Início do conteúdo

5° Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024

Chegando a sua quinta edição, o FIVRS 2024 recebeu 123 inscrições, oriundas de 25 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Finlândia, Índia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Nicarágua, Países Baixos, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República da Macedônia, Romênia; e de 15 estados do Brasil: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco.

A comissão avaliadora convidada desta edição é composta por:

Ana Sedeño Valdellós – Espanha

Criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música, meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e/ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros Lenguaje del videoclip (2002), La música contemporánea en el cine (2005),  Historia del videoarte en España (2011) e Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

Diego Mac – Brasil

Diretor de dança, videoartista, artista 3D, produtor cultural. Doutorando em Artes Cênicas (UFRGS). Graduado em Dança (ULBRA). Mestre (UFRGS) e especialista (FEEVALE) em Poéticas Visuais. Diretor da Macarenando Dance Concept. Diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Atualmente, dedica-se à criação artística baseada no hibridismo entre dança e animação/simulação 3D, blockchains, metaversos e NFTs. Suas criações participaram de mais de 30 eventos no Canadá, EUA, Itália, México, Espanha, Brasil, Argentina, Paraguai, Japão, Alemanha, Indonésia, Uruguai, com curadoria de Art&Vault, Artcrush, SpaceMontage, Transient Labs, Artpacks, HUG e A2 Accelerate Art. Recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2022 como Personalidade do Ano pelo trabalho inovador em dança 3D e o Prêmio Trajetórias Culturais por sua carreira.

Jesse da Cruz – Brasil

Pai de Gustavo e Fanon Cruz, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) no Curso de Dança – Licenciatura do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) e coordenador 2024/2025. Doutor em Educação (PPGE-UFPR), Mestre em Educação (PPGE-FURB). Brincante, Pesquisador, Artista do Axè, Pai Solo e Professor que tem como foco o estudo do Corpo Negro na Dança, cuja pesquisa é baseado nas Artes a partir da epistemologia do Sensível pelas encruzilhadas metodológicas da A/r/tográfica e da B/Ori/grafia. Membro do NEABI UFSM e colaborador do NEAB UFPR e FURB. Líder do grupo de pesquisa Laboratório CRUZO (pesquisa e Criação cênica – CNPQ) e coordenador do projeto MOJUBA: Danças Populares Brasileiras.

Soraya Vargas Rojas – Colômbia

Dançarina, coreógrafa, artista interdisciplinar e professora de dança. Pesquisa as relações entre dança e tecnologia, videodança, dança e outras linguagens. Diretora da produtora independente Histeria CinemaDanza. Cofundadora e Codiretora da Fundação Imagen en Movimiento. Pioneira da Videodança na Colômbia, desde 1997. Codiretora do Festival Colombiano de Videodança VIDEOMOVimiento, desde 2004. Membra ativa da Rede Ibero-Americana de Dança REDIV. Diretora de documentários de dança, dirigiu coreografias para Videodanza com pessoas interessadas ​​no formato, com e sem formação específica em dança ou nas artes do corpo. Vencedora de vários prêmios como bailarina, como coreógrafa e como diretora de videodanças em eventos nacionais e internacionais. Avaliadora e curadora de diversos Festivais e Encontros de Dança e Videodança, nacionais e internacionais. Vencedora do Contextos Territórios de Residências Rurais, IDARTES 2022.

ORGANIZAÇÃO

Diretoras

Carmen Anita Hoffmann – UFPel

Rosângela Fachel – UFPel

Comissão organizadora

Carmen Anita Hoffmann – UFPel

Rosângela Fachel – UFPel

Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga

Rebeca Recuero – UFPel

Luana Echevengua Arrieche – IFSul

Hamilton Bittencourt – UFPel

Pedro Tavares Filho – UFPel

Larissa Schip

Dhara Fernanda Nunes Carrara

Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA

André Venzon – Fundação ECARTA

Valéria Ochôa – Fundação ECARTA

Stela Pastore – Fundação ECARTA

Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

REALIZAÇÃO

Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil

Fundação ECARTA, Porto Alegre, RS, Brasil

APOIO

Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

Universidade de Málaga – UMA, Espanha

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG,  Pelotas, RS, Brasil

LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel,  Pelotas, RS, Brasil

OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS,  Rio Grande, RS, Brasil

Proyecto Corporalidad Expandida, Argentina

Circuito Argentino de Videodanza, Argentina

IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança,  Ribeirão Preto, SP, Brasil

Dança em Foco, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Danza TV, Chile

Histeria CinemaDanza, Colombia

Red Iberoamericana de Videodanza – RedIV

Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV

Publicado em 29/07/2024, na categoria Notícias.