Início do conteúdo

Discoteca L. C. Vinholes da UFPEL promove Jornada de Fonografia 

Discoteca L. C. Vinholes da UFPEL promove Jornada de Fonografia 

O Laboratório de Etnomusicologia (LabEt) e a Discoteca L. C. Vinholes, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), promovem nos dias 30 e 31 de outubro a I Jornada de Fonografia, evento que tem por objetivo promover a memória sonora de Pelotas e fortalecer o patrimônio cultural através de ações integradas. A partir do tema “Ressignificando Acervos Sonoros e Musicais”, a principal atração do evento é a presença do renomado pesquisador Sandor Buys, do Instituto Moreira Salles (IMS).

A agenda desta primeira Jornada contempla distintas atividades abertas ao público, que serão realizadas na quinta e sexta-feiras dias 30 e 31/10. Na quinta-feira (30/10), a partir das 13h30, ocorrem apresentações dos trabalhos dos alunos e bolsistas do projeto “Processos Criativos em Música: Conexões entre Performance, Sociedade e Cultura”. Na sexta (31/10), a partir das 8h, ocorre  visita técnica guiada ao acervo da Discoteca L. C. Vinholes, localizada na rua Coronel Alberto Rosa, 62 – Sala 303 – Bloco 1 do Centro de Artes / UFPEL. Na sexta à tarde, a partir das 13h30, Sandor Buys apresenta a palestra “Discos fonográficos como fonte de pesquisa: uma metodologia de análise, com ênfase nas gravações acústicas brasileiras (1902-1927)”, no Auditório do Bloco 1 do Centro de Artes da UFPEL, localizado na rua Alberto Rosa, 62 – Térreo.

As atividades são gratuitas e as inscrições para as apresentações dos projetos, visita guiada na Discoteca e palestra de Buys são realizadas on-line, pelo endereço https://l.ufpel.edu.br/jornada-fonografia. Serão fornecidos certificados de presença aos participantes nas atividades programadas para os dias 30 e  31. 

Sobre o pesquisador 

Sandor Buys é músico, compositor e musicólogo, com doutorado em Música pela UNIRIO e atualmente trabalha como pesquisador visitante na Coordenação de Música do Instituto Moreira Salles, onde desenvolve o projeto “Discografia Brasileira – Os Pioneiros”. Sua expertise representa uma oportunidade única de aprendizagem para os participantes das atividades, especialmente estudantes de pós-graduação em Artes, dos cursos de Música da UFPEL, comunidade externa da universidade e demais pesquisadores interessados na música gravada. 

Ações integradas

Além da palestra do pesquisador Sandor Buys, o Laboratório de Etnomusicologia e a Discoteca L. C. Vinholes estabelecem um vínculo técnico e científico com o Instituto Moreira Salles. Por meio de ações integradas entre as instituições, pretende-se articular ações com foco na conservação, digitalização, análise metodológica e uso institucional do acervo. A iniciativa fortalece a vocação da Discoteca L. C. Vinholes como uma fonte de referência em pesquisa para diversas áreas do conhecimento e reforça a integração entre ações de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, também representa um marco importante para a preservação e valorização do patrimônio sonoro e musical brasileiro, promovendo a colaboração entre instituições de destaque e impulsionando a pesquisa e a formação de novos pesquisadores na área. O evento também contribui para a divulgação das ações desenvolvidas na Discoteca L. C. Vinholes, considerada um dos acervos fonográficos universitários de maior relevância do país, bem como para a consolidação dessa estrutura como um núcleo estratégico e de referência para ações de pesquisa, ensino e extensão no campo das artes na Universidade Federal de Pelotas. 

Inscrições para o evento gratuitas em: https://l.ufpel.edu.br/jornada-fonografia

30/10 – 13h30 às 16h: Sandor Buys e Grupo de Pesquisa “Processos Criativos em Música: Conexões entre Performance, Sociedade e Cultura” Apresentação dos trabalhos do grupo.

31/10 – 08h00 às 11h40: Visita técnica ao acervo da Discoteca L. C. Vinholes / Rua Coronel Alberto Rosa, 62 – Salas 303/304 Bloco 1 – Centro de Artes / UFPEL

13h30 às 15h: Palestra Sandor Buys: “Discos fonográficos como fonte de pesquisa: uma metodologia de análise, com ênfase nas gravações acústicas brasileiras (1902–1927)” Rua Cel. Alberto Rosa, 62 / Auditório Marina Moraes Pires Bloco 1 – Centro de Artes / UFPEL

https://discografiabrasileira.com.br
Publicado em 28/10/2025, na categoria Notícias.