Professor do PPGFis/UFPel estará na delegação brasileira do 7º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS

A ideia do BRICS Young Scientist Forum foi adotada na 2ª Reunião Ministerial de Ciência, Tecnologia e Inovaçao (CTI) do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) como uma vitrine para as realizações da pesquisa científica de jovens cientistas e  inovadores de destaque, levando  mais pessoas a entender a inovação científica e tecnológica dos países do BRICS e aprofundar a cooperação em inovação científica e tecnológica entre os países do BRICS.

A China, como país presidente do BRICS para 2022, sediará o 7º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS de 29 de agosto a 1º de setembro em Xiamen. O fórum fornecerá uma plataforma de intercâmbio acadêmico e de políticas  para jovens cientistas de alto nível que formam a nova geração de  talentos científicos e tecnológicos dos países do BRICS, promovendo intercâmbios e cooperação na área de pesquisa e desenvolvimento, e criando um pool de talentos interculturais para cooperação em CTI.

Com o tema Inspire Youth Potential, Shape BRICS’s Future (Inspire o Potencial da Juventude, Molde o Futuro do BRICS em tradução livre), o 7º Fórum terá 4 campos temáticos:

  1. Tecnologias de Baixo Carbono
  2. Biomedicina
  3. Inteligência Artifical
  4. Novos Materiais

Cada país membro do BRICS indicou 5 pesquisadores com menos de 40 anos por tópico para participar do Fórum. Dentre os selecionados para compor a delegação brasileira no tema de Novos Materiais está o docente permanente do PPGFis, Prof. José Rafael Bordin. Um dos objetos de estudo do laboratório do Prof. Bordin  são Nanomateriais, principalmente para descontaminação e purificação da água. Utilizando Modelagem Molecular, ele e seus alunos já publicaram diversos artigos no tema, tendo colaboração direta com pesquisadores teóricos e experimentais  para conectar os resultados da Ciência Básica com resultados Experimentais e de Inovação.

Cartaz do 7º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS, sediado pela China em 2022
Prof. José Rafael Bordin, Coordenador do PPGFis e Líder do Bordin Lab
Translate »