PPGENF promove treinamento de gatekeepers para prevenção do suicídio

A oferta do “Treinamento QPR de Gatekeepers para prevenção do suicídio no contexto universitário”, faz parte da pesquisa de mestrado da servidora Juliana Antunes Souza – Psicóloga da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Luciane Prado Kantorski.
O estudo pretende analisar a experiência dos participantes de um treinamento de gatekeepers para prevenção do suicídio no contexto universitário. O termo gatekeepers designa, neste caso, as pessoas de referência ou “guardiões da vida”, após receberem um treinamento que as habilita a saberem o que fazer ao identificarem uma pessoa em sofrimento psíquico, seguindo três passos simples: questionar sobre a existência de ideias de morte por suicídio; persuadir para a necessidade de busca por ajuda profissional e referir aos locais/serviços adequados para esse fim.
Durante o treinamento, as pesquisadoras pretendem atingir pelo menos um servidor (docente, técnico-administrativo ou trabalhador terceirizado) de cada uma das unidades administrativas, e pelo menos um servidor (docente, técnico-administrativo ou trabalhador terceirizado) e um estudante de cada uma das unidades acadêmicas, totalizando 60 vagas, distribuídas em 6 turmas de 10 participantes.
As unidades poderão indicar um representante de cada segmento, que deverão ser, preferencialmente, pessoas que tenham gosto por papéis de representação, como líderes de turma, integrantes de diretórios ou centros acadêmicos – no caso de estudantes; e servidores que estejam em cargo de chefia ou sejam representantes sindicais. Em todos os casos o participante deverá ter interesse/afinidade com a temática da prevenção do suicídio.
Demais informações podem ser obtidas no link

Programa promove treinamento de gatekeepers para prevenção do suicídio

Publicado em Notícias.