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Ana Manuela Farias Regis

 

 

 

Ana Manuela Farias Regis Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós – Graduação em Artes Visuais – PPGA/ CEARTE/UFPEL na linha Educação Estética. Possui Especialização em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação. Organizou os Seminário de Ensino de Arte, Educação e Pedagogia I e II, pelo Centro de Artes e Faculdade de Educação bem como o III Simpósio Internacional de Gênero Arte e Memória. Atualmente trabalha na área de Ensino Estético, Gênero, Artesania e História em Quadrinhos, participando principalmente dos Projetos de Pesquisa como: Caixa de Pandora: Estudo sobre Gênero cuja pesquisa está voltada a iconologia feminina nos quadrinhos, Nucleo Transdisciplinar de Estudos Estéticos voltado ao Ensino estético e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais tendo como foco o papel do professor dentro das escolas. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Arte têxtil e estesia: entrelaçamento, fios, pontos com a educação estética em oficinas de criação coletiva

Orientador(a): Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Este estudo faz parte de uma pesquisa que se desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Mestrado, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas/RS, cujo objetivo é analisar como o ensino da arte possibilita problematizar a arte como forma de expressão. Este estudo considera a arte em uma relação corpo-sujeito, utilizando como metodologia a realização de Oficinas de Criação Coletiva, que confrontam a desordem que a criação traz, tornam possível a relação que poetiza o minúsculo, o anódino, o lixo, o vulgar, o sem importância de todo o dia. Por meio da criação de imagens poéticas, pode-se trabalhar o descabido (Meira, 2007), o sensível, razão pela qual se aproxima do artesanato. A autora participou do grupo trazendo sua trajetória, o que a identifica com os participantes das oficinas, constituídas, em sua maioria, por alunos em Pedagogia e por artesãs cooperativadas, sem formação superior. Após cursar as disciplinas de Arte Têxtil I e II, a autora percebeu que o artesanato também fez parte de sua formação como professora e artesã, possibilitando que compartilhasse suas vivências e experiências nas tramas. Dessa forma, foi possível compreender como se constitui um corpo-sujeito, quando trabalha-se com tramas, linhas e desenhos. O estudo fundamentou-se em obras como: Design + artesanato: o caminho brasileiro, de Adélia Borges, que apresenta uma breve história do artesanato no Brasil; O Artífice e Juntos, que apresentam a construção do que é artesanato sob o olhar de Richard Sennett; e sob o olhar da educação estética, a autora traz Marly Meira, com seu trabalho Filosofia da Criação. Reflexões sobre o Sentido do sensível; Maurice Merleau-Ponty com Fenomenologia da Percepção; O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível, de João Francisco Duarte Júnior; e Emoções e linguagem na educação e na política, de Humberto Maturana, que analisa sob uma ótica do Ser sensível.

Palavras-chave: artesania; educação estética; oficinas de criação coletiva; tecelagem

Banca:
Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Maria de Lourdes Valente Reyes (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Edla Eggert (PPGAV/EST)

Data: 16/dezembro/2013

 

 

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