O “III Deslocc – paisagens a domicílio” reúne imagens e vídeos dos integrantes do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPQ/UFPel) e de participantes da disciplina Paisagens Cotidianas e dispositivos de compartilhamento, ministrada no Mestrado em Artes Visuais da UFPel, no segundo semestre de 2020. Os trabalhos foram incitados pela atenção aos modos de existir pela arte e na vida durante a pandemia, provocada pelo COVID19, momento em que nos encontrávamos em grave crise sanitária no Brasil, ainda hoje e talvez nos próximos anos. Assim, recorremos aos cuidados da arte para que pudéssemos viver com saúde mental. E, na casa, nas janelas dos dispositivos digitais compartilhamos imagens e saberes, dialogamos sobre a arte, sob o tema da paisagem, o cotidiano e sobre as concepções de espaço de maneira ampla e atual. A partir da trajetória artística dos 27 participantes foram endereçadas as imagens do cotidiano, desde ‘a e em’ cada casa, perto, na mesma cidade, em Pelotas, no sul sul e longe, em São Paulo, no Paraná, em outras cidades. O link da plataforma digital que acolhe a exposição será compartilhada no dia 27 de agosto às 19h30min durante a live dos organizadores da exposição, Duda Gonçalves (artista visual, professora dos cursos de artes visuais do Centro de Artes, coordenadora do PPG Mestrado em Ates Visuais da UFPel, líder do Deslocc, Adriane Corrêa, mestre artes visuais UFPel, Everton Leite, mestrando artes visuais UFPEL Bolsista CAPES, Barbara Calixto , bolsista IC PIBIPAF/UFPel, Matheus Guilherme, mestrando artes visuais UFPel, Pedro Parente, mestrando artes visuais UFPel, Bolsista CAPES, Rafael de Souza, Bolsista IC FAPERGS/UFPel, Tatiana Duarte, mestre artes visuais UFPel.
Apoio: Mestrado Artes Visuais da UFPel, FAPERGS, CAPES.
Informamos as bancas de defesa de anteprojeto que ocorrerão nos dias 25 e 26 de agosto. As datas e links para acesso às salas onde ocorrerá esta etapa foram enviadas por e-mail anteriormente. Solicitamos que, caso tenha ocorrido algum problema com o e-mail, entre em contato conosco pelo e-mail: ingresso2021ppgavi@gmail.com
QUARTA – 25 DE AGOSTO
Defesas Processo de criação e poéticas do cotidiano
Dia 25
candidat@
19h
Mauricio Bittencourt
19h30min
Barbara Larruscahim da Costa
20h
Beatriz Marques Nolli
21h
Felipe Dias Diaz Carvalho
QUINTA – 26 DE AGOSTO
Defesas Processo de criação e poéticas do cotidiano
Informamos as bancas de defesa de anteprojeto que ocorrerão na data de hoje (24/08/21). As datas e links para acesso as salas onde ocorrerá esta etapa foram enviadas por e-mail anteriormente. Solicitamos que, caso o candidato tenha algum problema com o e-mail, entre em contato conosco pelo e-mail: ingresso2021ppgavi@gmail.com
Defesas Processo de criação e poéticas do cotidiano
Dia 24
candidat@
19h
Larissa Schip Ferreira de Deus
19h30min
Luca Meier Giacaglia
20h
Luiz Henrique Andrade Leão
Defesa do anteprojeto – Educação em artes e processo de formação estética
A convocatória para a segunda edição do FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS, que acontecerá de 02 a 12 de setembro, recebeu 160 inscrições, das quais foram homologadas 139, provenientes de 17 países e de 18 estados do Brasil.
A seleção das videodanças para comporem a mostra de 2021 ficou a cargo da comissão avaliadora convidada, integrada por: Ana Sedeño Valdellós (Espanha), criadora audiovisual e professora da Universidad de Malaga, Espanha; Denise Matta (Brasil), diretora da IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Videodança, na cidade de Ribeirão Preto/SP/Brasil; Leonel Brum (Brasil), professor e coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia; Jose Alirio Peña (Venezuela/Argentina), diretor do CINEVERSATIL – Festival Internacional de Cortometrajes sobre Diversidade, Argentina, e do Festival Internacional de Cine y Vídeo Verde de Venezuela – FESTIVERD; e Wanda López Trelles (Argentina), cofundadora e codiretora do Proyecto Corporalidad Expandida.
O trabalho da comissão avaliadora resultou na seleção de 45 videodanças:
Águas que correm, mulheres que dançam (2021), do Grupo Baila Cassino: Daniela Llopart Castro, Rebeca San Martins, Natália Camargo – Pelotas, RS, Brasil
AMO (2021), de Mônica Fagundes Dantas, Alex Sernambi e Suzi Weber – Porto Alegre, RS, Brasil
Arbasoei (2021), de Ikerne Mendieta – Granada, Espanha
Asab (2021), de Ariane Mondo – Natal, RN, Brasil
Atotoó – Interditos e mistérios do negrocorpo (2019), de Caroline Ribeiro Paz e Bárbara Cezano – Pelotas, RS, Brasil
BAHtucada (2020), de Ederson Zaneti Vergara – Pelotas, RS, Brasil
be still (2020), de Nicole Manoochehri – Los Angeles, EUA
Cap 14 – parte 2: …olhar para além do que se vê…um convite a percepção… (2021), de Andreza Aguida, Tiago Nogueira e Rogério Ortiz – São Paulo, SP, Brasil
Celestial Body (2021), de Danielle Suzanne Willis Denton – Texas, EUA
Chicharras (2021), de Carola Reboredo – La calera, Argentina
Contágio (2019), de Nicole Correa Freitas – Porto Alegre, RS, Brasil
Dança sem medo – Dance without fear (2020), de Sol Dugatkin – Santiago, Chile
Desverrante (2020), de Mathias Lobo, Alexandre Tadra e Rodrigo de Castro – Curitiba, PR, Brasil
ECDISE (2021), de Tainá Madruga Romero – Pelotas, RS, Brasil
Ela ousou saber (2020), de Luciana Campos, Ingrid Laurentino, Ana Carolina G. Martins, Naira Silva, Amanda Freitas Faria e Luciana Campos – Mogi das Cruzes, SP, Brasil
Encobertos (2019), de Lilian Seixas Graça – Salvador, Ba, Brasil
Ensaio para o início do fim (2021), de Raquel Machado Pereira – Hortolândia, SP, Brasil
Entre Estrelas e Raízes (2021), de Giselle Paes Horacio – Capivari de Baixo, SC, Brasil
Fio Condutor (2020), de Tales Frey – Porto, Portugal
Glare (2020), de Smangaliso Ngwenya – Johannesburg, África do Sul
Interlocuções com a Cidade (2020), de Fernanda Amaral – São Paulo, SP, Brasil
Invisible (2020), de Diana Vignolles, Gastón Fleitas, Franco Quagliardi, Lilian Queñón e Guadalupe Dominguez – Buenos Aires, Argentina
Irrational (2020), de Francesca Poglie, Martina Beraldo, Luca Ghedini e Nicola Lunardelli – Barcelona, Espanha
La tarde infinita (2021), de Melanie Alfie – Buenos Aires, Argentina
Limítrofe (2020), de Sofía del Mar Collins e Maidelise Ríos Medina – San Juan, Porto Rico
Luvemba (2021), de Maria Clara Laet de Almeida e Silva – São Paulo, SP, Brasil
Maromba (2021), de Monica da Silva e Souza – Parintins, AM, Brasil
Matéria Bruta (2019), de Renan de Lima Turci – Curitiba, PR, Brasil
Misunderstandings (Fraintendimenti) (2020), de Alexandre Manuel, Jimmie Santoni, Elisa Carletti e Federica Squadroni – Jesi, Itália
Morada (2021), de Luisa Cunha Machala – Belo Horizonte, MG, Brasil
Mujeres Infinitas (2020), de María Claudia Mejía Alvarez – Medellín, Colômbia
ON LOCK (2021), de Azize Sousami – Londres, Inglaterra
Os Espaços Entre Nós (2021), de Mônica Yumi Jardim da Silveira, Adeniran Balthazar, Bianca Meciano, Henrique Soares Dias e Mateus Paludetti – Campinas, SP, Brasil
Out of the folds of women (2020), de Anabella Lenzu – Nova Iorque, EUA
QU4RT (2020), de Fernando Quinteros Muniz – Porto Alegre, RS, Brasil
Redoma (2021), de Pedro Vitor Pontes Ferraz – Recife, PE, Brasil
Seres do Meio (2021), do Rua em Cena Companhia de Dança – Pelotas, RS, Brasil
Skin to Nature (2021), de SueKi Yee – Penang, Malásia
SOLO (2020), de Uladzimir Slizhyk – Bielorrusia
Suspended (2020), de Filomena Rusciano – Sant’Agata de’ Goti, Itália
TEMOR (2020), de Adriano André Rosa da Silva, Alvaro Dantas, Clébio Oliveira e Jania Santos – Natal, RN, Brasil
The neighbor/O vizinho (2021), de Flakorojas – Bruxelas, Bélgica
Travessias (2020), de Maryah Monteiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Trilogía Monocromática: Negro (2019), de Fausto Jijón Quelal – Cidade do México, México
Whispers to Myself (2021), de Ana Claudia Marra – São Paulo, SP, Brasil
ORGANIZAÇÃO DO FIVRS
Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI – UFPel
Curso de Dança – Centro de Artes – UFPel
Fundação ECARTA
APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Proyecto Corporalidad Expandida
Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento – IMARP
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS
Informamos que as datas e horários da 3º etapa do edital de seleção de aluno regular – bancas de defesa de anteprojeto, serão enviados por e-mail. O link para as mesmas será enviado na segunda-feira, também por e-mail. Fiquem atentos!
O Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2021 – tem a honra de anunciar que realizará a premiére brasileira da videodança Song of Songs (2020), de Douglas Rosenberg (Oregon, Wisconsin, USA), no dia 07 de setembro, às 19h, pelo canal do I FIVRS no Youtube.
Douglas Rosenberg Profile (Art – Video) é artista, pesquisador, teórico e professor que trabalha com videodança, performance e representações interdisciplinares da performance. É professor e decano do Departamento de Arte da Universidade de Wisconsin-Madison. Autor dos livros Screendance: Inscribing the Ephemeral Image (2021) e The Oxford Handbook of Screendance Studies (2016), e editor fundador do The International Journal of Screendance. Seus trabalhos de vídeo, instalação e performance vêm sendo exibidos internacionalmente há mais de trinta anos, e já receberam o reconhecimento de várias instituições, como The Rockefeller Foundation, The Soros Foundation, MAP Fund em Nova York e o James D. Phelan Art Award in Video. As exibições mais recentes de seu trabalho incluem a Limerick City Gallery of Art, na Escócia, o Lincoln Center, de Nova York e o Festival Ciné-Corps de Paris. Song of Songs é seu trabalho mais recente.
Song of Songs (2020, 20′) é uma evocação profundamente pessoal do poema erótico em prosa “Cântico dos Cânticos”, do Antigo Testamento. Filmado em preto e branco com partitura original para violoncelo, evoca um espaço cinematográfico contemplativo e austero. Song of songs transforma o ritual em arte performática, para ser encantado, envolto e envolvido no sublime, no imaginado e no familiar.
Após a exibição, às 19h30min, Douglas Rosenberg conversa sobre o trabalho com Alexandra Gonçalves Dias – artista, pesquisadora e professora do Curso de Dança da UFPel, em uma live transmitida pelo no Canal do FIVRS no YouTube.
O evento marca a abertura do I Seminário Internacional FIVRS.
FIVRS – 2º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul | Universidade Federal de Pelotas
DIRETORAS
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI – UFPel
Curso de Dança – Centro de Artes – UFPel
Fundação ECARTA
APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Proyecto Corporalidad Expandida
Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento – IMARP
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS