Première Song of Songs (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, Estados Unidos.
07 de setembro às 19h – Canal FIVRS do Youtube
de 07 a 11 de setembro – Sala Cecy Frank, Casa de Cultura Mário Quintana, de Porto Alegre
Mostra de Curtas-metragens 8 M FICCE (2021)
Curaduría Colectiva de Proyecto Corporalidad Expandida
Festival Internacional Corporalidad Expandida – FICE. Direção: Ladys Gonzalez e Wanda López Trelles
08 de setembro – Canal FIVRS do Youtube (durante todo o dia)
de 07 a 11 de setembro – Sala Cecy Frank, Casa de Cultura Mário Quintana, de Porto Alegre
TERRITORIO ( 2019, 13’ 42), de Irina Hayipanteli – Malena Martínez, Argentina.
ADELA (2017,14’22), de Evangelina Montes, Argentina.
CUERPA Y TIERRA (2019, 11’55), de Chiro Castellanos Hernández, Colombia.
AILÍN EN LA LUNA (2019, 5’00), de Claudia Ruiz, Argentina.
¡CUERPE MANIFIESTE! (2019, 3’20), De Verónica Pérez Vega (Inst. Isabel Taboga), Argentina.
SARI (2020, 7’15), de María José Bejarano Salazar – Subhashini Goda – Tainá Louven, Reino Unido.
Mostra Panorama IMARP de 2014 A 2020
Curadoria: Denise da Matta
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança. Direção: Denise Matta e Cia de Dança Abrindo Portas
09 de setembro – Canal FIVRS do Youtube (durante todo o dia)
O Grupo de Pesquisa Arte e sua história: visualidades, discursos e sentidos, promove e convida para o Seminário Online LEITURAS DO PRESENTE.
O projeto de extensão – Leituras do Presente – pretende dar continuidade as interlocuções entre universidade e sociedade, no campo da Arte e da Cultura. Tem como objetivo possibilitar espaços-tempos para a formação contínua e permanente dos jovens artistas, educadores e educadoras da arte e da comunidade da Região Austral do Rio Grande do Sul; socializando saberes e experiências entre os sujeitos envolvidos. Estimular o debate sobre questões emergenciais que se apresentam na sociedade culturalmente globalizada e hipercultural para entendimento do sujeito contemporâneo e suas inquietações, a sedução pelos meios eletroeletrônicos, da sociedade hedonista e os novos ensaios de sociabilidade inscritos nos enunciados da discursividade das tipologias da arte vigente e seus dispositivos,
que requerem uma disponibilidade intelectual para manter uma relação dialógica entre seus propositores, dispositivos de arte e o público.
O Seminário será online, realizado quinzenalmente, com temas relacionados à produção e reflexão da arte atual, com a participação de convidados.
Plataforma: WEBConf – UFPel
Periodicidade: de setembro/novembro de 2021 e de março/ setembro 2022
Tempo de duração: 1h e 30 min
Dia e horário: quinta-feira, 19 h
A segunda edição do Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (Fivrs) ocorrerá entre os dias 2 a 12 de setembro e terá a apresentação de 45 trabalhos, selecionados pela comissão avaliadora convidada, conformada neste ano por Ana Sedeño Valdellós (Espanha), Denise Matta (Brasil), Leonel Brum (Brasil), Jose Alirio Peña (Venezuela/Argentina) e Wanda López Trelles (Argentina). As 45 videodanças selecionadas são oriundas de 10 estados do Brasil e de 13 países de diferentes continentes, e foram distribuídas em quatro programas, que buscam desvelar alguns dos diálogos percebidos entre as produções: “O corpo não esquece, incorpora”; “Corpos em movimento para sentir o mundo”; “Corpografias femininas que narram o tempo presente”; “Entre corpos plurais e repertórios diversos, poéticas de reconexão”. Link do trailer do festival: https://youtu.be/Lu3hss-sef0
O FIVRS é uma realização do Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Fundação Ecarta.
A exibição da mostra do festival ocorrerá de maneira híbrida, virtualmente no site e no canal YouTube do FIVRS e de maneira presencial na Galeria Ecarta.
Arte sonora: experimentalismo e pesquisa artística
Pedro Gomes Ferraz
Arte sonora: experimentalismo e pesquisa artística
Renata Schmidt de Arruda Gomes
Arte sonora: experimentalismo e pesquisa artística
Vanessa Corso Bressan
Arte sonora: experimentalismo e pesquisa artística
Claudia Iara Mendes Velleda
Contextos de interação artística na contemporaneidade
Bianca Perazzolo Lucas
Desenho do Corpo, o Corpo que Desenha
Rafaela Inácio Jaques
Desenho do Corpo, o Corpo que Desenha
Tatiane Carijio Zucchetti
Desenho do Corpo, o Corpo que Desenha
Yasmin Boemeke Vieira
Desenho do Corpo, o Corpo que Desenha
Juliana Andrade Lund
Estudos da imagem: visualidade, arte e leituras
Laís Vignoles Neve
Estudos da Imagem: Visualidade, Arte e Leituras
Maria Carolina Garcia Ramos
Estudos da imagem: visualidade, arte e leituras
Marília Claudia Favreto Sinãni
Estudos da imagem: visualidade, arte e leituras
Paula Pereira Pinto
Estudos da imagem: visualidade, arte e leituras
Sara Pinkoski Luzzardi
Paisagens cotidianas e dispositivos de compartilhamentos
Início das aulas: 08/09/2021, pelo E-aula.
OBS: as matrículas dos candidatos aprovados neste edital, sem pendencia de documentação, serão realizadas automaticamente. Os(as) candidatos que enviaram atestado de conclusão, Érico Pacheco Machado, Yasmin Boemeke Vieira e Maria Carolina Garcia Ramos, serão matriculados DESDE QUE, conforme o edital, enviem o DIPLOMA DA GRADUAÇÃO, até o dia 02/09/21. Para maiores informações: ufpel.ppgavi@gmail.com
O “III Deslocc – paisagens a domicílio” reúne imagens e vídeos dos integrantes do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPQ/UFPel) e de participantes da disciplina Paisagens Cotidianas e dispositivos de compartilhamento, ministrada no Mestrado em Artes Visuais da UFPel, no segundo semestre de 2020. Os trabalhos foram incitados pela atenção aos modos de existir pela arte e na vida durante a pandemia, provocada pelo COVID19, momento em que nos encontrávamos em grave crise sanitária no Brasil, ainda hoje e talvez nos próximos anos. Assim, recorremos aos cuidados da arte para que pudéssemos viver com saúde mental. E, na casa, nas janelas dos dispositivos digitais compartilhamos imagens e saberes, dialogamos sobre a arte, sob o tema da paisagem, o cotidiano e sobre as concepções de espaço de maneira ampla e atual. A partir da trajetória artística dos 27 participantes foram endereçadas as imagens do cotidiano, desde ‘a e em’ cada casa, perto, na mesma cidade, em Pelotas, no sul sul e longe, em São Paulo, no Paraná, em outras cidades. O link da plataforma digital que acolhe a exposição será compartilhada no dia 27 de agosto às 19h30min durante a live dos organizadores da exposição, Duda Gonçalves (artista visual, professora dos cursos de artes visuais do Centro de Artes, coordenadora do PPG Mestrado em Ates Visuais da UFPel, líder do Deslocc, Adriane Corrêa, mestre artes visuais UFPel, Everton Leite, mestrando artes visuais UFPEL Bolsista CAPES, Barbara Calixto , bolsista IC PIBIPAF/UFPel, Matheus Guilherme, mestrando artes visuais UFPel, Pedro Parente, mestrando artes visuais UFPel, Bolsista CAPES, Rafael de Souza, Bolsista IC FAPERGS/UFPel, Tatiana Duarte, mestre artes visuais UFPel.
Apoio: Mestrado Artes Visuais da UFPel, FAPERGS, CAPES.
Informamos as bancas de defesa de anteprojeto que ocorrerão nos dias 25 e 26 de agosto. As datas e links para acesso às salas onde ocorrerá esta etapa foram enviadas por e-mail anteriormente. Solicitamos que, caso tenha ocorrido algum problema com o e-mail, entre em contato conosco pelo e-mail: ingresso2021ppgavi@gmail.com
QUARTA – 25 DE AGOSTO
Defesas Processo de criação e poéticas do cotidiano
Dia 25
candidat@
19h
Mauricio Bittencourt
19h30min
Barbara Larruscahim da Costa
20h
Beatriz Marques Nolli
21h
Felipe Dias Diaz Carvalho
QUINTA – 26 DE AGOSTO
Defesas Processo de criação e poéticas do cotidiano
Informamos as bancas de defesa de anteprojeto que ocorrerão na data de hoje (24/08/21). As datas e links para acesso as salas onde ocorrerá esta etapa foram enviadas por e-mail anteriormente. Solicitamos que, caso o candidato tenha algum problema com o e-mail, entre em contato conosco pelo e-mail: ingresso2021ppgavi@gmail.com
Defesas Processo de criação e poéticas do cotidiano
Dia 24
candidat@
19h
Larissa Schip Ferreira de Deus
19h30min
Luca Meier Giacaglia
20h
Luiz Henrique Andrade Leão
Defesa do anteprojeto – Educação em artes e processo de formação estética
A convocatória para a segunda edição do FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS, que acontecerá de 02 a 12 de setembro, recebeu 160 inscrições, das quais foram homologadas 139, provenientes de 17 países e de 18 estados do Brasil.
A seleção das videodanças para comporem a mostra de 2021 ficou a cargo da comissão avaliadora convidada, integrada por: Ana Sedeño Valdellós (Espanha), criadora audiovisual e professora da Universidad de Malaga, Espanha; Denise Matta (Brasil), diretora da IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Videodança, na cidade de Ribeirão Preto/SP/Brasil; Leonel Brum (Brasil), professor e coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia; Jose Alirio Peña (Venezuela/Argentina), diretor do CINEVERSATIL – Festival Internacional de Cortometrajes sobre Diversidade, Argentina, e do Festival Internacional de Cine y Vídeo Verde de Venezuela – FESTIVERD; e Wanda López Trelles (Argentina), cofundadora e codiretora do Proyecto Corporalidad Expandida.
O trabalho da comissão avaliadora resultou na seleção de 45 videodanças:
Águas que correm, mulheres que dançam (2021), do Grupo Baila Cassino: Daniela Llopart Castro, Rebeca San Martins, Natália Camargo – Pelotas, RS, Brasil
AMO (2021), de Mônica Fagundes Dantas, Alex Sernambi e Suzi Weber – Porto Alegre, RS, Brasil
Arbasoei (2021), de Ikerne Mendieta – Granada, Espanha
Asab (2021), de Ariane Mondo – Natal, RN, Brasil
Atotoó – Interditos e mistérios do negrocorpo (2019), de Caroline Ribeiro Paz e Bárbara Cezano – Pelotas, RS, Brasil
BAHtucada (2020), de Ederson Zaneti Vergara – Pelotas, RS, Brasil
be still (2020), de Nicole Manoochehri – Los Angeles, EUA
Cap 14 – parte 2: …olhar para além do que se vê…um convite a percepção… (2021), de Andreza Aguida, Tiago Nogueira e Rogério Ortiz – São Paulo, SP, Brasil
Celestial Body (2021), de Danielle Suzanne Willis Denton – Texas, EUA
Chicharras (2021), de Carola Reboredo – La calera, Argentina
Contágio (2019), de Nicole Correa Freitas – Porto Alegre, RS, Brasil
Dança sem medo – Dance without fear (2020), de Sol Dugatkin – Santiago, Chile
Desverrante (2020), de Mathias Lobo, Alexandre Tadra e Rodrigo de Castro – Curitiba, PR, Brasil
ECDISE (2021), de Tainá Madruga Romero – Pelotas, RS, Brasil
Ela ousou saber (2020), de Luciana Campos, Ingrid Laurentino, Ana Carolina G. Martins, Naira Silva, Amanda Freitas Faria e Luciana Campos – Mogi das Cruzes, SP, Brasil
Encobertos (2019), de Lilian Seixas Graça – Salvador, Ba, Brasil
Ensaio para o início do fim (2021), de Raquel Machado Pereira – Hortolândia, SP, Brasil
Entre Estrelas e Raízes (2021), de Giselle Paes Horacio – Capivari de Baixo, SC, Brasil
Fio Condutor (2020), de Tales Frey – Porto, Portugal
Glare (2020), de Smangaliso Ngwenya – Johannesburg, África do Sul
Interlocuções com a Cidade (2020), de Fernanda Amaral – São Paulo, SP, Brasil
Invisible (2020), de Diana Vignolles, Gastón Fleitas, Franco Quagliardi, Lilian Queñón e Guadalupe Dominguez – Buenos Aires, Argentina
Irrational (2020), de Francesca Poglie, Martina Beraldo, Luca Ghedini e Nicola Lunardelli – Barcelona, Espanha
La tarde infinita (2021), de Melanie Alfie – Buenos Aires, Argentina
Limítrofe (2020), de Sofía del Mar Collins e Maidelise Ríos Medina – San Juan, Porto Rico
Luvemba (2021), de Maria Clara Laet de Almeida e Silva – São Paulo, SP, Brasil
Maromba (2021), de Monica da Silva e Souza – Parintins, AM, Brasil
Matéria Bruta (2019), de Renan de Lima Turci – Curitiba, PR, Brasil
Misunderstandings (Fraintendimenti) (2020), de Alexandre Manuel, Jimmie Santoni, Elisa Carletti e Federica Squadroni – Jesi, Itália
Morada (2021), de Luisa Cunha Machala – Belo Horizonte, MG, Brasil
Mujeres Infinitas (2020), de María Claudia Mejía Alvarez – Medellín, Colômbia
ON LOCK (2021), de Azize Sousami – Londres, Inglaterra
Os Espaços Entre Nós (2021), de Mônica Yumi Jardim da Silveira, Adeniran Balthazar, Bianca Meciano, Henrique Soares Dias e Mateus Paludetti – Campinas, SP, Brasil
Out of the folds of women (2020), de Anabella Lenzu – Nova Iorque, EUA
QU4RT (2020), de Fernando Quinteros Muniz – Porto Alegre, RS, Brasil
Redoma (2021), de Pedro Vitor Pontes Ferraz – Recife, PE, Brasil
Seres do Meio (2021), do Rua em Cena Companhia de Dança – Pelotas, RS, Brasil
Skin to Nature (2021), de SueKi Yee – Penang, Malásia
SOLO (2020), de Uladzimir Slizhyk – Bielorrusia
Suspended (2020), de Filomena Rusciano – Sant’Agata de’ Goti, Itália
TEMOR (2020), de Adriano André Rosa da Silva, Alvaro Dantas, Clébio Oliveira e Jania Santos – Natal, RN, Brasil
The neighbor/O vizinho (2021), de Flakorojas – Bruxelas, Bélgica
Travessias (2020), de Maryah Monteiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Trilogía Monocromática: Negro (2019), de Fausto Jijón Quelal – Cidade do México, México
Whispers to Myself (2021), de Ana Claudia Marra – São Paulo, SP, Brasil
ORGANIZAÇÃO DO FIVRS
Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI – UFPel
Curso de Dança – Centro de Artes – UFPel
Fundação ECARTA
APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Proyecto Corporalidad Expandida
Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento – IMARP
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS
CONTATO
Email: fivrs.videodanca@gmail.com
Exibindo registro(s) 201 a 210 de 647 encontrado(s).