Acontece hoje, dia 11 de novembro, a abertura da mostra híbrida do FIVA SPMAV 2021.
Às 18h, abertura da mostra virtual no Canal do FIVA SPMAV – que ficará disponível para o livre acesso até o dia 22 de novembro
Às 19h30min, projeção na fachada do Museu Leopoldo Gotuzzo – Malg – e sempre nesse mesmo horário até o dia 13 de novembro.
As 66 obras selecionadas estão organizadas em 5 programas, que compõem a mostra deste ano.
Paisagens na interface são janelas para o mundo
Electric Window (2021, 03’30), de Muriel Paraboni, Santa Maria, RS – Brasil
Development (2020, 04’16), de Miguel Antonio Contreras, Caracas – Venezuela
Oruga – Chancha Via Circuito y El Búho (2020, 04’26), de Daniela Pinto Castillo, Antigua – Guatemala
Traces:Lights (2019, 03′), de Jean-Michel Rolland, Marselha – França
Gazing (2021, 04′), de Siavash Kheirkhah, Noruega
I was where I was (2021, 02’01), de Gabriele Rossi, Paris – France
Memory of us (2021, 04’05), de Niko Tiainen, Rauma – Finlândia
Inconsolable (2021, 03’52), de Michel Pavlou, Noruega
Parenthesis (2021, 04′), de Vasilios Papaioannu, Washington – USA
SO-FI (2020, 02’13), de Francine Nunes de Lima, Santa Maria, RS – Brasil
hai quases (2021, 05′), de Lilian schmeil Lilian Schmeil, Florianópolis, SC – Brasil
Dies in Lumine (2021, 04’36), de Nagia Siouli, Atenas – Grécia
Derroche (2019, 01’30), Mayra Huerta Jiménez, Tijuana, Baja California – México
APA (2021, 03′), de Maisha Maene and Leo Nelki, DR Congo
Deixamos rastros por onde passamos
Beyond The Body and Gender II (2021, 04’56), de Debashish Paul, Bengala Occidental – Índia
Entropia 03 (2021, 04’42), de Isabel Pérez del Pulgar, Douarnenez – França
Year of the Sun (2020, 04’50), de Paulius Sliaupa and Elia Claessen, Vilnius – Lituânia
Unreliable Narrator (2021, 02’52), de Ianni Barros Luna, Brasília, DF – Brasil
Risco (2020, 04’15), de Luisa Cunha Machala, Belo Horizonte, MG – Brasil
Ficción Natural (2020, 01’10), de Maria Belen Robeda, La Plata, Buenos Aires – Argentina
Olmè (2020, 05′), de Salvatore Insana, Roma – Itália
Farewell (2021, 04’05), de Amadeus Coletta, São Paulo, SP – Brasil.
On a stormy day (2021, 02’24), de Gil Zablodovsky, Bat Yam – Israel
Haïku d’hiver – 9 (2019, 05′), de Muriel Montini, Paris – França
MECANISMO (2020, 04’14), de Flakorojas (José Rojas), Bruxelas, Bélgica
07911/2007/001/2015 (2021, 04′), de Maria Malpa, Belo Horizonte, MG – Brasil
Demencia climática (2019, 04′), de Laura & Sira Cabrera, Madrid – Espanha
Discriminação e Preconceito (2021, 05′), de Marcel Leandro Szymanski, Curitiba, PR – Brasil
Fabulações audiovisuais
Victoria (2020, 0’56), de Pablo Benjamín Nieto Mercado, Tultitlán, Lomas de Cartagena – México
The First After-Corona Kiss (2020, 04’05), de Maria Korporal, Berlim – Alemanha
Nirvana (2021, 03′), de Fran Orallo, Glasgow – Escócia
43 (2020, 04’55), de Enrica Sirigu, Cagliari – Itália
A Mundane Experience (2020, 04’38), de Calum Stamper, Northallerton, Reino Unido
Fixing a Hole (2019, 03’10), de Pierre Ajavon, Paris, França
QUEIMA I (2021, 01’20), de Rafael Carvalho de Albuquerque, Curitiba, PR – Brasil
Gates (2020, 01’57), de Mattia Sugamiele, Itália
The end of the signifiers (2021, 03’15), de José M. Delgadillo , San Luis Potosí – México
Family origin (2021, 04′), de Roberto Andres Flores Muñoz, Lima – Perú
Videostalgia, four films in reverse (2020, 03’21), de James Johnson-Perkins, Chequião – China
Like a rat in a cage – an infodemic short video (2020, 02’27), de Matteo Campulla, Milão – Itália
Transgressão – Uma visão pós-humana (2021, 02’), de Hernando Urrutia, Funchal – Portugal
The left hand of darkness (2019, 4’10), de Sara Bonaventura, Preganziol – Itália
*restored (2021, 04’31), de blanche the vidiot (Szabina Péter e Kristóf János Bodnár), Debrecen – Hungria
Chicken Dinner (2020, 01′), de Natasha Cantwell, Melbourne – Australia
Corporeografias
Plenitude (2020, 05′), de Guilherme Bergamini, Belo Horizonte, MG – BR
Não é o sol que faz sombra (2020, 02’57), de Victor Augusto Oliveira Mota, Salvador, BA – Brasil
Caos (2020, 03’39), de Fernando Vidal – Araucária, PR, Brasil
O que o vento leva? (2020, 01’51), de Flávia Luana de Souza Lopes, Parnamirim, RN – Brasil
Dark matter, Red lines and Stendhal imprint (2021, 04’36), de Sylvain Souklaye, Brooklyn – EUA
Woodworm Lab (2020, 03’33), de Nacho Recio, Málaga – Espanha
Oficina do Diabo (2020, 03’21), de Caim Pacheco, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Paralelo Exit (2019, 04’55), de Jonhnata Samuel Oliveira de Lima, Natal, RN – Brasil
Días de sombrilla (2019, 02’43), de Julian Martinez, Pereira – Colômbia
Unisono (2019, 05′). de Vilma Tihilä & Sami Hokkanen, Helsinque – Finlândia
Como Dançar Funk (2021, 02′), de Ilana Paterman Brasil, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Memórias incorporadas
The End (2021, 02’51), de Kateryna Berlova, Ucrânia
Heart Beats (2021, 04’07), de Anabella Lenzu, Nova Iorque – EUA
Restos Mortais (2021, 05′), Paula Solaris, Porto Alegre, RS – Brasil
I have no words (2021, 04’29), de Eija Marita Temisevä, Finlandia
Flies – less skin (2021, 03’56), de Francesca Bonfatti, Itália
Asphyxia (2020, 02’48), de Alina Tofan, Bucharest
Entelechia Obscura (2021, 04′), de Cristiano Panepuccia, Roma – Itália
return…back…return (2020, 03’04), de Johannes Christopher Gerard, Haia – Países Baixos
Vitória – em Memória (2020, 04’24), de Paulo Cesar Ferreira da Silva, Rio Grande, RS – Brasil
Metal e Sangue (2020, 01’51), de Annalies Barbosa Borges, Fortaleza, CE – Bra
Apostásias (2021, 03’28), de Felipe Esparza Pérez, França
ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2021
Coordenação
Rosângela Fachel – UFPel
Gabriela Motta – UFPel
Comissão organizadora
Carolina Fogaça Tenotti – UFPel
Giulianna Picolo Bertinetti – UFPel
Guilherme Susin Sirtoli – UFPel
Júlia Petiz Porto – UFPel
José Paulo Portela – UFPel
Wagner Ferreira Previtali – UFPel
Comissão avaliadora convidada
Estêvão da Fontoura – artista multimídia, IFRS – Osório
Joacelio Batista – TIMELINE:BH – Festival Internacional de Videoarte em Belo Horizonte
Mariane Rotter – artista visual, UERGS
Raquel Andrade – artista visual, IFRS – Rio Grande
Expografia
Rosângela Fachel – UFPel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Apoio
Corredor 14, Pelotas @corredor_14
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav
Em sua terceira edição, o FIVA SPMAV 2021, que acontece no marco das atividades do Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais – SPMAV, do Programa de Pós-graduação Artes Visuais, homologou 204 inscrições, advindas de 35 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Belarus/Bielo Rússia, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Congo, Croácia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Inglaterra, Israel, Itália, Lituânia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suíça, Tailândia, Ucrânia e Venezuela, e de 15 estados do Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
A seleção dos trabalhos que irão compor os programas da mostra do festival está a cargo da Comissão Avaliadora convidada, composta por:
Estêvão da Fontoura é artista multimídia e professor inquieto, acredita na transformação da sociedade pela educação e pela arte. Sua trajetória conta com participação em projetos reconhecidos no contexto nacional, como o “Projeto Casa Grande”, vencedor do Prêmio FUNARTE de Arte Negra (2012), regional, como a seleção para o 67o Salão Paranaense (2021), estadual, como o projeto “Desobeciência: arte e ciência no tempo presente”, contemplado pelo edital FAC Movimento (2019) da SEDAC-RS, e local, como o projeto “Fora da Gaiola: tensionamentos da paisagem sonora”, realizado com fomento do edital “Jogue Limpo com a Cultura”, da Prefeitura Municipal de Osório/RS em 2020.
Joacelio Batista é artista visual e filmmaker. Cocriador e cocurador da TIMELINE:BH Festival Internacional de Videoarte em Belo Horizonte, Brasil, desde 2015. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil. Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, Portugal. Graduado em Cinema de Animação e Desenho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Mariane Rotter é artista visual e professora. Atualmente realiza doutoramento em Artes Visuais, pelo Programa de Pós-graduação em Artes – PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É Professora Assistente no Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. Coordena o Núcleo de Fotografia da Uergs e integra o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais. Desde 2002, desenvolve o projeto Meu ponto de vista, onde fotografa o seu cotidiano a um metro e trinta do chão, apresentando um olhar não usual, realizando autorretratos incomuns, sob o seu ponto de vista.
Raquel Andrade é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande. Líder do grupo de pesquisa Humanizar o humano: arte, corpo, linguagem e meio ambiente (IFRS/CNPq); Criadora e coordenadora do Núcleo de Produção audiovisual OfCine, IFRS. Idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, Rio Grande, Brasil, desde 2016.
Em breve, divulgaremos a lista de videoartes selecionadas!
A mostra FIVA SPMAV 2021 poderá será exibida em seu canal do Youtube e será projetada na fachada do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG.
FIVA SPMAV Festival Internacional Videoarte SPMAV
ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2021
Coordenação
Rosângela Fachel – UFPel
Gabriela Motta – UFPel
Comissão organizadora
Carolina Fogaça Tenotti – UFPel
Giovani Bosica – UFPel
Guilherme Susin Sirtoli – UFPel
Júlia Petiz Porto – UFPel
José Paulo Portela – UFPel
Wagner Ferreira Previtali – UFPel
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
APOIADORES
Corredor 14, Pelotas @corredor_14
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav
A Professora Ana Maio do PPGAVI – UFPel / ILA – FURG e a Professora Andrea Ortigara do ICH – UFPel convidam para submissão de resumo ou relato de experiência no Grupo de Trabalho 14 – “Geografia e Arte: formas de pensar e fazer o cotidiano” junto ao VII Encontro Humanístico Multidisciplinar e ao VI Congresso Latino-Americano De Estudos Humanísticos Multidisciplinares do Instituto Conexão Sociocultural (CONEX) e do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), com apoio da UNIPAMPA.
O evento ocorrerá entre 13 e 17 de dezembro de 2021. Para submissão de resumo ou relato de experiência acesse o site: https://claec.org/ehm/grupos-de-trabalho/
Data | Discente | Título | Orientador | Hora | Local |
06/01/21 | Tais Dias Galindo | Um corpo próprio: a representação da imagem da mulher em obras de artistas contemporâneas | Nádia da Cruz Senna | 18h | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
27/04/21 | Maicon Fernando Oliveira Barbosa | As visualidades da performance na cena LGBTQIA+: arte, educação e diversidade | Eleonora Campos da Motta Santos | 14h | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
29/04/21 | Marcos Aurélio do Carmo Alvarenga | “MANGÁS BARA: As imagens de sexo explícito gay na arte sequencial nipônica” | Angela Raffin Pohlmann | 14h30 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
10/09/21 | Cássia Camila Cavalheiro Fernandes | Casas Culturais Feministas: da Experiências a Reflexão Crítica | Gabriela Kremer da Motta | 14h30 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
30/11/21 | Guilherme Susin Sirtoli | Metodologias em arte/educação desenvolvidas ao sul do Brasil: un Sur Adelante | Úrsula Rosa da Silva | 14h | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
03/12/21 | Carolina Fogaça Tenotti | O museu como instrumento educacional: caminhos e descaminhos | Úrsula Rosa da Silva | 9h | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
25/10/21 | Matheus Guilherme de Oliveira | Retrato e Abrigo: A representação pictórica dos invisibilizados na cidade contemporânea | Eduarda Azevedo Gonçalves | 17h | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
05/11/21 | Julia Petiz Porto | TRAMOIA: Narrativas e reflexões sobre a costura e o bordado nas artes visuais | Angela Raffin Pohlmann | 14h | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
Data | Discente | Título | Orientador | Hora | Local |
26/03/21 | Isadora Cristina Bortolossi Rodrigues | Carta de Amor aos Fantasmas: Glitch, Web Arte e Vaporwave na construção de uma poética visual sobre relacionar-se à distância. | Angela Raffin Pohlmann | 14:30 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
05/04/21 | Amanda Machado Madruga | Curadoria e Feminismos: processos de criação em exposições de arte contemporânea. | Lauer Alves Nunes dos Santos | 10:00 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
28/04/21 | Caroline Ribeiro Paz | Entre as Palhas de Xapanã: sentidos e conexões para criação etno-performativa | Thiago Silva de Amorim Jesus | 14:00 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
21/05/21 | Jaciara Jorge | Componente Curricular Arte: Percursos Formativos e Docência em Dança na Escola | Carmen Anita Hoffmann | 10:00 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
30/09/21 | Camila Porto Burguêz | Dark Pop: histórias não contadas sobre a maldade | Felipe Merker Castellani | 10:00 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
11/11/21 | Bianca Mörschbächer | Ensino de desenho digital na graduação em design digital da UFPEL: relato de experiência de estágio docente | Lúcia Bergamaschi Costa Weymar | 13:30 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
12/11/21 | Hamilton Oliveira Bittencourt Junior | URBXTRACT: a extração geométrica pelo olhar no enquadramento da fotografia urbana | Angela Raffin Pohlmann | 14:00 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
25/11/21 | Dhara Fernanda Nunes Carrara | MEU CORPO, MINHA ARTE: (Des)Construção de imaginários através da poética | Cláudia Mariza Mattos Brandão | 14:00 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
26/11/21 | Berenice Knuth Bailfus | Compartilhando experiências estéticas, reforçando afetos e concretizando aprendizagens: potencialidades das artes visuais impulsionando cuidados para com a vida. | Cláudia Mariza Mattos Brandão | 09:00 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
03/12/21 | Mara Regina da Silva Nunes | Comunidade Balneário dos Prazeres: Caminhar, Fotografar e microações-eco-artísticas. | Alice Jean Monsell | 15:00 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
07/12/21 | Beliza Gonzales Rocha | Toda la piel de América en mi piel: poéticas etnoperformativas em diálogo com o Encuentro América Unida | Thiago Silva de Amorim Jesus | 19:00 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
16/12/21 | Renan Silva do Espirito Santo | Mediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente | Úrsula Rosa da Silva | 14:30 | Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf |
O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel convida para a Aula Magna Novas perspectivas: sistema da arte e internet no Brasil durante a pandemia proferida pela Profa. Dra. Maria Amélia Bulhões (PPGAV-UFRGS) , que será realizada no dia 28 de outubro às 17h30min pelo canal Conexão Arte da UFPel pelo link https://wp.ufpel.edu.br/conexaoarte/
Maria Amélia Bulhões é Professora Titular do Instituto de Artes da UFRGS, Doutor em História pela USP. Pesquisador visitante na Universidade Paris I e na Universidade Politécnica de Valência. Atual Presidente da Seção Brasileira da AICA. Recebeu os prêmios Açorianos e Pesquisador do Ano em Ciências Sociais da FAPERGS (2018). Seu tema de pesquisa é o desenvolvimento do sistema de arte contemporânea e suas conexões com a internet. Foi editora da Revista 2011.
Informações in http://www.ufrgs.br/artereflexoes/site/