Empregos em Serviços de Alimentação 2021

O número de empregos em serviços de alimentação

Para ver post sobre a série de 2009 a 2019, clique aqui.

Dentre as Atividades Características do Turismo, os serviços de alimentação se sobressaem na quantidade de oferta de empregos. Ao total, em 2021 foram 57.765 postos de trabalho formal registrados na Relação Anual de Relações Sociais(RAIS). O mapa com estas informações pode ser visto a seguir:

(clique aqui) Para acessar a tabela com os dados completos.

O maior número de empregos se concentra na capital(16.072), além desta outros municípios com número mais elevado de vínculos são Caxias do Sul(3303), Gramado(2737) e Canoas(2015).

O número de vínculos em serviços de alimentação em cada uma das regiões turísticas do Rio Grande do Sul pode ser visto no gráfico seguinte:

Contando com pouco mais de 30% , a região de Delta do Jacuí se sobressai frente as demais  com a maior parte dos vínculos empregatícios na área, essa região conta com cidades como Porto Alegre e Gravataí, que juntas somam 16.826 vínculos, a região de Uva e Vinho vem logo atrás com 1/3 do número de empregos  registrados a região anterior com enfasê no munícipio de Caxias do Sul que registra a maior parte dos vínculos nessa região com 3.303 vínculos.

Especialização produtiva em Alimentação

Diante das diversas formas de leitura que podemos fazer dos dados apresentados, uma possiblidade é analisar na taxa de 1 a cada 100.000 vínculos. O que permite identificar em que locais o setor da alimentação tem um maior peso na economia, conforme o mapa a seguir:

Variação do número de empregos no período entre 2020 e 2021

Os gráficos logo abaixo  mostram a variação no número de empregos em serviços de  alimentação no período de 2020 até 2021:

Em termos absolutos o destaque é a região das Hortênsias, com aumento de 925 vínculos, seguido de Delta do Jacuí, que registrou 816. Rota do Rio Uruguai foi a região com mais perdas (20).

O mapa a seguir mostra a variação desses vínculos na região sul:

No geral a recuperação pós covid-19 foi um tanto amena na região sul, a maior parte dos municípios foi bem afetada pelo período de pandêmico com ênfase em cidades como Carazinho e São Gabriel onde foram registradas as maiores quedas de vínculos. Já cidades como Gramado e a grande capital Porto Alegre tiveram um aumento elevado no número de postos de trabalho na área, houveram ainda cidades menores que não registraram praticamente nenhuma oscilação tais como Travesseiro e Coqueiro Baixo.

Sobre os dados:

Todos os anos as empresas entregam ao Ministério da Economia a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com informações sobre seus empregados. Os microdados da RAIS aqui utilizados foram recuperados a partir do projeto basedosdados.org que disponibiliza os dados até o ano de 2021 São consideradas as atividades “56.11-2 Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas” e “56.12-1 Serviços ambulantes de alimentação” do código CNAE 2.0.