Doutoranda do PPGEnf visita o Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College London (UCL) na Inglaterra

Marciane Kessler, enfermeira e doutoranda do PPGEnf, visitou o Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College London (UCL), Inglaterra, no segundo semestre de 2017. O objetivo foi reforçar as atividades acadêmicas entre o PPGEnf/UFPel e a UCL, com a coorientação do Prof. Dr. Cesar Messias de Oliveira em sua tese de doutorado sobre “Mortalidade na coorte de idosos de Bagé e relação com Atenção Primária à Saúde – implicações para o cuidado em saúde”, orientada pela Profª Dra. Elaine Thumé. Na ocasião foi encaminhado convênio entre as instituições para estudos comparativos entre o “English Longitudinal Study of Ageing” (ELSA) realizado com a população inglesa de 50 anos ou mais de idade e os dados do estudo de coorte “Saúde do Idoso Gaúcho de Bagé” (Siga-Bagé), RS, com idosos de 60 anos ou mais acompanhados desde 2008.

Durante a visita Marciane também participou do seminário intitulado “Challenges of Translating Research into Policy”, ministrado pelo Prof. Dr. Michael Marmot, referência mundial na temática de Determinantes Sociais em Saúde e um dos coordenadores do estudo ELSA.

Participou e apresentou trabalhos no British Geriatrics Society Autumn Meeting: improving healthcare for older people, que ocorreu de 22 a 24 de novembro de 2017, em Londres, Inglaterra.

O trabalho intitulado “Health status of the elderly in Bagé, State of Rio Grande do Sul, Brazil” apresentou os resultados do estudo transversal realizado em 2008 com 1.593 idosos da zona urbana do município de Bagé (RS). A atenção domiciliar foi tema do trabalho intitulado “Home Health Care Among elderly Brazilians: a cross-sectional study” realizado em 2001/2010 com a participação de 6.624 idosos de 100 municípios de diferentes tamanhos populacionais em 23 estados brasileiros. Ambos trabalhos são oriundos de pesquisas coordenadas pelo grupo AQUARES com participação dos professores do PPGEnf/UFPel Elaine Thumé, Luiz Augusto Facchini e Bruno Pereira Nunes, além da Prof.ª Dra Elaine Tomasi (PPGE/UFPel).  Os trabalhos tiveram como coautores as doutorandas Louriele Soares Wachs, Mariangela Uhlmann Soares e Pâmela Moraes Volz (PPGEnf).

A publicação dos resumos apresentados no evento British Geriatrics Society Autumn Meeting, na revista Age and Ageing, volume 47, suppl_2.  Estão disponíveis nos seguintes endereços:

Publicado em Destaque, Manchete, Notícias.