Pesquisadora do INPE ministra seminário no PPG-Física

Na semana em que o Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) completará sua 20a Dissertação de Mestrado, a professora Dra. Maria Virgínia Alves do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ministrará o seminário Properties of High Heliographic Latitude Magnetic Decreases and Energetic Charged Particle Cross-field Diffusion” para a comunidade do PPG-Física.O seminário será no dia 30/07/2013, as 16:00 horas, na sala 416 do prédio 13 do IFM, Campus Capão do Leão.

A professora Maria Virgínia AlV_S1ves é pesquisadora titular do INPE/Divisão de Geofísica Espacial desde 1982, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1D e membro suplente do comitê assessor da área de Geociências do CNPq. Lidera o Grupo de Simulação, experimentos e instrumentação para plasmas espaciais, ligado ao Laboratório Associado do Plasma do INPE, desenvolvendo as seguintes linhas de pesquisa: Diagnósticos de plasma a bordo de satélites científicos, Simulações em laboratórios de fenômenos espaciais e Simulações computacionais de fenômenos físicos em plasmas espaciais.

Além do seminário, a Profa. Maria Virgínia participará da banca de Mestrado da estudante do PPG-Física Fernanda Clenir Hernandes Machado, orientada pelos professores Fernando Jaques Ruiz Simões Jr e Rudi Gaelzer. O seminário de Dissertação, Aproximação não linear de harmônicos eletrostáticos na emissão de plasmas espaciais via simulação de partículas (PIC codes), será apresentado no dia 30/07/2013, as 10:30 horas, na sala 416 do prédio 13 do IFM, Campus Capão do Leão.

Translate »