Início do conteúdo
    Notícias
  • Seleção Aluno Especial 2021-1

    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplina optativa, como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (Mestrado) da UFPel, estarão abertas nos dias 01 a 05 de março de 2021. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo email: ufpel.ppgav@gmail.com preenchendo o campo “Assunto” com o enunciado “INSCRIÇÃO SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL – MESTRADO”.

    Seleção Aluno Especial 2021-1 – Edital nº 13-2021

    FORMULÁRIO-DE-INSCRIÇÃO-ALUNO-ESPECIAL- Processo-Seletivo-2021-1

  • Cronograma das Defesas de Qualificações PPGAVI 2020

     

    Data Discente Título Orientador Hora Local
    08/07/20 Lucas Ribeiro Galho Artes visuais e teatro – o acaso como ferramenta na construção do corpo extracotidiano Eduarda Azevedo Gonçalves 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    31/08/20 Camila Porto Burguêz Kali Yuga – Um zine virtual segundo as experimentações na arte digital Felipe Merker Castellani 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    20/10/20 Caroline Ribeiro Paz Entre as palhas de Xapanã: sentidos e conexões para criação artística Thiago Silva de Amorim Jesus 14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    21/10/20 Beliza Gonzales Rocha “Toda la piel de América en mi piel”: possibilidades poéticas em etnoperformance inspiradas no processo criativo do Espetáculo América Unida Thiago Silva de Amorim Jesus 14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    22/10/20 Jessica Oliveira de Carvalho “Avante, Filhos de Fé”: rito e corpo em processos de criação etno-performativos Thiago Silva de Amorim Jesus 13:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    23/10/20 Mairin Jordane Rutz Entrelaçando diários de viagem e narrativas pomeranas: uma abordagem de ensino de artes visuais a partir do contexto dos alunos Cláudio Tarouco de Azevedo 18:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    23/10/20 Cesar Augusto Couto Bittencourt Junior Ser gordo gay, do Instagram ao pós-pornô: só vulgaridades. Rosângela Fachel de Medeiros 15:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    28/10/20 Berenice Knuth Bailfus Compartilhando experiências estéticas, reforçando afetos e concretizando aprendizagens: potencialidades da arte/ Educação ambiental Cláudia Mariza Mattos Brandão 15:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    29/10/20 Dhara Fernanda Nunes Carrara Meu corpo, minha arte: (Des)Construção de imaginários através da poética Cláudia Mariza Mattos Brandão 16:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    29/10/20 Renan Silva do Espirito Santo Mediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente Úrsula Rosa da Silva 9:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    29/10/20 Joana Schneider Não vale nem r$1,99: a criação de narrativas como valor das coisas Helene Gomes Sacco 18:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    30/10/20 Pâmela Fogaça Lopes Poner el Cuerpo: Mulheres e Dissidências Latino-Americanas em Atos Performáticos Úrsula Rosa da Silva 13:45 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    23/11/20 Cátia Maria da Silva Vieira Subjetividade e Vestuário:Um Processo de Revestimento Intermediado pela Arte Larissa Patron Chaves 16:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    24/11/20 Ana Claudia Safons Soares O silêncio no caos: como ativar a escuta micropolítica nos espaços educativos através das Artes Visuais Cláudio Tarouco de Azevedo 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    30/11/20 Bianca Mörschbächer Ensino de desenho digital em universidade brasileira: relato de experiência de estágio docente em uma disciplina de desenho do CA/UFPEL Lúcia Bergamaschi Costa Weymar 18:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    18/12/20 Hamilton Oliveira Bittencourt Junior Urbstração: a redução geométrica no enquadramento pela ampliação ótica do olhar na fotografia abstrata Angela Raffin Pohlman 14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    15/12/20 Amanda Machado Madruga Curadoria e design de identidade: processos de criação em exposições de arte contemporânea feministas. Lauer Alves Nunes dos Santos 14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    15/12/20 Carolina Martins Portela Flor e ser: semeando a arte da dança em corpos diversos na contemporaneidade Carmen Anita Hoffmann 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    15/12/20 André Martins Ziegler Nebulosa A Zigla: poética autoficcional constelar Felipe Merker Castellani 15:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    21/12/20 Pedro Elias Parente da Silveira Métodos poéticos para mensurar e reinventar uma paisagem Eduarda Azevedo Gonçalves 16:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    06/01/21 Tais Dias Galindo UM CORPO PRÓPRIO: a representação da imagem da mulher em obras de artistas contemporâneas Nádia da Cruz senna 18:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf

     

  • Cronograma das Defesas de Dissertações do PPGAVI 2020

     

    Data Discente Título Orientador Hora Local Homologação
    31/03/20 Karen Pötter Radünz Escolha pela capa este livro da estante: o livro como experiência de afeto e objeto de design Nádia da Cruz Senna   realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019 28/04/20
    31/03/20 Adriane Rodrigues Corrêa Cartografia artística de uma caminhante: a Guabiroba cabe em mim, na cidade e na arte contemporânea Eduarda Azevedo Gonçalves   realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019 28/04/20
    29/05/20 Rafaela Pereira de Azevedo Design de Ativismo na quarta onda do feminismo no Brasil: análise da poética gráfica de alguns coletivos Lucia Bergamaschi Costa Weymar realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019 05/06/20
    30/05/20 Diana Krüger Martins Poéticas do Desvio – Da Doutrinação ao Processo de Criação Renata Azevedo Requião   realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019 04/09/20
    06/07/20

    Ronaldo Luis Goulart Campello

     

    Um Relicário de Palavras: uma tessitura que irrompe de um palimpsesto, de um cuidado, de um devir-docente Úrsula Rosa da Silva 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 17/07/20
    10/07/20 Roberta Pires Rangel Sobre elas… sobre mim: percursos etnográfico – performativos sobre/com o feminino na
    Colônia Z3 de Pelotas

    Thiago Silva de Amorim Jesus

     

    14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 17/07/20
    12/08/20 Mirna Xavier Gonçalves Tarô: Reverberações em Poéticas Contemporâneas Nádia da Cruz Senna 14:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 04/09/20
    13/10/20 Fernanda Fedrizzi Loureiro de Lima TOPOFAGIAS: poéticas arquitetadas entre cidade, palavra e as artes visuais Helene Gomes Sacco 18:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    14/10/20 Ana Carolina Tavares Sousa Do silenciamento à insurreição: a mulher e o estigma da loucura em gestos, escritos e imagens Nádia da Cruz Senna 18:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    15/10/20 Renata Lopes Sopeña Práticas Lúdico/Pedagógicas de duas arte/educadoras de Pelotas/RS Nádia da Cruz Senna 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    27/10/20 Elivelto Alves de Souza A sobrevivência do lugar: o cuidado como prática artística Helene Gomes Sacco 18:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    30/10/20 Cibele da Rosa Gil O risco que o risco faz: A fotografia na cidade insegura Eduarda Azevedo Gonçalves 17:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 04/12/2020
    30/10/20

    Ítalo Franco Costa

     

    Narrativas de si: o livro de artista como mediador do imaginário em artes visuais
    Cláudia Mariza Mattos Brandão
    14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    04/11/20 Priscilla Mont-Serrat Pimentel Fernandes A Imagem da Mãe dolorosa e as Artes Visuais: interseccionalidades de uma docência em dobras. Úrsula Rosa da Silva 09:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 06/11/20
    12/11/20 Pedro de Freitas Pereira Paiva Matéria e Memória, a escultura em trânsito e seus vestígios Gabriela Kremer da Motta 09:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 04/12/20
    13/11/20 Miriam Brockmann Guimarães “Na presença dançamos melhor com a vida”: Berê Fuhro Souto Carmen Anita Hoffmann 17:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 04/12/20
    16/11/20

    Tarla Roveré

     

    Desterritorialidades do Corpo na Instituição de Ensino: uma fotoperformance em Arte Educação Larissa Patron Chaves 16:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 04/12/20
    15/12/20 Márcio de Moraes Vetromila Cultura Visual em Fã-Arte Angela Raffin Pohlmann 13:30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 18/12/20
    22/12/20 Tauana Oxley Pereira Formação de si, a Dança e a Docência na contemporaneidade. Carmen Anita Hoffmann 10:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf  
    21/12/20 Luana Echevenguá Arrieche Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança Eleonora Campos da Motta Santos 14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf  
    15/12/20 Kathleen Oliveira de Avila Fotocosturafetiva: tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea. Cláudio Tarouco de Azevedo 18:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf 18/12/20
    04/02/21 Bárbara Cezano Rody CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas do Cinema Negro no Brasil Larissa Patron Chaves 14:00 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf  

     

     

  • Lançamento do catálogo de exposição – II DESLOCC as paisagens cotidianas: descansar e resistir

    Nesta quinta, dia 14/01/21, às 19 horas, a Editora Nômade e o grupo de pesquisa DES..LOC.C lançarão um catálogo de exposição e farão uma transmissão ao vivo. O II DESLOCC as paisagens cotidianas: descansar e resistir, que conta com a organização de Eduarda Gonçalves e Pedro Parente, é um registro compartilhado da II mostra do grupo, que ocorreu dos dias 17 a 27 de abril de 2018. A transmissão será aqui pelo facebook e contará com a mediação de Marlise Buchweitz e Thiago Rodeghiero. Segundo os organizadores, o catálogo e a exposição “potencializam discussões acerca da produtividade exaustiva da sociedade de consumo movimentada pela política econômica capitalista”.

    https://www.facebook.com/Editoranomadearte/

     

     

  • EDITAL Nº. 5-2020 – distribuição de bolsas PIBMD UFPel

    A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Pelotas torna público que estão abertas as solicitações de cotas de bolsas de mestrado alocadas na PRPPGI, oriundas do Programa PIBM/D UFPel, com distribuição prioritária para alunos ingressantes via acesso afirmativo, conforme Resoluções CONSUN no 5/2017 e 16/2017.

    EDITAL Nº. 5-2020 – distribuição de bolsas PIBMD UFPel,

    EDITAL-No.-5-2020-distribuicao-de-bolsas-PIBMD-UFPel – ANEXOS

  • PPGAVI Convida 11

    Dimensões da Prática: passagens entre arte, ensino e pesquisa

    Nome: Dra Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues, FAV/UFG

    Link YouTube: https://youtu.be/-hOAWNhEn1M

    PhD em Artes pelo Chelsea College of Arts, University of the Arts London – CCW/UAL (2017); Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – FAV/UFG (2008); Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP (2000) onde também obteve a Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte (2003). Professora Adjunto do curso Artes Visuais – Bacharelado da FAV/UFG, onde atua também como Coordenadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e orienta pesquisas de Iniciação Científica baseadas na prática artística que se articulam com os estudos autobiográficos. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), onde desenvolve e orienta projetos vinculados à Linha de Pesquisa (B) Poéticas Artísticas e Processos de Criação. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/FAV/UFG/CNPq), criado no âmbito do projeto de pesquisa “Práticas Artísticas Autobiográficas: intersecções entre prática artística, escritas de vida e decolonialidade”. Coordena o Grupo de Estudos de Metodologias, Métodos e Abordagens da Pesquisa em Arte (GEMMA) que faz parte do Projeto de Pesquisa “Prática Artística como Pesquisa: Metodologias, Métodos, Abordagens e Processos”. Desde 2010 é membro do Comitê Poéticas Artísticas (CPA) da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), da qual é a Presidente para o biênio 2019/2020. É membro da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e da rede RIA – Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e América Latina.

  • PPGAVI Convida 9

    Dia: 04/12/20, sexta-feira
    Horário: 16h

    com Maria Manuela Lopes (Portugal)
    Pratica Artística Transdisciplinar – Memória e Identidade no Laboratório

    link para o público: https://youtu.be/p34InBDv18Y

    Maria Manuela Lopes é artista plástica cuja prática é transdisciplinar, investigando relações de memória e identidade informadas pelas ciências biológicas e investigação médica; a sua obra aparece em formato variado dentro das artes plásticas resultando em instalações multimédia, desenho e performances – ocasionalmente, incluindo materiais biológicos.
    O seu trabalho tem sido mostrado nacional e internacionalmente das quais se destacam recentemente: TRANSDISCIPLINARIDADE | ARTE, CIÊNCIA E NEUROCIÊNCIA (2020), Acquired Immunity (ARS Electronica 2020), Con(Tacto) 2020, FACTT 2020 Toronto (2020), Palimpsesto, Museu de Penafiel (2020), TANNIN FER, retalhos de um processo, Casa Abel Salazar (2019), FACTT Maat Lisboa (Setembro, 2019), (be)coming– pavilhão 31, Lisboa (Novembro 2019) Evolution (FACTT- Toronto, Março 2019) Espacios de Especies, Centro de Cultura Digital, Cidade do Mexico (nov2018-Fev2019); FACTT Evolution SVA Bio Art Laboratory (2018); FACTT. Edp Central Tejo, Lisboa, (2017); FACTT CVA Nova Iorque , EUA (2017); #emMeio8, Museu da República, Brasília, Brasil (2016); SULSAL, Verbeke Foundation, Bélgica (2016); FACTORS 3.0, Centro Artes e letras, St Maria, Brasil, (2016); Kontejner, Zagreb, Croacia (2014); Computer Art for All, UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil (2014) Trace, K N S studio, Farnham, UK, (2013), Key of Life, Festival Arte, Leiden, Holanda (2009); ArtEscapes, UPV, Valencia, Espanha (2007); [PAM], Nova Iorque, (2006); Strange Strolls, Perth Australia (2005), So Prettty, London, Canada (2003), Expect the world Kunsthlerhaus Bethanien, Berlin (2001).
    Estudou escultura na FBA-UP e fez um MA no Goldsmiths College em Londres. Fez Doutoramento por projeto na Universidade de Brighton e UCA- Farnham no Reino Unido na área de Artes Plásticas e Novos Media com um projeto sobre estratégias de representação dos estudos da doença de Alzheimer, sob orientação de João Lobo Antunes, Kathleen Rogers e Judith Williamson. Desenvolveu um Projeto de Investigação Artística de Pós-Doutoramento nas Universidades de Aveiro e do Porto (ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) e i3S Instituto de Investigação e Inovação em Saúde sob orientação de Alexandre Quintanilha, Kathleen Rogers e Rosa Oliveira. O seu projeto Art Making with Memory Matter – a practice based research on the intertwines of art, science and technology, explora e expande as estratégias de representação dos estudos da memória no laboratório através da prática artística aludindo à natureza fluida, complexa e múltipla da memória e seu estudo sobre funcionamento, perda e potenciação. Presentemente é investigadora no i3S como co-responsável pelo programa de Cultural Outreach interface arte/ciência da Instituição. É Professora Coordenadora (de Artes e Multimédia) no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, ISCE Douro onde coordenou o Departamento de Artes e Multimédia de 2016 a 2020.
    Maria Manuela Lopes tem comissariado várias exposições Internacionais de Artes Plásticas, nomeadamente: Palimpsesto (2020), Museu de Penafiel, EM MEIO #11, FBAUL (2019); Matéria Pensamento Tempo Forma (2018) Museu de Penafiel; EM MEIO #9, Museu da FBA-UP (2017); Olhar e Experiência: Interferências no Arquivo, Museu de Penafiel (2017); Enhancement: MAKING SENSE, I3S (2016); Matéria e Media do Invisível: Arqueologia da Memória, Museu de Penafiel (2016); EmMeio#7.0, Museu da Cidade de Aveiro, Casa da Capitania, Museu de Arte Nova, Aveiro (2015). É autora de artigos e capítulos de livros em diversas publicações nacionais e internacionais e tem dado palestras como convidada em variados eventos científicos e culturais.
    Maria Manuela Lopes é também cofundadora e Diretora Adjunta dos programas de residência artística portugueses: Ectopia – Laboratório de experimentação Artística (inicialmente no Instituto Gulbenkian de Ciência, agora com interações com diversas instituições científicas portuguesas) e Cultivamos Cultura, programa de residência artística e investigação em artes visuais em São Luís, Odemira que acolhe projetos de artísticos de interação com a Natureza.
    Maria Manuela Lopes é também diretora da Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne.
    É Chair dos encontros científicos internacionais #Femeeting e #.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia em parceria com as Universidades de Brasília e a Universidade Federal de Goiás.
    Atualmente é da equipe de Coordenação do projeto Europeu Hybrid Lab Network (2019-1-PT01-KA203-061449) em parceria com a Universidade de Aalto (Finlândia) com a Universidade Alma Mater Europeia (Eslovénia) e com a Waag (Países Baixos) onde se desenvolvem estratégias criativas partindo das artes visuais para o ensino de várias áreas de saber no ensino superior. Participou em 2018 como colaboradora responsável da execução de projeto artístico com conteúdos interativos e multimídia de interface Ciencia, Naturza, Arte, para comunicação e disseminação dos resultados do projeto NitroPortugal: Strengthening Portuguese research and innovation capacities in the field of excess reactive nitrogen (acção de Coordenação e Apoio H2020-TWINN-2015 nº 692331). Em 2019 desenvolveu em colaboração o projeto Retratos Tano-Férricos – cruzando arte, ciência e história da ciência, nos 130 anos de Abel Salazar na Universidade do Porto. Em 2020 iniviou o projeto Diversidade humana no espaço da circum-navegação de Magalhães: genética, história e cultura, CIRCNA/CIS/0142/2019 onde participa como investigadora responsável pela criação de um projeto de investigação pela arte, integrado nas recolhas de amostras da diversidade no espaço mundial da circum navegação, e que com as amostras se transformará num projeto de exposição itinerante com abordagem multidisciplinar (Biologia-Genética Populacional Humana, História Antropológica, Geografia-dinâmica populacional, e Artes e Comunicação de Ciência- por narrativas visuais) centrada no contacto entre os diversos grupos encontrados durante essa viagem e representações subsequentes da diversidade humana.