O PPGArtes tem como prática atender da melhor forma possível as demandas geradas pelo contexto em que está inserido. Considerando primeiro que este programa existe em um Centro de Artes com mais de 20 cursos diferentes na graduação. Foi desta percepção que nos últimos anos procuramos refletir sobre as expectativas dessa demanda interna e regional bem como, incluir as expectativas institucionais advindas tanto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e de Instituições que balizam a qualidade do Ensino de Pós-Graduação com seus documentos norteadores. Dessa forma, também destacamos que na própria Universidade existem procedimentos de avaliação e de autoavaliação propostos oferecidos e aplicados anualmente, e com práticas de acompanhamento dos métodos e suas adequações.
Para realizar a avaliação pelos pares, o PPGArtes constituiu dentro do colegiado formado por professores dos Cursos de Mestrado e Doutorado, a Comissão de Autoavaliação do Programa, realizada pela comunidade envolvida, contemplando Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos para este trabalho, bem como compreendendo a necessidade de avaliação periódica e ad hoc a cada três anos ou quando se fizer necessário. Nossa última Autoavaliação ocorreu em 2021, formada por quatro docentes, e coordenação. A atual Autoavaliação foi iniciada após Enchente provocada por Crise Climática em 2024 e que chega ao fim de um processo longo e bem detalhado, e a próxima está prevista para o segundo semestre de 2027.
Para esta autoavaliação, que tem por objeto o próprio avaliador, o Programa partiu de processos que são realizados anualmente via sistema COBALTO, em avaliações de Docente pelo Discente e da Avaliação de Chefia Imediata, documentos que regimentam a avaliação de progressões docentes e mais os dados registrados anualmente no RAAD Institucional da UFPel. A Comissão de Autoavaliação também buscou informações de práticas bem sucedidas em outros programas de pós-graduação, atualizando os procedimentos e sistematizando práticas aprimorando este processo, tornando-o mais sensível na obtenção de dados observando a qualidade e relevância dos resultados.
Nesta Autoavaliação nos concentramos na análise dos processos e funcionamento do programa como um todo, observando a relação docente e discente, o desempenho dos docentes nas práticas de ensino e pesquisa, a atuação dos discentes junto ao programa e a forma como coordenação, secretaria e professores participam do processo de formação direta e mais indiretamente dos discentes, observamos atentamente também as necessidades apontadas pelos discentes e docentes. Participaram do processo todos os professores do Programa, sejam eles colaboradores ou membros permanentes, alunos ingressantes da primeira turma de doutorado em 2024 e alunos ingressantes em 2023.
É importante destacar que fora os trabalhos empreendidos pela Comissão de Autoavaliação, periodicamente a revisão de práticas, rotinas, os resultados e seus possíveis prognósticos de sucessos e falhas, já ocorrem naturalmente e com representação de discente e Técnicos Administrativos, através das reuniões do Conselho do Programa de Pós-Graduação. Momentos importantes como os de coleta para a Plataforma Sucupira que geram também documentação de extrema relevância para a observação e debates nas reuniões periódicas deste Conselho, e já implicam na criação de estratégias, mudanças e ajustes de práticas, bem como ocorrem ao fechamento de cada ano letivo. Dessa forma o Conselho do Programa de Pós-Graduação em Artes, formando pela Coordenação e Conselho de professores, estão permanentemente em processos de observação de resultados, quantitativos, qualitativos, em autoavaliação sinalizando também conquistas, mudanças, pontos a comemorar, bem como novos desafios e estratégias de superações.
Sendo assim, o Programa compreende a Autoavaliação como uma prática sistemática no sentido de aprimorar o desempenho de suas funções. Considerando-se o contexto dos Programas de Pós-Graduação em Artes no país, realizar uma autoavaliação, nos mantem atentos à novas práticas e exigências da Pós-Graduação. Estar permanentemente em processo de acompanhamento desses resultados, indica que nosso Programa de Pós-Graduação em Artes está atento também à sua Missão, seu contexto de atuação e seus planos para o futuro. Ao buscar o aprimoramento de seu desempenho e resultados, destacando-se na sua atuação no Sul do país constituindo assim sua relevância e responsabilidades coma formação e o fomento da Arte e a Cultura, estabelecendo novas parcerias com outros programas nacionais e internacionais junto à fronteira sul.
Ao concluir a Autoavaliação de 2024/02, há muito a comemorar tendo em vista os desafios empreendidos nos últimos anos para preservar vidas e garantir continuidades de pesquisas com rigor e qualidade e, agora mais recentemente, no ano da avaliação, ainda sob calendário em reposição de horas em função da Pandemia tivemos a Enchente causada pela Crise Climática no Sul do País, impactando os alunos e suas famílias fortemente. Foram muitas as adversidades, mas as superações nos fortaleceram enquanto grupo e comunidade acadêmica. Nosso programa cresceu com a abertura do curso de Doutorado, e todas as mudanças internas necessárias para a consolidação da primeira turma, geraram a criação de novas disciplinas, constituição do elenco de novos professores, orientadores. A grande demanda por este curso nos comprovou a importância de nossa atuação no Sul do Sul. A criação do curso de Doutorado também veio com as mudanças realizadas desde a Autoavaliação anterior, onde percebemos diante do nosso perfil que necessitávamos de ampliação de Artes Visuais para um Programa de Pós-Graduação em Artes, com isso também a ampliação e adequação de Linhas de Pesquisa e Componentes curriculares. Com esta autoavaliação foi possível perceber um esforço grande nos dois últimos anos no programa no que tange a reforma curricular e as adequações pedagógicas necessárias e diferentes frentes de pesquisas.
Contudo, ainda assim nossa satisfação nunca é completa, queremos e podemos muito mais. Busca-se melhorar permanentemente nossa infraestrutura que já é boa com a ampliação de espaços de ateliê e salas de aulas mais amplas, bem como a atualização e conservação dessas salas com equipamentos disponíveis para os alunos. Percebemos a recorrência pós pandemia da realização de bancas em formato remoto que necessitam de equipamentos e redes de internet operantes e de boa qualidade, que pela frequência do uso tonam-se necessários investimentos frequentes e cuidados técnicos na infraestrutura.
Precisamos aprimorar nossas estratégias de divulgação e circulação de informações, esse é um desafio contínuo dada a quantidade de produções de pesquisas, a divulgação de eventos e defesas. Buscamos a consolidação de parcerias institucionais com os setores de design e comunicação com este fim específico. Pela nossa localização ao Sul do Sul, consideramos de extrema importância encontrar meios mais eficientes para a divulgação de nossa produção intelectual no Brasil e no exterior.
Outro apontamento importante é o aprimoramento das rotinas burocráticas, tornando desde editais aos relatórios periódicos mais leves e eficientes.
Quanto ao corpo docente, está prevista para em abril de 2025 a ampliação do quadro docente com o Edital de Processo de Credenciamento, com a finalidade de contemplar múltiplas áreas das Artes com pesquisadores que tenham perfil e produção inter e transdisciplinar. Isso proporcionará a oferta regular de turmas de Mestrado e Doutorado anualmente, com perfil a contemplar nossa Área de Concentração: Arte e Transversalidades.
Nossa internacionalização, que já se consolidou principalmente na América Latina, procura agora ativar com mais ênfase os intercâmbios internacionais a partir da produção e parcerias estabelecidas pelos Grupos de Pesquisa, gerando ampliação dos campos de pesquisa em redes de colaboração.
A experiência da autoavaliação regular junto ao Programa de Pós-Graduação, procura não só a ampliação de escuta mais ativa com os Docentes, Discentes, Técnicos Administrativos e nossa instituição, mas demarcam práticas importantes para a conquista também de uma melhor avaliação pela Capes. Os professores e alunos que se dedicam ano a ano com rigor é que fazem com que o Programa, suas produções, seus eventos e demais atividades alcancem excelência, impacto em seu contexto de atuação. Muito já foi feito, mas pela renovação periódica com as defesas e entradas de novas turmas este é um trabalho que se faz permanentemente, ele é insistente e minucioso que gera o aprimoramento do conhecimento, fomenta desenvolvimento gerando impacto e grande potência ao campo da arte e da cultura no sul do país. Agradecemos a participação séria e competente de todos os envolvidos no desenvolvimento deste processo como um todo.
Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Artes pelos Docentes – 2024
Comissão Própria de Avaliação – PPGARTES/UFPEL com base no regimento da CAPES
Preparamos, com base nas regras e critérios de Avaliação do Ensino Superior um exercício de autoavalição para que cada docente reflita sobre sua atuação junto ao Programa de Pós-Graduação. Trata-se de uma oportunidade para rever a missão do programa e relembrar setores de nossa atuação, eles estarão divididos em blocos. Por favor, responda as questões e encaminhe para o email que consta ao final deste documento.
O Programa de Pós-Graduação em Artes do Centro de Artes da UFPEL se pauta pelos paradigmas de uma avaliação qualitativa e multidimensional, pois incorpora e enfatiza em suas diretrizes a valorização de sua identidade pelo perfil híbrido, transversal e interdisciplinar que apresenta, a articulação de diferentes linguagens das Artes, buscando o impacto local, regional e internacional, pela proximidade com os países do sul da América Latina. Portanto, é a partir deste contexto que a proposta de doutoramento em Artes apresenta como Missão:
Possibilitar a formação de pesquisadores e sua qualificação professional para atuação na área de Artes, com capacidade de planejar e executar atividades relacionadas à pesquisa no âmbito do Ensino, da produção artística, da História e da Teoria da Arte, contemplando a inovação, o fomento e incremento da economia criativa, e o desenvolvimento regional, nacional e internacional, considerando aspectos da Região Sul do Basil e fronteiriça, com abertura para o conhecimento em diferentes contextos e aprofundamento no curso de doutorado.
A constituição da caracterização do doutorado reforça o aprofundamento da formação acadêmica no que refere ao perfil profissional demandado pela região e constatado junto à nossa instituição. A formação propõe um nível avançado para além do curso de mestrado com ênfase nos processos de investigação em poéticas e ensino da arte articulando as diferentes matrizes teóricas, abordagens metodológicas conceitos, práticas e referenciais artísticos de acordo com a natureza dos projetos de pesquisa docentes e em consonância com a linha de pesquisa a qual estão vinculados.
A missão busca alcançar a constante transformação que é característica da vitalidade da pesquisa em arte por meio de uma abordagem que articula os projetos de pesquisa com possíveis desdobramentos e transversalidades na perspectiva de uma formação aberta, flexível e interdisciplinar.
A formação acadêmica em nível de doutorado deverá garantir que o pesquisador desenvolva a partir de seus processos de pesquisa acadêmica uma visão aprofundada da área de Artes nas suas diferentes e específicas linguagens de maneira a compreender a relevância e complexidade de seu papel como agente e produtor de inovações, transformações e propostas que venham a contribuir para o desenvolvimento e avanços da área.
Espera-se que o doutorando aprimore suas competências de pesquisa atuando na docência e na orientação ou coorientação em nível de graduação, produz artigos científicos de excelência e apresente sua pesquisa em eventos da área, busque criar vínculos com outros pesquisadores por meio da participação em grupos e redes de pesquisa em sua linha de investigação, bem como a atuação em diferentes setores associados à Arte e a Cultura, relacionados ao desenvolvimento da Economia Criativa em toda a sua abrangência.
O trabalho final de curso será a tese de doutorado que poderá estar acompanhada dos processos e produtos artísticos e ou técnicos desenvolvidos ao longo da pesquisa. Espera-se que a pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de doutorado acadêmico contribua de modo original e autoral para o debate, inovação, transformação, fortalecimento e avanço da área de artes.
A área de concentração Arte e transversalidades caracterizará um curso que congrega projetos de pesquisa de docentes com formação em artes visuais, dança, design, teatro e música, em abordagens transversais e integradoras que contemplam fluxos, pluralidades, conexões e manifestações artísticas a partir da cooperação entre múltiplos atores, campos de estudos e temas contemporâneos.
Com base na Missão do Programa solicitamos que cada docente analise e avalie se existe consonância entre Área de Concentração, seus Projetos de Pesquisa e Disciplinas, bem como sua produção artística e teórica. Caso não exista consonância, serão necessários ajustes em projetos de pesquisa e disciplinas ofertadas para a continuidade no programa. (Observar nome do projeto e objetivos, título da disciplina e sua ementa).
Responda de que forma observa a consonância entre essas categorias? (Missão, a Área de Concentração do programa em relação aos seus Projetos de Pesquisa, Disciplinas, produção artística e ou teórica).
| Notas de 1 à 5 | |
|---|---|
| 1. BLOCO ― Impacto Social e Inovação | |
| 1.1. Desenvolvi e/ou orientei pesquisas cujos resultados geraram impacto social. | |
| 1.2. Estabeleci parcerias com instituições que apoiaram e/ou subsidiaram o desenvolvimento de pesquisas. | |
| 1.3. Desenvolvi e/ou orientei pesquisas cujos resultados geraram inovações em produtos, processos e/ou serviços. | |
| 2. BLOCO ― Pesquisa e Produção Científica | |
| 2.1. Coordenei e/ou participei de Grupos de Pesquisa, incentivando a produção científica individual e coletiva. | |
| 2.2. Difundi o conhecimento científico divulgando resultados de pesquisa para a sociedade em geral. | |
| 3. BLOCO ― Atividade de Ensino | |
| 3.1. Oportunizei meios para atender aos alunos fora do período de aula. | |
| 3.2. Utilizei metodologias e estratégias didáticas adequadas ao conteúdo e nível de ensino. | |
| 3.3. Contribuí para o desenvolvimento da autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem na Atividade de Ensino. | |
| 3.4. Incentivei a participação de alunos em atividades de extensão. | |
| 3.5. Mantive atualizados os conteúdos, materiais e referências relacionados com a Atividade de Ensino. | |
| 3.6. Forneci retorno aos alunos sobre as atividades de avaliação realizadas. | |
| 3.7. Cumpro os prazos do programa referentes a divulgação de notas, bem como o fechamento de disciplinas no sistema. | |
| 4. BLOCO ― Orientação | |
| 4.1. Mantive atitudes de diálogo, respeito e cortesia com meus orientandos. | |
| 4.2. Dimensionei adequadamente o tempo para a realização da orientação. | |
| 4.3. Respeitei as necessidades e condições de produção do aluno, de acordo com os prazos do programa de pós-graduação. | |
| 4.4. Incentivei a produção científica e divulgação dos resultados de pesquisa dos alunos (participação em eventos científicos, publicação de artigos, entre outros). | |
| 5. BLOCO ― Atualização e Cooperação Científica | |
| 5.1. Estabeleci parcerias de trabalho no programa de pós-graduação no qual atuo e/ou com outros programas da Universidade. | |
| 5.2. Realizei trabalhos de pesquisa em parceria com outras instituições nacionais e/ou internacionais. | |
| 5.3. Busquei aperfeiçoamento contínuo em minha área de conhecimento e áreas afins, de acordo com os interesses estratégicos do programa no qual atuo. | |
| 5.4. Ministrei aulas, palestras e/ou outras atividades de formação em outros programas de pós-graduação nacionais e/ou internacionais. | |
| 5.5. Participei na organização de eventos do programa no qual atuo, bem como estive presente nos eventos organizados pelo programa. | |
| 5.6. Participo assiduamente das reuniões do programa ao qual atuo, bem como coopero em comissões e trabalhos específicos do programa da pós-graduação |
Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Artes pelos Discentes – 2024
Comissão Própria de Avaliação – PPGARTES/UFPEL com base no regimento da CAPES
O instrumento de avaliação da pós-graduação pelo discente é dividido em cinco blocos, ele procura apontar a qualidade das relações, a produção conjunta, o acompanhamento e atendimentos aos discentes. Todas elas refletem a atuação do PPGARTES como um todo. O item 5 de autoavaliação discente procura levantar o grau de envolvimento e a experiência desenvolvida exclusivamente pelo discente no programa. As notas partem de 1 até 5, após de preenchidas, por favor, salve o arquivo e encaminhe para o email do programa (ufpel.ppgartes@gmail.com)
| Notas de 1 à 5 | |
|---|---|
| 1) Avaliação do professor | |
| 2) Avaliação da disciplina | |
| 3) Avaliação da orientação | |
| 4) Avaliação do programa | |
| 5) Autoavaliação discente |
Observações:
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