Bolsistas – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

     

    INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS
    Marta Lizane Bottini dos Santos
    Ana Carolina Tavares Sousa
    Daniel Rodrigues Moura
    Mirna Xavier Gonçalves
    Diego dos Santos Soares
    Fernanda Fedrizzi Loureiro de Lima
    Elivelto Alves de Souza
    Italo Franco Costa
    Caroline Ribeiro Paz
    Ana Paula Siga Langone
    Pedro de Freitas Pereira Paiva
    Tarla Roveré
    Karen Pötter Radünz
    Luana Echevenguá Arrieche
    Priscilla Mont-Serrat Pimentel Fernandes
    Bárbara Cezano Rody