A Faculdade de Enfermagem (FE) e o Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Pelotas participaram do evento IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – CONGREPICS, realizado no Hotel SESC- Cacupé, em Florianópolis de 09 a 11 de novembro de 2023, com apresentação de 24 trabalhos científicos, por docentes e discentes de pós-graduação e graduação, que receberam elogios. Os trabalhos, majoritariamente derivados do Projeto de Extensão “Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção em Saúde – PIC/RAS”, ficarão disponíveis na página do evento, promovido pela Rede de Práticas Integrativas e Complementares do Brasil, apoiado pela Secretaria da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Demais trabalhos foram oriundos do Projeto de Extensão “Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado”, e pesquisas de trabalhos de conclusão de curso da FE e de Dissertações e Teses do PPGENF/UFPEL.
O evento abordou avanços e limitações da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) e como inserir/valorizar/integrar/coexistir o saber tradicional (medicina popular, medicina tradicional) com a medicina convencional/biomédica tanto na atenção em saúde quanto no ensino de formação de profissionais de saúde.
Enfatizou-se ainda, a necessidade de investimentos em práticas de abordagem coletiva, como arteterapia, Terapia comunitária integrativa, dança circular, para fortalecimento de redes na comunidade.
Experiências de metodologias de pesquisa possíveis para avaliar esta diversidade de práticas consideradas vitalícias foram apresentadas, inclusive, com a recomendação de pensar e inovar instrumentos que possam mensurar os benefícios de cada uma delas em cada indivíduo. Mas tais investimentos investigativos precisam também considerar o qualitativo que estas práticas produzirão na vida das pessoas, portanto, métodos mistos podem e devem ser considerados.