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André Winter Noble

 

 

 

André Winter Noble Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Com formação técnica em Programação Visual pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (antigo CEFET, atual IFSul), graduação em Artes Visuais (Licenciatura) pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e mestrado em Artes Visuais (Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano) na mesma Universidade. André, atualmente, é doutorando em Letras (Estudos de Literatura / Teoria, Crítica e Comparatismo), bolsista CAPES e interessa-se pelos imbricamentos entre palavra e imagem na Literatura e Artes Plástico-Visuais e pela relação da comunicação verbo-visual no/com o espaço urbano. Para sua construção poética, André (Winn) traz, do Design Gráfico, o interesse pela palavra nas suas múltiplas roupagens e, da Licenciatura, a atenção pela aquisição da escritura (gesto, letra, desenho), entendida no seu amplo sentido. Sua poética gira, ainda, em torno de questões próximas à gestualidade (gesto) e à perda do movimento gestual caligráfico e corporal (não-gesto), fruto da constante abstração e mutação do signo. Nesse sentido, lhe é muito caro o tema da relação entre homem e máquina, a inter-relação entre ambos, e uma espécie de humanização dos objetos e máquinas como sua consequência, além da reificação do próprio homem que, na busca pela humanização da máquina, se objetifica, se maquiniza. Em sua tese, se debruça sobre a produção plástica e literária do artista brasileiro Nuno Ramos. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Rever: Reler

Orientador(a): Profa. Dra. Renata Azevedo Requião (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Rever : Reler é dissertação erigida em texto densamente poético, idealizada e produzida ao longo de 24 meses, tempo de imersão em leituras, na escrita, na confecção de minha poética (na construção do meu Lugar). Nesse período, desenvolvi três séries de trabalhos, séries que servem de base e prática poética para a conquista de certo pensamento em poéticas visuais. Numa escrita caracterizada pelo uso de sintaxe poética, como no texto inicial, “Introdução à Infradicção”, e o uso de tipologias inusuais como a escrita epistolar, encontro estratégia para burlar a rigidez da linguagem acadêmica. Valendo-me da escrita epistolar, “endereço” missivas a pensadores/ artistas/ escritores nos quais antevejo afinidade com minha produção poética no intuito de “discutir” questões como o retorno à infância, a aquisição (e perda) do gesto, o não-gesto, a linguagem verbovisual, a imposição da língua, a relação entre letra e desenho, o fracasso (intrínseco à produção artística) e o decalque. Neste texto, por meio da linguagem verbo-visual, apresento um relato referente a um deslocamento espaço-temporal, numa tentativa de rever/ reviver/ resgatar a lembrança de uma infância longínqua. O texto propõe a possibilidade de recriar o passado, reinventar um lugar, lembrando-nos: Rever é Reler.

Palavras-chave: construção poética; letra e desenho; gesto e não-gesto; decalque; infância

Banca:
Prof. Dr. Daniel Albernaz Acosta (UFPel)
Profa. Dra. Elida Starosta Tessler (UFRGS)
Prof. Dr. Biagio D’Angelo (UnB)
Profa. Dra. Rita Lenira de Freitas Bittencourt (UFRGS)

Data: 17/abril/2015

 

 

Acompanhamento Egresso: