Aluno do PPG-Física é premiado no ENPOS 2013

O discente Rafael Uarth Fassbender do PPG-Física foi premiado no último XV ENPOS 2013 da UFPel, com o trabalho “Crescimento de Cristais nano e meso estruturados de BaHfZrO3 via micro-ondas”. Este trabalho rendeu ao estudante a terceira posição na área de Ciências Exatas. O estudante Rafael desenvolve o seu projeto de Mestrado sob a orientação do Prof. Mario Lucio Moreira.

O Zirconato de Bário (BaZrO3), é um óxido cerâmico que pertence ao grupo funcional das peroveskitas. Quando dopado com Háfnio (Hf) em solução sólida pelo método hidrotérmico assistido por micro-ondas (HAM), potencializa suas propriedades radioluminescentes. O método hidrotérmico assistido por micro-ondas (HAM), baseia-se no acoplamento diretoda radiação eletromagnética com as moléculas de água, ocorrendo na região das micro-ondas de 2,45 GHz. Esse método de síntese, permite obter o Zirconato de Bário à temperatura da ordem de 140ºC e tempo de patamar de 160 minutos, muito inferiores aos reportados por outras rotas sintéticas. A escolha do Háfnio como um dopante está na sua semelhança química com o Zircônio (Zr), além de apresentar características luminescentes intrínseca, o que acaba influenciando as propriedades radioluminescentes do Zirconato de Bário. Em geral, materiais radioluminescentes possuem elevada densidade e uma alta massa atômica, facilitando assim a absorção de radiação ionizante para convertê-la em luz visível. Essa característica é fortemente dependente da morfologia e principalmente da estrutura eletrônica do BaZrO3. O Zirconato de Bário, na sua forma pura ou dopado com Háfnio, é a única peroveskita que possui intensa emissão radioluminescente à temperatura ambiente, propriedade esta relacionada diretamente com o método de síntese empregado. O interesse nesses materiais encontra-se no cerne da tecnologia moderna, podendo assim ter um potencial de aplicações na área da ótica, eletrônica e aeroespacial.

Translate »