André Luiz Marques Gomes / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:
Texto introdutório: Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, sob a orientação da prof. Drª Larissa Patron Chaves. Graduação em Artes Visuais Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG sob a orientação da prof.Dra. Teresa Lenzi no ano de 2014. Graduação em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG sob a orientação da Prof. Vivian Paulitsch no ano de 2016. UFPel. Atualmente é professor na escola Albert Einstein, articulador e produtor cultural. Tem interesse e desenvolve pesquisas e projetos sobre educação, formação pedagógica, estudos culturais, história da arte, arte urbana, música e produção audiovisual. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
R/E/P: Rimador-Educador-Pesquisador: procedimentos artísticos e práticas educacionais
Orientador(a): Profa. Dra. Larissa Patron Chaves Spieker (PPGAV/UFPel)
RESUMO
A presente pesquisa é resultante de minha experiência com a cultura hip-hop, em diferentes esferas de atuação, como o artista que rima, constrói músicas, e realiza vídeos de rap com propostas conceituais. O educador, que ministra oficinas de hip-hop através de uma metodologia específica. Por fim, o pesquisador, que busca o conhecimento através da história do hip-hop e reflexão sobre as práticas realizadas. O trabalho se desenvolve sob a perspectiva do conceito de a/r/tografia, que permite o reconhecimento de que o fazer artístico, educacional e a pesquisa em artes, se fundem em um único corpo. A sigla R/E/P é uma alusão a a/r/tografia, que investiga o artista-educador-pesquisador, no âmbito das artes visuais. Portanto, trata-se de um relato pessoal/textual que se apresenta em quatro capítulos, no qual compreende, um breve histórico acerca da cultura hip-hop, ao exame de trajetória de vida em três diferentes instâncias: artista rimador; educador na modalidade de oficineiro e pesquisador acadêmico. Ainda, discorrem cartas sobre o texto em formato de relatos de experiências com Prodígio, um dos participantes ativos do projeto nas escolas. O texto tem como eixo o conhecimento transformador, que é um elemento integrador da cultura hip-hop, possibilitando sua inserção no âmbito do ensino, e permitindo uma abordagem pedagógica para a formação integral do ser humano. Desse modo, este trabalho exige a reflexão sobre os caminhos que levam ao desenvolvimento do Rimador-Educador-Pesquisador, interligado ao conceito de a/r/tografia. No decorrer dos capítulos, o texto aborda as potências que o hip-hop oferece, para fins artísticos e educacionais, e pontua as fases da trajetória que correspondem a tais e tais descobertas dentro desta cultura.
Palavras-chave: cultura hip-hop; arte-educação; a/r/tografia
Banca:
Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Gabriela Kremer da Motta (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Teresa de Jesus Paz Martins Lenzi (FURG)
Data: 23/setembro/2019
Acompanhamento Egresso: