Cristiane Rodrigues Rivero / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:
Texto introdutório: Possui graduação em Artes Visuais-Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). É especialista em Ensino e Percursos Poéticos (2017) pela Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes (UFPEL). Atualmente mestranda em Ensino da Arte e Educação Estética pela Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes (UFPEL). Servidora Pública Municipal (desde o ano de 2015) sob o cargo de Técnica Superior em Arte – Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti / Secretaria de Município da Cultura (SeCult Rio Grande/RS). (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Performancensino: aproximações entre performance, ensino de arte e práticas de mediação em artes visuais
Orientador(a): Profa. Dra. Gabriela Kremer da Motta (PPGAV/UFPel)
RESUMO
A pesquisa em questão, Performancensino: aproximações entre performance, ensino de arte e práticas de mediação em Artes Visuais, aborda a relação entre performance e ensino partindo de uma investigação da performance como linguagem autônoma no âmbito das artes visuais, passando por sua presença enquanto conteúdo e prática de ensino no ambiente acadêmico, até às atividades experimentais vinculadas à mediação cultural. A performance, linguagem híbrida admitida no início do século XX como um dos modos de expressão no campo artístico, irá habitar o meio acadêmico também na forma de metodologia, ampliando assim o campo de ação e comunicação dessa linguagem, dando origem a novas experiências artístico-pedagógicas na universidade e revelando-se simultaneamente ferramenta e conteúdo de ensino.
Palavras-chave: performance; arte contemporânea; educação; mediação cultural
Banca:
Profa. Dra. Naira Neide Ciotti (UFRN)
Profa. Dra. Helene Gomes Sacco (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Eduarda Azevedo Gonçalves (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Renata Azevedo Requião (PPGAV/UFPel)
Data: 18/outubro/2019
Acompanhamento Egresso: