// DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Metodologia da Pesquisa em Artes
EMENTA: Elaboração de projeto de pesquisa de acordo com as normas científicas vigentes. Abordagem e escolha de metodologia e fundamentação teórica adequada ao desenvolvimento do projeto. As particularidades da pesquisa em poéticas visuais e as distinções entre o campo da poética e o campo da estética. A poética como ciência da arte vinculada às implicações do fazer (poïein), levando em conta o processo de trabalho e as inúmeras relações que o artista estabelece a partir da sua obra em construção.
Seminário de Estética e Cultura Visual
EMENTA: A importância dos valores estéticos como reveladores da expressão cultural; a arte como fonte visual para produção de conhecimento histórico; a obra e a imagem de arte como fonte documental, testemunho histórico, como patrimônio, como expressão artístico-cultural e como objetos materiais com seus diversos modos de usos e apropriações. Estudo das relações entre cultura visual e história.
Seminário de Dissertação
EMENTA: Acompanhamento da pesquisa e do projeto de Dissertação. Orientação do projeto, indicação bibliográfica, análise e discussão sobre o tema da pesquisa.
// DISCIPLINAS OPTATIVAS
A leitura crítica: modos de ver, modos de ler, modos de escrever
EMENTA: Disciplina visando à reflexão histórico-teórico-crítica. As práticas de leitura e de escritura, verbais e não-verbais, ao longo da história – a ação do lector/leitor frente à ação do escriba/escritor. Estudo das principais correntes teóricas sobre a leitura na contemporaneidade. Estudo de leituras críticas e de ensaios. A expressão crítica como prática de leitura. A arte da representação literária e a “interpretação do lugar”.
A pesquisa em artes visuais e a construção de repertórios teórico-práticos
EMENTA: A disciplina A pesquisa em artes visuais e a construção de repertórios teórico-práticos pretende auxiliar os alunos ingressantes no programa de pós-graduação em artes visuais no desenvolvimento de suas pesquisas a partir da discussão sobre a inserção de seus projetos no campo ampliado das artes, considerando a produção artística do ponto de vista histórico e contemporâneo. A disciplina será desenvolvida a partir de atividades teórico práticas. Nas atividades teóricas, serão analisados projetos já desenvolvidos por artistas e por professores artistas – processo no qual se oportunizará uma leitura crítica dessas pesquisas e um debate sobre suas metodologias e composições bibliográficas. Já nas atividades práticas, serão analisados os projetos individuais dos alunos com o intuito de construirmos juntos um repertório teórico-prático de acordo com suas propostas iniciais.
Arte, Ecologia e Saúde
EMENTA: Abordagem da perspectiva ecosófica de Félix Guattari transversalizada pela produção e o ensino da arte. Articulações entre arte, ecologia e saúde. Experimentações estéticas audiovisuais para a promoção de valores etico-estéticos. Processos de criação para a produção de dados de pesquisa em arte contemporânea.
Arte sonora: experimentalismo e pesquisa artística
EMENTA: A disciplina tem como objeto de estudo os espaços poéticos e operacionais apresentados na produção artística recente no campo da arte sonora, especificamente em trabalhos criados a partir dos anos 2000 e
em sua maioria por artistas brasileirxs. Para tanto, serão utilizadas duas abordagens interligadas: a primeira delas será dedicada ao estudo teórico-analítico das poéticas e das obras de artistas atuantes em tal contexto; já a segunda será dedicada à criação de projetos artísticos relacionados à arte sonora pelos estudantes e sua posterior análise a partir de metodologias de pesquisa artística, buscando sobretudo apontar de que forma ressoam e se desdobram as questões observadas anteriormente no repertório escolhido. Desta forma, prática e teoria, criação e reflexão, fazer operacional e investigação conceitual constituem um circuito de retroalimentação, no qual tais tarefas alimentam-se mutuamente durante o transcorrer da disciplina.
Contextos de atuação e interação artística na contemporaneidade
EMENTA: Desenvolver uma reflexão crítica sobre as propostas poéticas dos artistas (mestrandos) em relação ao(s) contexto (s) de atuação de artistas na contemporaneidade, focalizando na discussão de práticas e escritos de artistas que ampliam o contexto da arte, autorizando sua atuação em diversos contextos e campos de conhecimento social e cultural.
D’autor, aproximações entre design e arte
EMENTA: A questão da autoria no projeto e desenvolvimento de objetos: conceitos e teorias. Estruturas conceituais: autoria/ neutralidade, autoria compartilhada/ autoria individual, prestação de serviços/empreendedorismo, design/ arte, autoria/ desautoria, metodologia projetual/ processo criativo.
Design e Arte, Autoria e Desautoria
EMENTA: A questão da autoria e da desautoria no design e na arte: história, conceitos, definições e teorias. Estruturas conceituais: design e arte; autoria e desautoria; autoria e neutralidade e autoria compartilhada e autoria individual. Projeto/criação de objetos/trabalhos de autor.
Deslocamentos e cartografias de artistas
EMENTA: Processo de criação como pesquisa em arte. O deslocamento de artistas em diferentes contextos e periodos históricos e contemporâneos. A criação de cartografias e suas concepções na arte e em outras áreas do conhecimento. Realização de deslocamentos e a elaboração de cartografias poéticas.
Estudos da Imagem: Visualidade, Arte e Leituras
EMENTA: O seminário propõe levantar um repertório de conceitos que forneçam suporte para a discussão sobre Arte e Imagem, buscando a reflexão sobre o alargamento de fronteiras disciplinares junto ao conhecimento artístico. Será abordado os diferentes usos da imagem e sua problemática nas Artes Visuais, bem como a reflexão sobre visualidade e narrativas. Por meio de discussões bibliográficas e de exercícios práticos, o seminário discute a investigação sobre a temática.
Filosofia, Arte e Educação
EMENTA: Abordagem das relações entre filosofia, arte e educação. Análise de textos filosóficos, de artistas, de críticos, e de profissionais da educação. Debate sobre as relações do pensamento filosófico, processo criativo e educativo dentro de um contexto histórico-cultural, do século XVIII ao século XXI.
Fotografia e Imaginário: Poéticas em Pesquisa
EMENTA: A importância da fotografia, suas práticas e produtos, para as sociedades contemporâneas. Fotografia e Imaginário: a mensagem fotográfica e seus atravessamentos antropológicos, inter-relações e representações na Arte. O discurso fotográfico nos cenários contemporâneos: leitura e interpretação de imagens. Expressão, poéticas e processos de significação: bases do pensamento fotográfico no âmbito do simbólico. Percepções poéticas do cotidiano. O ensaio fotográfico e a representatividade de crônicas visuais narrativas: estudo, planejamento e execução.
Gravura e Impressão: inovação e tradição
EMENTA: Estudos práticos e teóricos sobre processos alternativos na área da reprodução de imagens. Relações entre arte e técnica. Processos de produção, de reprodução e de multiplicação de imagens. Matriz e estampa. A sustentabilidade e as inovações tecnológicas dentro da área da gravura artística.
Narrativas e poéticas Queer
EMENTA: Traçar um panorama geral da Teoria Queer: precursores, configuração teórica e principais expoentes. Analisar, problematizar e discutir as narrativas e poéticas Queer no âmbito das produções artísticas e midiáticas contemporâneas. Contextualizar e discutir a Teoria Queer como possibilidade de abordagem em diferentes áreas do saber. O queer antes do Queer. Descolonizando o Queer: perspectivas latino-americanas: Cuir. O Pós-queer.
O desenho do corpo, o corpo que desenha
EMENTA: Experimentações e reflexões em torno da produção artística e das ações pedagógicas que investigam a representação do corpo na arte contemporânea. Estudo das relações concomitantes e polissêmicas que o corpo estabelece como objeto e como suporte da arte. Imagem, identidade e erotismo. Tradução, Reinvenção e Multiplicidades. Percepção de si e de mundo. Discurso e Gênero.
O Design Autoral
EMENTA: A questão da autoria na criação e produção de objetos: conceitos e teorias. O autor como produtor. Estruturas conceituais: autoria e neutralidade, autoria compartilhada e autoria individual, prestação de serviços e empreendedorismo, design e arte.
Paisagens cotidianas e dispositivos de compartilhamentos
EMENTA: Estudo prático e teórico de produções que são motivadas ou apresentam a paisagem cotidiana e as concepções contemporâneas deste gênero na arte. Análise de produções que utilizam dispositivos móveis e espaços de apresentação não convencionais [impressos em suportes em formatos distintos], bem como, que possibilitam multiplicar e inserir a obra em outros contextos – ruas, escolas, praças, etc.. Realização de trabalhos impressos sobre a paisagem a partir da observação do entorno por meio de deslocamentos na cidade.
Pedagogia das Artes e a formação de professores
EMENTA: Estudo sobre a inserção das artes na educação básica e no ensino superior, bem como metodologias de ensino e práticas pedagógicas visando a qualificação da formação de professores e a preparação para docência universitária na área.
Percursos, narrativas, descrições: mapas poéticos
EMENTA: Disciplina visando à reflexão sobre o processo de criação poética, e à prática de sua descrição/apresentação. Práticas de leitura e de escritura, verbais e não-verbais, a partir de uma determinada manifestação poética – a ação do leitor/testemunha frente à ação do artista/produtor. O texto verbal e a manifestação poética. O novo lugar criado pela produção poética. A ecférese: o dar a ver da palavra escrita. A construção de mapas poéticos.
Poéticas audiovisuais: dispositivos ecosóficos para a produção e o ensino da arte
EMENTA: Abordagem do ensino da arte na perspectiva ecosófica. As relações arte/vida em contextos formais e não formais de ensino. Experimentações estéticas audiovisuais para a promoção de valores nos processos de criação pedagógica e da pesquisa em arte. Produção audiovisual e microintervenções ético-estéticas.
Poéticas contemporâneas no Brasil: que lugar é esse?
EMENTA: Disciplina visando à construção de repertório crítico. Panorama cultural, artístico e literário da contemporaneidade brasileira. Panorama crítico da produção de sentidos em poéticas verbais e não-verbais no Brasil: intérpretes precursores e articulações possíveis. Reflexão sobre categorias explicativas úteis à produção de sentidos verbais. As funções do sujeito, do objeto e da memória nas produções de sentido. Poéticas com restos.
Poéticas Populares na Contemporaneidade
EMENTA: Cultura, Tradição e Contemporaneidade. Cultura Popular, Folclore e Parafolclore. Artes Populares e as múltiplas possibilidades da Arte. Folclore enquanto Poética Popular. Poéticas Populares: Diversidade e Polissemia na Contemporaneidade. O Popular e as Tecnologias. Festa, Rito, Espetáculo e Mercado. O Corpo Popular Contemporâneo. Práticas Experimentais e Processos Criativos em Poéticas Populares. Poéticas populares e arte contemporânea.
Prática artística, curadoria e crítica da arte – intersecções possíveis
EMENTA: A partir da análise e da revisão crítica de projetos artísticos e expositivos emblemáticos, sobretudo desenvolvidos no Brasil nos últimos cinquenta anos, a disciplina aborda as relações colaborativas entre artistas, curadores e críticos no desenrolar de seus processos criativos. Cada encontro, se desenrola como um estudo de caso envolvendo, no mínimo, um crítico de arte, um artista e uma proposição artística. Dessa forma, cada aula pode ser pensada, por um lado, como uma totalidade, um complexo de referências determinadas. Por outro lado, essa pretensa totalidade, necessariamente se abrirá para discussões indeterminadas e desestruturantes do planejamento inicial. Partindo dessa proposição teórico-metodológica, a disciplina Prática artística, curadoria e crítica da arte – intersecções possíveis, desenvolve-se enquanto exercício crítico, a ser praticado tanto no âmbito das pesquisas individuais dos alunos matriculados no curso, quanto na atividade coletiva dos encontros semanais.
Visualidades tecidas pelos corpos poéticos
EMENTA: Abordagens interdisciplinares entre artes visuais, dança, música, teatro e audiovisual; discussões em torno dos eixos temáticos: corpo, espaço e visualidades. Corpo, ambiente e identidade: pluralidade e diversidade cultural. Propostas artístico-pedagógicas.