Estudo de Doutoranda do PPGEnf é destaque na IFNA (USA)

O estudo da doutoranda Fernanda Lise sob a orientação da Prof.a Dra. Eda Schwartz, UFPel, e supervisão da Prof.a Dra. Kathryn Hoehn Anderson, Georgia Southern University, USA,  foi destacado pela International Family Nursing Association (IFNA) no último mês. A IFNA é a principal organização de enfermagem em nível global, preocupada com a formação e desenvolvimento de práticas de cuidados de enfermagem com famílias. O trabalho desenvolvido por Fernanda Lise  com as famílias brasileiras foi apontado como um avanço na avaliação das famílias no Brasil por abordar a adaptação transcultural e validação do instrumento The Assessment of Strategies in Family-Effectiveness (ASF-E) de autoria da Enfermeira Dra. Marie-Luise Friedemann, Florida International University, USA. Fernanda Lise destacou que os resultados de seu estudo permitirão à enfermagem brasileira utilizar este instrumento em diferentes contextos sob a perspectiva sistêmica de avaliação das famílias.  Na IFNA a Prof.a. Dra. Eda Schwartz  é representante da enfermagem brasileira como Country Liaisons e a doutoranda Fernanda atua no comitê de Práticas de Enfermagem, no desenvolvimento de projetos que abordam temas emergentes, e representa a enfermagem da América Latina neste comitê. Ambas com a responsabilidade de divulgar práticas inovadoras de cuidado, a Declaração de Posicionamento sobre as competências do enfermeiro generalista (2015) e de práticas avançadas (2017) de enfermagem com famílias.

Fernanda é autora dos blogs: Cuidado & famíliaFamily Nursing – Brazil.

Fernanda Lise Advances Family Assessment in Brazil

Publicado em Destaque, Notícias.