Prof. Dr. Fernando Jaques Ruiz Simões Jr.

Possui graduação em Física - Lic. Plena pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2008). Atualmente é professor Associado II do Departamento de Física da Universidade Federal de Pelotas. Foi coordenador do Curso de Lic. em Física, 2016-1019, subchefe do Departamento de Física 2012- 2013, atual tutor do PET-Física desde 2016 e coordenador eventual do Curso de Lic. em Física -2020. Tem experiência na área de Física de Plasmas, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: instabilidades de plasma, simulação de plasma espacial utilizando técnicas de partículas, emissão de radiação eletromagnética e explosões solares de rádio do tipo III, funções de distribuição de velocidade do tipo Kappa.

Translate »