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Natália de Leon Linck

 

 

 

Natália de Leon Linck Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais com linha de pesquisa Ensino e Percursos Poéticos pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Mestra em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais com linha de pesquisa em Ensino da Arte e Educação Estética. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Educação, Educação Estética e Fotografia. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes).


Título da dissertação
Reverberações, consonâncias: arte, educação estética e oficinas de criação coletiva com professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Orientador(a): Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)

RESUMO
A partir de discussões junto ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas, emergiu o tema da dissertação que versa sobre Arte e Educação Estética em uma escola pública estadual, realizada com professores que não possuem formação em Artes. Partiu das seguintes problematizações: Se e como o professor dos anos iniciais de uma escola pública ensina arte na escola; como está lidando com as questões inerentes às Artes Visuais; se percebe as relações da Educação Estética com a aprendizagem, assim como a transformação de si e de seus alunos. O objetivo geral, dessa busca é investigar se e como educadoras licenciadas em outras áreas, sem formação artística em nível de graduação estão trabalhando com as Artes Visuais nos anos iniciais em sala de aula, se realizam um trabalho de Educação Estética em suas práticas. A pesquisa é qualitativa e utiliza elementos da A/r/tografia, além das Oficinas e Criação Coletiva. O referencial teórico analisa autores como Mirela Meira, João Francisco Duarte Jr., Mirian Celeste Martins entre outros. Espera-se, através do estudo, desencadear uma reflexão sobre a (trans)formação de professores via formação estética e em Artes Visuais. Com tudo, essa reflexão junto as participantes, ajudou na percepção do exercício estético e artístico como possibilidade de buscar um novo olhar e uma (trans)formação de seus fazeres docentes, além de despertarem para a importância da arte no trabalho e na educação para anos inicias e incluindo a importância do campo de formação de professores.

Palavras-chave: arte; educação estética; ensino das artes visuais

Banca:
Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Maristani Polidori Zamperetti (CA/UFPel)

Data: 19/junho/2018

 

 

Acompanhamento Egresso: