Início do conteúdo
Martha Letícia Machado Dworakowski

 

 

 

Martha Letícia Machado Dworakowski Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Graduação em Artes Visuais – Licenciatura (2010 – 2013) pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Extensão do projeto Pró-Bicho Pelotas. Ministrante de cursos que englobam as temáticas de Câmara Obscura (Pinhole) e Fotografia analógica abertos a comunidade. Pós-Graduação Especialização em Artes Visuais: Ensino e percursos poéticos (2015) na Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Artes com linha de pesquisa em Educação em Artes e Processos de Formação Estética na Universidade Federal de Pelotas. Com pesquisas voltadas à educação atual e futura, estou sempre em busca de novos métodos de ensino transversais que atendam às necessidades de estarmos sempre evoluindo como profissionais, refletindo na educação dos estudantes. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Unindo saberes a partir da fotografia: processos transdisciplinares com futuros professores

Orientador(a): Profa. Dra. Angela Raffin Pohlmann (PPGAV/UFPel)

RESUMO
A dissertação “Unindo Saberes a partir da Fotografia: processos transdisciplinares com futuros professores” apresenta reflexões sobre as atividades desenvolvidas com um grupo de futuros professores e de estudantes voluntários que se dispuseram a fazer parte dos processos de ensino transdisciplinares envolvendo as áreas de História, Artes, Física e Química, objetivando romper com as fragmentações dos saberes. A História da Fotografia tem como base os autores Angeli (1999), Barthes (1984), Kubrusly (2006) e Fabris (2009). Para abordar processos de ensino com interação entre as disciplinas, a reflexão foi fundamentada em Carlos (2007), assim como Godoy (1999), Morin (2000), Santomé (2013) e Hernández (2013). Com estes processos de ensino os estudantes puderam dar significados aos conteúdos abordados em sala de aula, transformando a informação em conhecimento. A pesquisa foi realizada durante o curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, pela Linha de Pesquisa “Educação em Artes e Processos de Formação Estética”.

Palavras-chave: ensino da fotografia; interdisciplinaridade; transdisciplinaridade; educação do futuro; unindo saberes

Banca:
Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGAV/UFPel)
Profa. Ma. Juliana Côrrea Hermes Angeli (CA/UFPel)
Profa. Dra. Maristani Polidori Zamperetti (CA/UFPel)

Data: 29/outubro/2019

 

 

Acompanhamento Egresso: