Início do conteúdo
IAAs

As Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) são classificadas em Atividade Assistida por Animais (AAA), Educação Assistida por Animais (EAA) e Terapia Assistida por Animais (TAA). Tais ações são desenvolvidas de forma inter, multi e transdisciplinar pela equipe do Pet Terapia e pelas instituições assistidas desde o planejamento, execução e avaliação. Em média, são atendidas cinco instituições da área da Saúde e/ou da Educação com visitas semanais pré-agendadas e outras de forma esporádica.

Para participar das ações, todos os assistidos necessitam ter  liberação de um profissional da saúde e/ou da educação e quando necessário dos familiares. As IAAs tem duração de cerca de 60 min, iniciando com a apresentação do cão coterapeuta e a interação com o assistido, possibilitando uma relação da afetividade entre o cão, o assistido e coma  equipe de profissionais envolvida. Após são iniciados os trabalhos específicos, planejados previamente pela equipe cujo prioriza a melhora do desenvolvimento motor, cognitivo, interações sociais, comunicação e etc, tendo o cão como motivador.

A motricidade pode ser trabalhada através do passeio com o cão, realização de circuitos, escovação de pelos, etc. A cognição é estimulada utilizando jogos didáticos, desenhos, pintura, leitura e ainda variadas formas de expressão. Também é utilizado coletes pedagógicos nos cães e jogos específicos com as imagens dos cães, ambos para facilitar e incentivar as atividades.

Durante todo o processo a equipe de veterinários monitoram os cães quanto ao seu comportamento em relação ao nível de bem-estar e estresse, enquanto a equipe de saúde e/ou educação interagem, monitoram e avaliam os pacientes/alunos em relação a participação nas IAAs.