Discentes e docente do PPGFis participam do X Workshop em Nanociências

Imagine um fio de cabelo, mas 1 bilhão de vezes mais fino. Pode parecer algo impossível, mas hoje em dia é possível manipular átomos e moléculas nesta escala de tamanho – ou escala nanométrica. A manipulação neste nível gerou à Nanociência, que está revolucionando a forma como obtemos novos materiais, levando a uma nova Revolução Industrial, baseada na Nanotecnologia.

Neste sentido, o X Workshop em Nanociências é um evento trans e multidisciplinar, com participação de professores, profissionais de empresas do setor público/privado, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Biomedicina, Ciências da Computação, Engenharias, Farmácia, Física, Matemática, Química, Sistemas da Informação, Odontologia, Nutrição, Medicina e áreas afins.

O PPGFis participará do evento com uma série de trabalhos. A discente de Doutorado Caroline Schiavon Schmekel, orientada pelo Prof. Pedro Jardim do Grupo de Crescimento de Cristais Avançados e Fotônica, irá apresentar o pôster intitulado “Molhabilidade de Superfícies Nanoestruturadas”, onde mostrará a influência da topografia na obtenção de superfícies superhidrofóbicas. João Paulo Cerqueira, discente de Mestrado orientado pelo Prof. Mauricio Piotrowski do Grupo Grupo Teórico-Computacional de Matéria Condensada, irá apresentar o pôster “Propriedades Físico-Químicas de Nanoclusters Icosaédricos de MT13 via DFT-PBE-D3” onde são obtidas e discutidas as principais propriedades físico-químicas de espécies metálicas das séries 3d, 4d e 5d da tabela periódica através de cálculos mecânico-quânticos “ab initio”. Outros dois discentes de Mestrado, Alexandre Vargas Ilha e Patrick Ruam Cortês, ambos orientados pelo Prof. José Rafael Bordin do Bordin Lab, irão apresentar os trabalhos “Uma análise sobre o derretimento de cristais bidimensionais” e “Estudo Computacional da Adsorção de Fosfato por Nanomembranas de Grafeno”. No primeiro trabalho, utilizamos Dinâmica Molecular para tentar avaliar e caracterizar o comportamento do derretimento de materiais 2D,  e no segundo usamos de Dinâmica Molecular para avaliar o uso de materiais a base de grafeno na purificação de água. Por fim, o coordenador do PPGFis, Prof. José Rafael Bordin, irá participar como palestrante convidado falando sobre “Física da Matéria Mole: do nano ao micro”, onde irá abordar seus resultados em estudos que conectam as propriedades a nível nanométrico com as aplicações que ocorrem a nível mesoscópico.

Translate »