Prof. Dr. Sérgio da Silva Cava

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1995), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo - USP/SC (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2003). Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, lotado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CDTec. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM (atualmente coordenador adjunto) e do Programa de Pós-Graduação em Física. Professor do curso de Graduação em Engenharia de Materiais. Foi coordenador do PPGCEM/UFPel durante dois mandatos, sendo o responsável pela implantação dos cursos de Mestrado e Doutorado. É consultor da CAPES e foi avaliador da Área de Materiais da CAPES durante a avaliação quadrienal em 2017. Diretor-Financeiro da Fundação Delfim Mendes da Silveira. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento cerâmico, materiais cerâmicos, síntese química, revestimentos cerâmicos e pigmentos inorgânicos. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados a síntese de novos materiais para aplicações diversas, como células fotovoltaicas, células a combustível, aplicações em odontologia, filmes anticorrosão e modificação de superfícies. Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos na UFPel por meio do grupo de pesquisa Crescimento de Cristais Avançados Fotônica - CCAF. O grupo envolve professores e estudantes de todos os níveis em vários cursos e programas de pós-graduação na UFPel e em outras universidades no Brasil e em outros países.

Translate »