3° Defesa de Doutorado do PPGFis

Na tarde de 26 de junho de 2020, das 14h às 19h, ocorreu a terceira defesa de Doutorado do PPGFis e primeira do GrupoTeórico-Computacional de Materia Condensada – GTCMC.

A ex-discente do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPEL,  Krys Elly de Araujo Batista (canto direito inferior da foto) apresentou e defendeu sua Tese de Doutorado sobre “ESTUDO COMPUTACIONAL DE PRIMEIROS PRINCÍPIOS DOS EFEITOS DE LIGANTES NAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS, ENERGÉTICAS E ELETRÔNICAS DE NANOCLUSTERS E NANOLIGAS”. A Dra. Krys Elly de Araujo Batista, é graduada em Física Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Mestre em Física Pela Universidade Federal de Pelotas e agora Doutora em Física também Pela Universidade Federal de Pelotas sob a orientação do Prof. Dr. Maurício Jeomar Piotrowski (imagem pequena do canto superior esquerdo) e coorientada pelo Prof. Dr. Juarez Lopes Ferreira da Silva (USP-SC). A estudante se destaca pela elevada produção cientifica com sete (07) artigos publicados durante seu doutorado.

Seu trabalho se baseia na simulação de sistemas do tipo “clusters” e nanoligas de metais de transição para aplicações catalíticas. Foram investigados varios sistemas e analisadas as perspectivas energéticas e eletrônicas deste sistemas, e assim propor quais deste sistemas estudados podem ser mais estaveis e mais potencialmente aplicáveis a dispositivos no futuro próximo.

O PPGfis cumprimenta a Dr. Krys Elly de Araujo Batista e ao seu orientador Prof. Dr. Maurício Jeomar Piotrowski, e lhe deseja muito sucesso.

Translate »