Início do conteúdo

Pet Terapia & Outubro Rosa

Os tumores mamários constituem um problema rotineiro na medicina veterinária. Responsáveis por mais de 50% dos casos em fêmeas caninas e o terceiro mais diagnosticado em fêmeas felinas, os tumores mamários geralmente acometem animais de pequeno porte longevos e não castrados. A prevalência ainda aumenta pela aplicação de injeções anticoncepcionais, popularmente conhecidas como injeções anti cio, e quando há uma demora entre o aparecimento do tumor e a avaliação clínica do médico veterinário.

Clinicamente, os tumores mamários se apresentam com tamanhos variados, estando presentes frequentemente nas mamas inguinais, associados ou não a ulcerações cutâneas, reação inflamatória local e invasão linfática. O diagnóstico inicialmente é feito pela palpação das mamas, procurando aumento de volume nestas e em linfonodos regionais. A partir disso, é imprescindível realizar exames como radiografia torácica, ultrassonografia abdominal e aspirado com agulha fina para determinar se há metástase e estadiar a doença. O diagnóstico definitivo é dado pelo exame histopatológico da biópsia cirúrgica realizado por um patologista veterinário. Como tratamento, a primeira opção é a remoção cirúrgica.
A prevenção é simples: não utilizar injeções anticoncepcionais e castrar o animal precocemente! A castração precoce evita o aparecimento dos tumores mamários, sendo que, se realizada antes do primeiro cio, diminui o risco para 0,05%.
Tutor, apalpe seu animalzinho! Ao notar qualquer alteração ou aumento de volume, consulte o seu médico veterinário de confiança imediatamente.

 

 

 

Visite nossa página no facebook para saber mais: https://www.facebook.com/petterapiaufpel/

Publicado em 07/10/2019, na categoria Notícias.