Kathleen Oliveira de Avila / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Texto introdutório: Mestre em Artes Visuais, linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano – PPGAVI/ UFPel, com a dissertação ?Fotocosturafetiva: tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea? sob orientação do Profº. Drº. Cláudio Tarouco de Azevedo. Graduada em Artes Visuais Licenciatura (UFPel, 2018), com período de mobilidade acadêmica na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP, 2016); Integrante do Grupo de Pesquisa ARTƎECOS: núcleo de estudos e práticas artísticas ecosóficas (UFPel/FURG/CNPq). (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Fotocosturafetiva: tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea
Orientador(a): Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGAV/UFPel)
RESUMO
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – PPGAVI/UFPel. Os dados produzidos resultam da minha produção poética e reflexiva, utilizando procedimentos fotográficos e a costura manual. Esta pesquisa discorre sobre as questões acerca da fotocosturafetiva, que propõe tramar encontros da memória e a criação artística, com os diálogos do cotidiano e a arte contemporânea. Para isso, por meio de um percurso poético e narrativo, apresentei na introdução a processualidade da pesquisa, contextualizando com meu projeto de conclusão de curso em Artes Visuais. Na sequência, a partir de Zygmunt Bauman (2004) e Nuccio Ordine (2016), refleti sobre as relações que estabelecemos com a cultura de uma sociedade de consumo e utilitarista. Dessa maneira, teci um diálogo da minha última imagem da série Rasto da costura e da série esteLar com as produções das artistas Rochelle Zandavalli e Caroline Valansi. Também costuro a pesquisa ponderações sobre as aproximações e as singularidades entre a série Planta e a série em curso Raiz com os trabalhos de Magda Rebello, Aline Brant, Frida Kahlo e Grégoire A. Meyer. Estes que se movimentam nessa direção da mestiçagem técnica (CATTANI, 2007), das narrativas enviesadas (CANTON, 2009), a partir do campo da fotografia, da costura poética e da afetividade em relação aos lugares.
Palavras-chave: Fotografia. Costura. Memória. Afetividade. Mestiçagem técnica. Narrativas Enviesadas. Arte contemporânea.
Banca:
Profa. Dra. Luciana Netto Dolci
Profa. Dra. Helene Gomes Sacco Carbone
Data: 15/dezembro/2020