Seminário do PPG-Física no dia 23/10/2013

Dando continuidade aos seminários do Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física), receberemos de 23 a 24 de Outubro a professora Marina Nielsen da Universidade de São Paulo (USP). A professora ministrará o seminário Novidades sobre os estados exóticos do charmonium e bottomoniumpara a comunidade do PPG-Física no dia 24/10/2013, as 10:00 horas, na sala 416 do prédio 13 do IFM, Campus Capão do Leão.

A professora Marina possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), com estágio pós-doutoral pela Universidade de Maryland (USA) entre 1992-1994. É professora titular da Universidade de São Paulo e bolsista de produtividade em pesquisadora 1B do CNPq. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase em Física de Hádrons, atuando principalmente nos seguintes temas: regras de soma da QCD, cálculo de fatores de forma hadrônicos, estados exóticos, uso de métodos não perturbativos, colisão de íons pesados relativísticos.

Abaixo apresentamos o título e resumo do seminário que será ministrado.

Título: Novidades sobre os estados exóticos do charmonium e bottomonium

As ressonâncias do tipo do charmonium, X, Y e Z, observadas nos últimos anos pelas colaborações Belle e BaBar, e as ressonâncias Xb e Yb, do tipo do bottomonium, também observadas recentemente pela Belle, fornecem um desafio ao nosso entendimento da QCD. Todas essas ressonâncias decaem em estados finais que contem um par c cbar ou b bbar. Portanto elas possuem esses pares como seus quarks constituintes. Entretanto, suas massas e larguras de decaimento não estão de acordo com as predições, baseadas em modelos de quarks, para os estados do charmonium e bottomonium. Assim, essas ressonâncias se apresentam como candidatas a estados exóticos. Eu discuto alguns resultados recentes na espectroscopia desses estados, e algumas interpretações teóricas para eles.

Translate »