Início do conteúdo
    Notícias
  • Defesa de dissertação

    O link de acesso a sala de Webconferência da UFPel onde acontecerá a defesa deverá ser solicitado via e-mail: beliza.gr@gmail.com até às 16h do dia 07 de dezembro de 2021.

  • Abertura FIVA SPMAV 2021

    Acontece hoje, dia 11 de novembro, a abertura da mostra híbrida do FIVA SPMAV 2021.

    Às 18h, abertura da mostra virtual no Canal do FIVA SPMAV – que ficará disponível para o livre acesso até o dia 22 de novembro

    Às 19h30min, projeção na fachada do Museu Leopoldo Gotuzzo – Malg – e sempre nesse mesmo horário até o dia 13 de novembro.

    As 66 obras selecionadas estão organizadas em 5 programas, que compõem a mostra deste ano.

    Paisagens na interface são janelas para o mundo

    Electric Window (2021, 03’30), de Muriel Paraboni, Santa Maria, RS – Brasil

    Development  (2020, 04’16), de Miguel Antonio Contreras, Caracas – Venezuela

    Oruga – Chancha Via Circuito y El Búho (2020, 04’26), de Daniela Pinto Castillo, Antigua – Guatemala

    Traces:Lights  (2019, 03′), de Jean-Michel Rolland, Marselha – França

    Gazing (2021, 04′), de Siavash Kheirkhah, Noruega

    I was where I was (2021, 02’01), de Gabriele Rossi, Paris – France

    Memory of us (2021, 04’05), de Niko Tiainen, Rauma – Finlândia

    Inconsolable (2021, 03’52), de Michel Pavlou, Noruega

    Parenthesis (2021, 04′), de Vasilios Papaioannu, Washington – USA

    SO-FI (2020, 02’13), de Francine Nunes de Lima, Santa Maria, RS – Brasil

    hai quases (2021, 05′), de Lilian schmeil Lilian Schmeil, Florianópolis, SC – Brasil

    Dies in Lumine (2021, 04’36), de Nagia Siouli, Atenas – Grécia

    Derroche (2019, 01’30), Mayra Huerta Jiménez, Tijuana, Baja California – México

    APA (2021, 03′), de Maisha Maene and Leo Nelki, DR Congo

    Deixamos rastros por onde passamos

    Beyond The Body and Gender II (2021, 04’56), de Debashish Paul, Bengala Occidental – Índia

    Entropia 03 (2021, 04’42), de Isabel Pérez del Pulgar, Douarnenez – França

    Year of the Sun (2020, 04’50), de Paulius Sliaupa and Elia Claessen, Vilnius – Lituânia

    Unreliable Narrator (2021, 02’52), de Ianni Barros Luna, Brasília, DF – Brasil

    Risco (2020, 04’15), de Luisa Cunha Machala, Belo Horizonte, MG – Brasil

    Ficción Natural (2020, 01’10), de Maria Belen Robeda, La Plata, Buenos Aires – Argentina

    Olmè (2020, 05′), de Salvatore Insana, Roma – Itália

    Farewell (2021, 04’05), de Amadeus Coletta, São Paulo, SP – Brasil.

    On a stormy day (2021, 02’24), de Gil Zablodovsky, Bat Yam – Israel

    Haïku d’hiver – 9 (2019, 05′), de Muriel Montini, Paris – França

    MECANISMO (2020, 04’14), de Flakorojas (José Rojas), Bruxelas, Bélgica

    07911/2007/001/2015 (2021, 04′), de Maria Malpa, Belo Horizonte, MG – Brasil

    Demencia climática (2019, 04′), de Laura & Sira Cabrera, Madrid – Espanha

    Discriminação e Preconceito (2021, 05′), de Marcel Leandro Szymanski, Curitiba, PR – Brasil

    Fabulações audiovisuais

    Victoria (2020, 0’56), de Pablo Benjamín Nieto Mercado, Tultitlán, Lomas de Cartagena – México

    The First After-Corona Kiss (2020, 04’05), de Maria Korporal, Berlim – Alemanha

    Nirvana (2021, 03′), de Fran Orallo, Glasgow – Escócia

    43 (2020, 04’55), de Enrica Sirigu, Cagliari – Itália

    A Mundane Experience (2020, 04’38), de Calum Stamper, Northallerton, Reino Unido

    Fixing a Hole (2019, 03’10), de Pierre Ajavon, Paris, França

    QUEIMA I (2021, 01’20), de Rafael Carvalho de Albuquerque, Curitiba, PR – Brasil

    Gates (2020, 01’57), de Mattia Sugamiele, Itália

    The end of the signifiers (2021, 03’15), de José M. Delgadillo , San Luis Potosí – México

    Family origin (2021, 04′), de Roberto Andres Flores Muñoz, Lima – Perú

    Videostalgia, four films in reverse (2020, 03’21), de James Johnson-Perkins, Chequião – China

    Like a rat in a cage – an infodemic short video (2020, 02’27), de Matteo Campulla, Milão – Itália

    Transgressão – Uma visão pós-humana (2021, 02’), de Hernando Urrutia, Funchal – Portugal

    The left hand of darkness (2019, 4’10), de Sara Bonaventura, Preganziol – Itália

    *restored (2021, 04’31), de blanche the vidiot (Szabina Péter e Kristóf János Bodnár), Debrecen – Hungria

    Chicken Dinner (2020, 01′), de Natasha Cantwell, Melbourne – Australia

    Corporeografias

    Plenitude (2020, 05′), de Guilherme Bergamini, Belo Horizonte, MG – BR

    Não é o sol que faz sombra (2020, 02’57), de Victor Augusto Oliveira Mota, Salvador, BA – Brasil

    Caos (2020, 03’39), de Fernando Vidal – Araucária, PR, Brasil

    O que o vento leva? (2020, 01’51), de Flávia Luana de Souza Lopes, Parnamirim, RN – Brasil

    Dark matter, Red lines and Stendhal imprint (2021, 04’36), de Sylvain Souklaye, Brooklyn – EUA

    Woodworm Lab (2020, 03’33), de Nacho Recio, Málaga – Espanha

    Oficina do Diabo (2020, 03’21), de Caim Pacheco, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

    Paralelo Exit (2019, 04’55), de Jonhnata Samuel Oliveira de Lima, Natal, RN – Brasil

    Días de sombrilla (2019, 02’43), de Julian Martinez, Pereira –  Colômbia

    Unisono (2019, 05′). de Vilma Tihilä & Sami Hokkanen, Helsinque – Finlândia

    Como Dançar Funk (2021, 02′), de Ilana Paterman Brasil, Rio de Janeiro, RJ – Brasil

    Memórias incorporadas

    The End (2021, 02’51), de Kateryna Berlova, Ucrânia

    Heart Beats (2021, 04’07), de Anabella Lenzu, Nova Iorque – EUA

    Restos Mortais (2021, 05′), Paula Solaris, Porto Alegre, RS – Brasil

    I have no words (2021, 04’29), de Eija Marita Temisevä, Finlandia

    Flies – less skin (2021, 03’56), de Francesca Bonfatti, Itália

    Asphyxia (2020, 02’48), de Alina Tofan, Bucharest

    Entelechia Obscura (2021, 04′), de Cristiano Panepuccia, Roma – Itália

    return…back…return (2020, 03’04), de Johannes Christopher Gerard, Haia – Países Baixos

    Vitória – em Memória (2020, 04’24), de Paulo Cesar Ferreira da Silva, Rio Grande, RS – Brasil

    Metal e Sangue (2020, 01’51), de Annalies Barbosa Borges,  Fortaleza, CE – Bra

    Apostásias (2021, 03’28), de Felipe Esparza Pérez, França

    ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2021
    Coordenação
    Rosângela Fachel – UFPel
    Gabriela Motta – UFPel

    Comissão organizadora
    Carolina Fogaça Tenotti – UFPel
    Giulianna Picolo Bertinetti – UFPel
    Guilherme Susin Sirtoli – UFPel
    Júlia Petiz Porto – UFPel
    José Paulo Portela – UFPel
    Wagner Ferreira Previtali – UFPel

    Comissão avaliadora convidada
    Estêvão da Fontoura – artista multimídia, IFRS – Osório
    Joacelio Batista – TIMELINE:BH – Festival Internacional de Videoarte em Belo Horizonte
    Mariane Rotter – artista visual, UERGS
    Raquel Andrade – artista visual, IFRS – Rio Grande

    Expografia
    Rosângela Fachel – UFPel

    Realização
    Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

    Apoio
    Corredor 14, Pelotas @corredor_14
    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
    Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav

  • FIVA SPMAV 2021 – Festival Internacional de Videoarte SPMAV

    Em sua terceira edição, o FIVA SPMAV 2021, que acontece no marco das atividades do Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais – SPMAV, do Programa de Pós-graduação Artes Visuais, homologou 204 inscrições, advindas de 35 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Belarus/Bielo Rússia, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Congo, Croácia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Inglaterra, Israel, Itália, Lituânia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suíça, Tailândia, Ucrânia e Venezuela, e de 15 estados do Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

    A seleção dos trabalhos que irão compor os programas da mostra do festival está a cargo da Comissão Avaliadora convidada, composta por:


    Estêvão da Fontoura é artista multimídia e professor inquieto, acredita na transformação da sociedade pela educação e pela arte. Sua trajetória conta com participação em projetos reconhecidos no contexto nacional, como o “Projeto Casa Grande”, vencedor do Prêmio FUNARTE de Arte Negra (2012), regional, como a seleção para o 67o Salão Paranaense (2021), estadual, como o projeto “Desobeciência: arte e ciência no tempo presente”, contemplado pelo edital FAC Movimento (2019) da SEDAC-RS, e local, como o projeto “Fora da Gaiola: tensionamentos da paisagem sonora”, realizado com fomento do edital “Jogue Limpo com a Cultura”, da Prefeitura Municipal de Osório/RS em 2020.


    Joacelio Batista é artista visual e filmmaker. Cocriador e cocurador da TIMELINE:BH Festival Internacional de Videoarte em Belo Horizonte, Brasil, desde 2015. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil. Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, Portugal. Graduado em Cinema de Animação e Desenho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.


    Mariane Rotter é artista visual e professora. Atualmente realiza doutoramento em Artes Visuais, pelo Programa de Pós-graduação em Artes – PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É Professora Assistente no Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. Coordena o Núcleo de Fotografia da Uergs e integra o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais. Desde 2002, desenvolve o projeto Meu ponto de vista, onde fotografa o seu cotidiano a um metro e trinta do chão, apresentando um olhar não usual, realizando autorretratos incomuns, sob o seu ponto de vista.


    Raquel Andrade é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande. Líder do grupo de pesquisa Humanizar o humano: arte, corpo, linguagem e meio ambiente (IFRS/CNPq); Criadora e coordenadora do Núcleo de Produção audiovisual OfCine, IFRS. Idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, Rio Grande, Brasil, desde 2016.

    Em breve, divulgaremos a lista de videoartes selecionadas!

    A mostra FIVA SPMAV 2021 poderá será exibida em seu canal do Youtube e será projetada na fachada do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG.
    FIVA SPMAV Festival Internacional Videoarte SPMAV

    ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2021
    Coordenação
    Rosângela Fachel – UFPel
    Gabriela Motta – UFPel

    Comissão organizadora
    Carolina Fogaça Tenotti – UFPel
    Giovani Bosica – UFPel
    Guilherme Susin Sirtoli – UFPel
    Júlia Petiz Porto – UFPel
    José Paulo Portela – UFPel
    Wagner Ferreira Previtali – UFPel

    REALIZAÇÃO
    Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

    APOIADORES
    Corredor 14, Pelotas @corredor_14
    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
    Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav

  • Submissão de resumo ou relato de experiência no Grupo de Trabalho 14 – “Geografia e Arte: formas de pensar e fazer o cotidiano”

    A Professora Ana Maio do PPGAVI – UFPel / ILA – FURG e a Professora Andrea Ortigara do ICH – UFPel convidam para submissão de resumo ou relato de experiência no Grupo de Trabalho 14 – “Geografia e Arte: formas de pensar e fazer o cotidiano” junto ao VII Encontro Humanístico Multidisciplinar e ao VI Congresso Latino-Americano De Estudos Humanísticos Multidisciplinares do Instituto Conexão Sociocultural (CONEX) e do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), com apoio da UNIPAMPA.

    O evento ocorrerá entre 13 e 17 de dezembro de 2021. Para submissão de resumo ou relato de experiência acesse o site: https://claec.org/ehm/grupos-de-trabalho/

  • Cronograma das Defesas de Qualificações PPGAVI 2021

    Data Discente Título Orientador Hora Local
    06/01/21 Tais Dias Galindo Um corpo próprio: a representação da imagem da mulher em obras de artistas contemporâneas Nádia da Cruz Senna 18h Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    27/04/21 Maicon Fernando Oliveira Barbosa As visualidades da performance na cena LGBTQIA+: arte, educação e diversidade Eleonora Campos da Motta Santos 14h Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    29/04/21 Marcos Aurélio do Carmo Alvarenga “MANGÁS BARA: As imagens de sexo explícito gay na arte sequencial nipônica” Angela Raffin Pohlmann 14h30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    10/09/21 Cássia Camila Cavalheiro Fernandes Casas Culturais Feministas: da Experiências a Reflexão Crítica Gabriela Kremer da Motta 14h30 Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    30/11/21 Guilherme Susin Sirtoli Metodologias em arte/educação desenvolvidas ao sul do Brasil: un Sur Adelante Úrsula Rosa da Silva 14h Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    03/12/21 Carolina Fogaça Tenotti O museu como instrumento educacional: caminhos e descaminhos Úrsula Rosa da Silva 9h Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    25/10/21 Matheus Guilherme de Oliveira Retrato e Abrigo: A representação pictórica dos invisibilizados na cidade contemporânea Eduarda Azevedo Gonçalves 17h Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    05/11/21 Julia Petiz Porto TRAMOIA: Narrativas e reflexões sobre a costura e o bordado nas artes visuais Angela Raffin Pohlmann 14h Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf

  • Cronograma de Defesas de Dissertações PPGAVI 2021

    DataDiscenteTítuloOrientadorHoraLocal
    26/03/21Isadora Cristina Bortolossi RodriguesCarta de Amor aos Fantasmas: Glitch, Web Arte e Vaporwave na construção de uma poética visual sobre relacionar-se à distância.Angela Raffin Pohlmann14:30Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    05/04/21Amanda Machado MadrugaCuradoria e Feminismos: processos de criação em exposições de arte contemporânea.Lauer Alves Nunes dos Santos10:00Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    28/04/21Caroline Ribeiro PazEntre as Palhas de Xapanã: sentidos e conexões para criação etno-performativaThiago Silva de Amorim Jesus14:00Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    21/05/21Jaciara JorgeComponente Curricular Arte: Percursos Formativos e Docência em Dança na EscolaCarmen Anita Hoffmann10:00Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    30/09/21Camila Porto BurguêzDark Pop: histórias não contadas sobre a maldadeFelipe Merker Castellani10:00Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    11/11/21Bianca MörschbächerEnsino de desenho digital na graduação em design digital da UFPEL: relato de experiência de estágio docenteLúcia Bergamaschi Costa Weymar13:30Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    12/11/21Hamilton Oliveira Bittencourt JuniorURBXTRACT: a extração geométrica pelo olhar no enquadramento da fotografia urbanaAngela Raffin Pohlmann14:00Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    25/11/21Dhara Fernanda Nunes CarraraMEU CORPO, MINHA ARTE: (Des)Construção de imaginários através da poéticaCláudia Mariza Mattos Brandão14:00Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    26/11/21Berenice Knuth Bailfus  Compartilhando experiências estéticas, reforçando afetos e concretizando aprendizagens: potencialidades das artes visuais impulsionando cuidados para com a vida.Cláudia Mariza Mattos Brandão09:00Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    03/12/21Mara Regina da Silva NunesComunidade Balneário dos Prazeres: Caminhar, Fotografar e microações-eco-artísticas.Alice Jean Monsell 15:00Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    07/12/21Beliza Gonzales RochaToda la piel de América en mi piel: poéticas etnoperformativas em diálogo com o Encuentro América UnidaThiago Silva de Amorim Jesus19:00Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf
    16/12/21Renan Silva do Espirito SantoMediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docenteÚrsula Rosa da Silva14:30Sala Virtual da UFPel – Sistema WebConf