Discente do PPGFís tem trabalho publicado na Scientific Reports do grupo Nature

Recentemente, o artigo  “Revealing the impact of organic spacers and cavity cations on quasi-2D perovskites via computational simulations” foi publicado no periódico Scientific Reports. Esse resultado é fruto de uma colaboração entre o discente de doutorado Jônatas Favotto Dalmedico, seu orientador Mauricio J. Piotrowski e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e do Karlsruher Institut für Technologie (Instituto de Tecnologia de Karlsruhe) da Alemanha. Segue abaixo um breve resumo do trabalho:

Perovskitas de Haleto Híbridas (quase-) 2D (MHPs) são semicondutores promissores que apresentam-se como uma alternativa ao seu análogo 3D. Essas MHPs 2D possuem cátions orgânicos e se mostram atrativos para células solares devido a sua versatilidade e tunabilidade em termos de propriedades ópticas. Apesar do alto volume de pesquisas consolidadas na caracterização de MHPs 3D, são escassos os estudos focando na correlação entre propriedades de MHPs 2D, o que mostra a importância de novas análises. Através de um estudo computacional de primeiros princípios baseado na Teoria do Funcional da Densidade (DFT) analisamos como as propriedades estruturais e eletrônicas da parte inorgânica reagem frente aos momentos de dipolo dos cátions orgânicos presentes na constituição desse semicondutor. Dessa forma, o trabalho busca contribuir para o avanço na compreensão de materiais semicondutores orgânico-inorgânicos e abre a oportunidade para mais estudos teóricos e experimentais.

Translate »