Utilizando o certificado para enviar e receber e-mails

Esse guia supõe que o aplicativo Thunderbird já foi devidamente configurado para enviar e receber e-mails a partir da sua conta @ufpel.edu.br.

No menu principal (canto superior direito), selecione a opção “Configurações da conta”.

No menu da sua conta UFPel, selecione a opção “Criptografia ponta a ponta” para abrir o “Gerenciador certificados S/MIME”.

Na aba “Autoridades”, selecione o botão “Importar…”, escolha o certificado AC Raiz e marque a opção para “Confiar nesta CA para identificar sites” e “Confiar nesta CA para identificar usuários de e-mail”. Repita o procedimento para o certificado AC Pessoal.

Em seguida, na aba “Seus certificados”, escolha o botão “Importar…” e selecione o seu certificado pessoal.

Digite a senha do seu certificado, isto é, aquela que você forneceu durante a criação do certificado no site do ICPEdu Pessoal.

De volta na tela de configuração de contas, em “Criptografia ponta a ponta”, selecione o seu certificado na seção “S/MIME” para assinatura digital e criptografia.

Confirme se o certificado possui as informações corretas, como seu nome e CPF e selecione o botão “OK”.

Por fim, ainda na tela de “Criptografia ponta a ponta”, marque a opção “Adicionar minha assinatura digital por padrão” para que todas as suas mensagens enviadas sejam automaticamente assinadas usando o seu certificado.

A partir de agora ao enviar mensagens de e-mail, você irá perceber a indicação de que a mensagem será assinada pelo símbolo no canto inferior direito e o texto “S/MIME”.

No botão segurança você pode ainda escolher a opção de exigir criptografia, caso já possua o certificado de algum e-mail de destino devidamente registrado no seu computador.

Você pode conferir a assinatura de mensagens assinadas recebidas.

As chaves dos usuários que enviam mensagens assinadas são salvas automaticamente pelo Thunderbird, permitindo enviar mensagens criptografadas para estes destinatários.